http://repositorio.unb.br/handle/10482/52994| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| TESE_Elaine_Cunha.pdf | 5,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | A atuação docente em feiras de ciências na escola : desafios e perspectivas para a promoção da alfabetização científica | 
| Autor(es): | Rego, Elaine Cunha Morais do | 
| Orientador(es): | Mól, Gerson de Souza | 
| Assunto: | Educação científica Práticas científicas Formação de professores  | 
| Data de publicação: | 3-Nov-2025 | 
| Data de defesa: | 13-Fev-2025 | 
| Referência: | REGO, Elaine Cunha Morais do. A atuação docente em feiras de ciências na escola: desafios e perspectivas para a promoção da alfabetização científica. 2025. 107 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | 
| Resumo: | Nesta pesquisa, analisamos a atuação docente nas feiras de ciências em um município do interior da Bahia, visando compreender os desafios e as perspectivas para a promoção da alfabetização científica. O estudo partiu do pressuposto de que as feiras de ciências representam um espaço potencial para a educação científica, nas quais professores podem incentivar a curiosidade e a investigação entre os estudantes. O objetivo geral foi identificar quais as dificuldades dos professores na orientação de projetos em feiras de ciências que promovam a alfabetização científica a partir das suas percepções e das atuações desses profissionais em escolas de um município do interior da Bahia. Os objetivos específicos incluíram: compreender as concepções dos professores que participam das feiras, analisando suas motivações e expectativas; analisar os editais recebidos da Secretaria da Educação da Bahia e a documentação gerada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da cidade onde a pesquisa foi realizada, para entender as diretrizes e recursos disponíveis; acompanhar o processo de organização das feiras de ciências no município, incluindo a interação entre professores, estudantes e NTE; e analisar os relatos de um grupo de professores que participaram da última edição da feira de ciências, identificando suas dificuldades para a promoção da alfabetização científica nas orientações de projetos. A metodologia adotada foi qualitativa com uso de formulários do Google Forms, análise de editais, do acompanhamento da coordenação do NTE 11. Nas análises dos relatos dos professores que participaram da última edição da feira de ciências, utilizamos a técnica denominada grupo de reflexão. Participaram da pesquisa 37 professores, sendo que destes, apenas 05 contemplaram os critérios estabelecidos. Devido à grande quantidade de informações, utilizamos a análise textual discursiva. Os resultados da pesquisa nos revelaram que, embora os docentes reconheçam o valor das feiras de ciências como uma estratégia para desenvolver competências científicas nos estudantes, eles enfrentam diversos obstáculos, tais como a falta de recursos materiais, formação inadequada e a necessidade de apoio institucional. Os resultados indicaram que a participação nas feiras de ciências é percebida como uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento profissional dos professores e para o engajamento dos estudantes em práticas científicas. Consideramos que as dificuldades mencionadas refletem uma necessidade urgente de políticas públicas que priorizem a formação continuada dos docentes e a melhoria da infraestrutura escolar. As considerações finais enfatizaram a importância de um suporte mais efetivo por parte dos NTEs, bem como a necessidade de uma articulação mais sólida entre os editais e as realidades locais das escolas. Essa pesquisa contribui para um entendimento mais aprofundado sobre a dinâmica das feiras de ciências e oferece subsídios para reflexões sobre práticas educativas que favoreçam a formação de cidadãos críticos e cientificamente alfabetizados, alinhados com os desafios contemporâneos da educação. | 
| Abstract: | In this following research, we analyzed the process of teaching activities at science fairs from a countryside municipality in the state of Bahia, aiming to understand the challenges and perspectives for promoting scientific literacy. The study was conducted on the assumption in which science fairs represent a potential space for scientific education, concerning that teachers can encourage curiosity and investigation among students. The general objective aimed to identify the main difficulties faced by teachers in guiding projects in science fairs which promote scientific literacy based on their perceptions and the teaching actions of those professionals in schools from a countryside municipality of Bahia. The specific objectives included: understanding the conceptions of those teachers who participate in the fairs, analyzing their motivations and expectations; analyze the official call notices received from the Bahia Education Department and the documentation generated by the Educational Technology Center (NTE) of the city where the research was carried out, to understand the guidelines and resources available; monitor the process of organizing science fairs in the municipality, including interaction between teachers, students and NTE; and analyze the reports of a group of teachers who participated in the last edition of the science fair, identifying their difficulties in promoting scientific literacy in project guidelines. The methodology adopted was qualitative using Google forms tools, analysis of call notices, monitoring of the NTE 11 coordination. In analyzing the reports of teachers who participated in the last edition of the science fair, we used the technique called reflection group. 37 teachers participated in the research, in which only 5 of them followed the established criteria. Due to the large amount of information, we used discursive textual analysis. The research results revealed to us that, although teachers have recognized the value of science fairs as a strategy to develop scientific skills into students, they face several obstacles, such as a lack of material resources, inadequate training and the need for institutional support. The results indicated that participation in science fairs is perceived as a valuable opportunity for the teachers professional development as even as the engagement of students in scientific practices. We consider that the difficulties mentioned reflect an urgent need for public policies which prioritize the continued training of teachers and the improvement of school infrastructure. The final considerations emphasized the importance of a more effective support from NTEs, as well as the need for a more solid articulation between the call notices and the local background of the schools. This research contributes to a deeper understanding of the dynamics of science fairs and offers support for reflections on educational practices in order to foment the formation of critical and scientifically literate citizens, aligned with contemporary education challenges. | 
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Faculdade UnB Planaltina (FUP) Instituto de Física (IF) Instituto de Química (IQ)  | 
| Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2025. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | 
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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