http://repositorio.unb.br/handle/10482/53005| Fichero | Tamaño | Formato | |
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| EduardoChagasLustoza_DISSERT.pdf | 365,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título : | Interoperabilidade em Sistemas de Gestão Acadêmica: Análise do SIGAA no Contexto da Transformação Digital no Setor Público. |
| Autor : | Lustoza, Eduardo Chagas |
| Orientador(es):: | Cabello, Andrea Felippe |
| Assunto:: | Interoperabilidade Gestão acadêmica Ensino superior Transformação digital Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) |
| Fecha de publicación : | 11-nov-2025 |
| Data de defesa:: | 24-mar-2025 |
| Citación : | LUSTOZA, Eduardo Chagas. Interoperabilidade em Sistemas de Gestão Acadêmica: Análise do SIGAA no Contexto da Transformação Digital no Setor Público. 2025. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumen : | A transformação digital em curso na administração pública brasileira tem impulsionado a integração de sistemas e dados, resultando em maior eficiência e transparência nos serviços públicos. No ensino superior, a interoperabilidade tem se mostrado um fator crítico para unificar os sistemas de gestão acadêmica, reduzindo redundâncias e facilitando o compartilhamento de informações entre departamentos e instituições. Este trabalho analisa os desafios e benefícios da interoperabilidade em sistemas de gestão acadêmica, com ênfase no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), considerando as políticas recentes de governo digital — especialmente a Lei nº 14.129/2021 — e a transformação digital em andamento. Adotou-se uma abordagem qualitativa exploratória, baseada em um estudo de caso do SIGAA, utilizando análise documental de relatórios institucionais e literatura especializada. A revisão de literatura abrange os conceitos fundamentais de interoperabilidade, os marcos normativos brasileiros e as experiências internacionais bemsucedidas (por exemplo, Estônia e Coreia do Sul) que servem de referência. Os resultados evidenciam que a ausência de padronização tecnológica e o desalinhamento organizacional têm dificultado a implementação plena do SIGAA em algumas instituições, enquanto a adoção de um sistema integrado proporciona ganhos substanciais em eficiência administrativa e na gestão das atividades acadêmicas. Foram identificadas barreiras técnicas (como a compatibilidade entre sistemas), organizacionais (incluindo resistência a mudanças e insuficiência de capacitação) e estruturais (relacionadas à infraestrutura de TI) que limitam a interoperabilidade, corroborando achados de estudos prévios. Como contribuição, o estudo propõe recomendações para fortalecer a interoperabilidade no contexto acadêmico público brasileiro, baseadas em boas práticas internacionais adaptadas às especificidades locais, de modo a subsidiar políticas públicas e iniciativas de transformação digital no ensino superior. |
| Abstract: | Ongoing digital transformation in Brazilian public administration has fostered the integration of systems and data, thereby enhancing efficiency and transparency in public services. In the higher education sector, interoperability has emerged as a critical factor for unifying academic management systems, reducing redundancies, and facilitating the sharing of information across departments and institutions. This study examines the challenges and benefits of interoperability in academic management systems, with a specific focus on the Integrated Academic Activities Management System (SIGAA) within the context of recent digital government policies—particularly Law No. 14.129/2021—and the ongoing digital transformation. Adopting an exploratory qualitative approach via a case study, the research utilizes document analysis of institutional reports and specialized literature. The literature review encompasses fundamental concepts of interoperability, pertinent Brazilian legislative frameworks, and successful international experiences (e.g., Estonia and South Korea) that serve as benchmarks. Findings indicate that a lack of technological standardization and organizational alignment has hindered the full implementation of SIGAA in some institutions, whereas the adoption of an integrated system results in substantial gains in administrative efficiency and academic management. Barriers were identified at technical, organizational (including resistance to change and insufficient training), and infrastructural levels. The study contributes by proposing recommendations aimed at strengthening interoperability in Brazilian public academic contexts, drawing on international best practices tailored to local specificities. |
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Economia (FACE ECO) |
| Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação Profissional em Economia, 2025. |
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional |
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| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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