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Título: Tecnologia digital nos anos iniciais do ensino fundamental : amiga ou inimiga?
Autor(es): Matos, Marcia Nickel Buffara de
Orientador(es): Fragelli, Ricardo Ramos
Assunto: Design e Educação
Tecnologia digital
Ensino fundamental
Práticas pedagógicas
Alfabetização
Data de publicação: 29-out-2025
Referência: MATOS, Marcia Nickel Buffara de. Tecnologia digital nos anos iniciais do ensino fundamental: amiga ou inimiga?. 2025. 125 f. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A pandemia de Covid-19 provocou mudanças significativas na dinâmica escolar, levando à intensificação do uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Esse cenário evidenciou tanto desafios quanto possibilidades no uso pedagógico desses recursos, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, etapa marcada pela alfabetização e pelo desenvolvimento de competências básicas. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1 utilizam as tecnologias digitais em uma perspectiva de Design. Para isso, a pesquisa buscou identificar a adaptação dos recursos digitais utilizados durante a pandemia, o uso de metodologias ativas nas práticas pedagógicas, a presença de elementos do campo do design e a receptividade dos professores à formação voltada ao uso de tecnologias e design na educação. Com abordagem qualitativa e caráter descritivo, adotou-se o estudo de caso múltiplo como estratégia metodológica. Os dados foram obtidos principalmente por meio de entrevistas com professoras alfabetizadoras da rede pública do Distrito Federal, complementadas por informações de estudos nacionais sobre tecnologia e educação e por publicações que documentam as ações da SEEDF voltadas à formação docente durante a pandemia. Os resultados revelaram que o uso das tecnologias digitais nas práticas docentes vai além da simples adoção de ferramentas, configurando-se como um processo orientado por escolhas pedagógicas intencionais, muitas vezes alinhadas, ainda que de forma implícita, aos princípios do design. Observou-se a presença de estratégias coerentes com o pensamento projetual, voltadas à experiência do aluno e ao uso criativo dos recursos disponíveis. Conclui-se que, embora o termo “design” seja pouco familiar aos docentes, seus fundamentos já estão presentes nas práticas pedagógicas observadas, o que evidencia o potencial do design como campo transversal à educação e reforça a importância de políticas de formação que valorizem essa articulação.
Abstract: The Covid-19 pandemic brought significant changes to school dynamics, leading to an intensified use of digital technologies in the teaching-learning process. This scenario highlighted both challenges and opportunities regarding the pedagogical use of these resources, especially in the early years of elementary education, a stage marked by literacy and the development of basic competencies. Therefore, the main objective of this research was to analyze how teachers use digital technologies from a design perspective. To achieve this, the study sought to identify the adaptation of digital resources used during the pandemic, the use of active methodologies in pedagogical practices, the presence of design-related elements in educational routines, and the teachers' receptiveness to training focused on the use of technology and design in education. With a qualitative and descriptive approach, a multiple case study was adopted as the methodological strategy. Data were primarily collected through interviews with literacy teachers from public schools in the Federal District in Brazil, and were complemented by information from national studies on technology and education, as well as publications documenting SEEDF’s initiatives for teacher training during the pandemic. The results revealed that the use of digital technologies in teaching practices goes beyond the simple adoption of tools, constituting a process guided by intentional pedagogical choices, often implicitly aligned with design principles. Strategies consistent with project-based thinking were observed, focused on the student experience and the creative use of available resources. It is concluded that, although the term “design” is not widely known among teachers, its principles are already present in their pedagogical practices, highlighting the potential of design as a cross-cutting field in education and reinforcing the importance of training policies that value this connection.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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