http://repositorio.unb.br/handle/10482/52980| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| LauraLuisaRuthesPereira_DISSERT.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Modos de existir no trabalho : os desafios do empreendedorismo criativo independente |
| Autor(es): | Pereira, Laura Luisa Ruthes |
| Orientador(es): | Abreu, Breno Tenório Ramalho de |
| Assunto: | Indústria criativa Trabalho autônomo Empreendedorismo Precarização do trabalho Design de moda |
| Data de publicação: | 29-Out-2025 |
| Data de defesa: | 25-Abr-2025 |
| Referência: | PEREIRA, Laura Luisa Ruthes. Modos de existir no trabalho: os desafios do empreendedorismo criativo independente. 2025. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho investiga os desafios enfrentados no decorrer das atividades profissionais por empreendedores criativos independentes, com ênfase naqueles que atuam nos campos da moda e do design. A pesquisa parte do contexto em que o empreendedorismo é promovido como forma de viabilizar práticas criativas como profissão, frequentemente associado à busca por liberdade, flexibilidade e autonomia. No entanto, os efeitos concretos desse modelo sobre as trajetórias dos profissionais criativos ainda são pouco compreendidos, sobretudo em abordagens que articulem vivência, saúde e condições materiais de trabalho. A escolha pelo tema foi motivada por uma experiência pessoal acumulada ao longo de 15 anos, na qual a pesquisadora vivenciou os efeitos da sobrecarga, instabilidade financeira e ausência de suporte institucional, culminando em um episódio de esgotamento físico e mental. Parte-se da hipótese de que os obstáculos enfrentados por profissionais da área não decorrem apenas de fatores individuais, mas de condições externas que caracterizam o modelo de empreendedorismo criativo atualmente reforçado por discursos midiáticos e dinâmicas de mercado. O objetivo geral da pesquisa é mapear e analisar os principais desafios enfrentados por empreendedores criativos independentes, discutindo em que medida tais fatores comprometem a continuidade dessa forma de atuação no longo prazo. Para isso, a investigação organiza-se a partir de cinco objetivos específicos: (1) identificar os principais desafios financeiros, operacionais e subjetivos enfrentados por esses profissionais; (2) analisar como fatores externos, como crises econômicas e sanitárias, podem acentuar essas dificuldades; (3) examinar os efeitos da sobrecarga e da ausência de suporte institucional sobre a saúde física e mental; (4) investigar como os discursos idealizados sobre empreendedorismo moldam a percepção e as decisões estratégicas dos trabalhadores criativos; e (5) apresentar um relato de experiência articulado à reflexão teórica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, fundamentada no método da investigação narrativa. Combina levantamento bibliográfico, análise documental e relato de experiência, elaborado com base em registros pessoais e memórias organizadas em eixos temáticos. Esse material constitui o núcleo empírico da análise e permite articular vivência individual, interpretação crítica e fundamentação teórica. Os resultados indicam a precariedade como traço recorrente do trabalho criativo independente, expressa pela instabilidade financeira, pela sobrecarga decorrente do acúmulo de funções e pela ausência de redes de proteção. Observa-se que o discurso da autonomia tende a omitir essas condições, transferindo ao indivíduo a percepção de ser o único responsável por seu sucesso ou fracasso. A análise sugere a necessidade de revisão crítica das narrativas idealizadas que sustentam esse modelo e aponta para a formulação de alternativas baseadas em estratégias coletivas e políticas públicas mais robustas. A pesquisa busca contribuir para o debate sobre as condições atuais do trabalho criativo, com base em uma experiência vivida que discute limites, riscos e possibilidades do empreendedorismo criativo independente. |
| Abstract: | This study investigates the challenges faced by independent creative entrepreneurs, with an emphasis on those working in the fields of fashion and design. The research emerges from a context in which entrepreneurship is promoted as a viable way to turn creative practices into a profession, often associated with the pursuit of freedom, flexibility, and autonomy. However, the concrete effects of this model on the trajectories of creative professionals remain insufficiently understood, particularly in approaches that articulate lived experience, health, and material working conditions. The choice of topic was motivated by the researcher’s personal trajectory over 15 years, during which she experienced the effects of work overload, financial instability, and lack of institutional support, culminating in an episode of physical and mental exhaustion. The study is based on the hypothesis that the challenges faced by professionals in this field are not purely the result of individual factors, but is also rooted in external conditions that characterize the model of creative entrepreneurship currently reinforced by media narratives and market dynamics. The main objective of the research is to map and analyze the key challenges encountered by independent creative entrepreneurs, discussing the extent to which these factors may compromise the long-term viability of this form of professional engagement. The investigation is structured around five specific objectives: (1) to identify the main financial, operational, and subjective challenges faced by these professionals; (2) to analyze how external factors—such as economic and health crises—intensify these difficulties; (3) to examine the effects of work overload and lack of institutional support on physical and mental health; (4) to investigate how idealized discourses about entrepreneurship shape the perception and strategic decisions of creative workers; and (5) to present an experience-based narrative articulated with theoretical reflection. The research adopts a qualitative, interpretive approach grounded in the method of narrative inquiry. It combines bibliographic review, documentary analysis, and an experience report based on personal records and memories, organized around thematic axes. This material constitutes the empirical core of the analysis and allows for the articulation of lived experience, critical interpretation, and theoretical grounding. The results indicate that precariousness is a recurrent feature of independent creative work, manifested in financial instability, task overload, and the absence of support networks. The discourse of autonomy tends to obscure these conditions, placing the burden of success or failure on the individual. The analysis suggests the need for a critical reassessment of idealized entrepreneurial narratives and advocates for the development of alternatives based on collective strategies and more robust public policies. This research seeks to contribute to the debate on the current conditions of creative labor by exploring the limits, risks, and possibilities of independent creative entrepreneurship through an experience-based lens. |
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Design (IdA DIN) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Design |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
| Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.