| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Ribeiro, Leonardo Lamas Leandro | pt_BR |
| dc.contributor.author | Borges, Lauro Carvalho | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-17T20:09:07Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-17T20:09:07Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-17 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-28 | - |
| dc.identifier.citation | BORGES, Lauro Carvalho. Efeito de tarefas enriquecidas cognitivamente sobre a memória de trabalho de crianças tenistas: um ensaio clínico randomizado cruzado. 2025. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53116 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A prática esportiva, consagrada por seus benefícios físicos, tem sido crescentemente investigada
quanto a seus efeitos cognitivos. Notadamente, o tênis estimula habilidades cognitivas como
estratégias relacionadas ao jogo, técnicas, táticas, tempo de reação e tomada de decisão. A
intricada aprendizagem motora associada ao tênis pode promover o aprimoramento das funções
executivas (FEs), com especial destaque para a memória de trabalho (MT), responsável por
reter e manipular informações cruciais neste esporte. Pesquisas anteriores salientam melhorias
nas FEs e MT derivadas da prática do tênis, sobretudo em crianças e adolescentes. Contudo, a
precisa relação entre o tipo de tarefa e desempenho cognitivo permanece desconhecido. Este
estudo analisou o impacto de tarefas enriquecidas cognitivamente no tênis sobre a memória
de trabalho em crianças de 9 a 11 anos, por meio de um ensaio clínico randomizado cruzado
com atletas no estágio 1 (verde) do método Play and Stay da Federação Internacional de Tênis.
A exigência cognitiva foi validada pela notação categórica do erro cognitivo, e a avaliação da
MT ocorreu pela tarefa neuropsicológica computadorizada Corsi Block-Tapping. Os resultados
mostraram diferenças significantes na tarefa neuropsicológica computadorizada Corsi BlockTapping na acurácia para o fator grupo, na sequência correta mais longa para tempo (span) e
no produto para grupo*tempo (p < 0,05) porém o teste post-hoc de Tukey revelou diferença
significativa exclusivamente entre as condições BC e SC na acurácia. Os resultados também
mostraram diferenças significantes na análise notacional do Erro Cognitivo (EC) e do Erro
Cognitivo Total (ECTotal) entre as condições. No EC, as comparações post-hoc com ajuste de
Tukey relevaram diferenças significativas apenas entre as condições AC e SC (P = 0,003). No
ECTotal, as comparações post-hoc com ajuste de Tukey indicaram diferenças significativas entre
todas as condições(AC - BC: p < 0,01; AC - SC: p < 0,001; BC - SC: p < 0,05). As evidências do
presente estudo contribuem para o aprimoramento de metodologias neuro-orientadas no âmbito
esportivo-educacional, otimizando estratégias em território nacional com foco na correção ou
melhoria cognitiva em crianças tenistas. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Efeito de tarefas enriquecidas cognitivamente sobre a memória de trabalho de crianças tenistas : um ensaio clínico randomizado cruzado | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Tênis (Esporte) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Funções executivas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Psicometria | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Esportes de rede e parede | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Análise notacional | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Tática esportiva | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Sports practice, renowned for its physical benefits, has been increasingly investigated for its
cognitive effects. Notably, tennis stimulates cognitive skills such as game-related strategies,
techniques, tactics, reaction time, and decision-making. The intricate motor learning associated
with tennis can promote the improvement of executive functions (EFs), with special emphasis on
working memory (WM), responsible for retaining and manipulating crucial information in this
sport. Previous research highlights improvements in EFs and WM derived from tennis practice,
especially in children and adolescents. However, the precise relationship between the type of
task and cognitive performance remains unknown. This study analyzed the impact of cognitively
enriched tasks in tennis on working memory in children aged 9 to 11 years, through a randomized
crossover clinical trial with athletes in stage 1 (green) of the International Tennis Federation’s
Play and Stay method. The cognitive requirement was validated by the categorical notation of
cognitive error, and the WM assessment was performed by the computerized neuropsychological
task Corsi Block-Tapping. The results showed significant differences in the computerized neuropsychological task Corsi Block-Tapping in accuracy for the group factor, in the longest correct
sequence for time (span) and in the product for group*time (p < 0.05), however the post-hoc
Tukey test revealed a significant difference exclusively between the BC and SC conditions in
accuracy. The results also showed substantial differences in the notational analysis of Cognitive
Error (EC) and Total Cognitive Error (ECTotal) between the conditions. In the CE, the post-hoc
comparisons with Tukey adjustment revealed significant differences only between the AC and
SC conditions (P = 0.003). In CETotal, post-hoc comparisons with Tukey adjustment indicated
significant differences between all conditions (AC - BC: p < 0.01; AC - SC: p < 0.001; BC - SC:
p < 0.05). The evidence from the present study contributes to the improvement of neuro-oriented
methodologies in the sports-educational field, optimizing strategies in the national territory with
a focus on cognitive correction or improvement in child tennis players. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|