Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53014
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LucianaBatisacoDaRosa_DISSERT.pdf7,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Resiliência acadêmica : o desempenho da Pós-Graduação em meio às flutuações econômicas - estudo de caso do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília
Outros títulos: Academic resilience : the performance of Graduate Studies during economic fluctuations – case study of the Graduate Program in Education at the University of Brasilia
Autor(es): Rosa, Luciana Batisaco da
Orientador(es): Nogueira, Jorge Madeira
Assunto: Programas de pós-graduação
Educação
Produção acadêmica
Crise econômica
Variáveis econômicas
Economia e educação
Data de publicação: 11-nov-2025
Referência: ROSA, Luciana Batisaco da. Resiliência acadêmica: o desempenho da Pós-Graduação em meio às flutuações econômicas - estudo de caso do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. 2025. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como foco realizar uma pesquisa bibliográfica dos principais estudos que, de forma direta ou indireta, tratam da relação existente entre as flutuações da economia, nacional e distrital, com a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Verificou-se que a relação entre economia e educação tem sido pesquisada em muitos países, por diversas entidades e acadêmicos, e que durante e logo após períodos de crise econômica, a exemplo da crise do subprime e da crise sanitária de 2020 o tema ganha maior relevo. Identificou-se que poucos estudos realizam abordagens quantitativas sobre o objeto de estudo, tratando a questão por meio de questionários ou por revisão de literatura, assim como existe um número muito reduzido de artigos que abordam sobre os impactos dos Ciclos Econômicos Brasileiros e o Desempenho Educacional. Em adição, o estudo identificou o papel de importância do PPGE/UnB na economia, bem como a relação existente entre a economia e sua produção acadêmica. No que tange o impacto de variáveis econômicas, o trabalho realizou uma tentativa de abordagem quantitativa da matéria, relacionando a produção acadêmica do programa de pós-graduação em educação da UnB com variáveis econômicas selecionadas (PIB, SELIC e Emprego), em nível nacional e distrital. Embora o modelo de regressão realizado com uso dos mínimos quadrados ordinários não tenha atingido estatísticas relevantes para explicar a produção acadêmica, alguns pontos chamaram a atenção: as variáveis Variação da Taxa de Empregos Formais na Economia (VEMP) e Taxa de Juros Básica da Economia (SELIC) apresentaram sinal negativo, o que pode ser explicado pela competição entre mercado de trabalho formal, atividade acadêmica e pela escassez de recursos para a área de educação, em cenário de alta da SELIC.
Abstract: This work focuses on conducting a bibliographic research of the main studies that, directly or indirectly, deal with the relationship between the fluctuations of the economy, national and district, with the academic production of the Graduate Program in Education of the University of Brasília (PPGE/UnB). It was found that the relationship between economics and education has been researched in many countries, by various entities and academics, and that during and shortly after periods of economic crisis, such as the subprime crisis and the 2020 health crisis, the topic gains greater prominence. It was identified that few studies carry out quantitative approaches to the object of study, dealing with the issue through questionnaires or literature review, as well as there is a very small number of articles that address the impacts of the Brazilian Economic Cycles and Educational Performance. In addition, the study identified the important role of the PPGE/UnB in the economy, as well as the relationship between the economy and its academic production. Regarding the impact of economic variables, the work made an attempt to quantitatively approach the subject, relating the academic production of the graduate program in education at UnB with selected economic variables (GDP, SELIC and Employment), at the national and district levels. Although the regression model carried out using ordinary least squares did not reach relevant statistics to explain academic production, some points drew attention: the variables Variation in the Formal Employment Rate in the Economy (VEMP) and Basic Interest Rate in the Economy (SELIC) presented a negative sign, which can be explained by the competition between the formal labor market, academic activity and the scarcity of resources for the area of education, in a scenario of high SELIC.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação Profissional em Economia, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.