http://repositorio.unb.br/handle/10482/52979| File | Size | Format | |
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| Title: | A evolução da imagem sátira, das charges aos memes de internet : uma investigação nos portais Estadão e G1, em diferentes periodos de 2008 a 2023 |
| Authors: | Lins, Juliana Leão Borba |
| Orientador(es):: | Maranhão, Ana Carolina Kalume |
| Assunto:: | Comunicação Sátira Memes (Internet) Charge Caricaturas e desenhos humorísticos |
| Issue Date: | 29-Oct-2025 |
| Data de defesa:: | 30-Jul-2025 |
| Citation: | LINS, Juliana Leão Borba. A evolução da imagem sátira, das charges aos memes de internet: uma investigação nos portais Estadão e G1, em diferentes periodos de 2008 a 2023. 2025. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Abstract: | O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar o uso de memes de internet como imagens satíricas no jornalismo digital, como forma de analisar sua crescente presença em veículos de comunicação on-line, em comparação com charges e cartuns. Parte-se do princípio de que os memes de internet se tornaram artefatos expressivos relevantes na construção de discursos críticos mediados pelo humor. A pesquisa voltou-se à compreensão sobre a evolução dessas imagens satíricas e sua multiplicação no ambiente digital jornalístico. A metodologia tem como base a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Foram investigadas reportagens dos portais Estadão e G1, por meio de ferramenta avançada de busca, nos períodos de 2008 a 2012, 2016 e 2023, visando identificar a frequência participativa de memes de internet e charges em matérias jornalísticas, assim, como as funções comunicativas desses artefatos imagéticos. Além disso, a análise buscou compreender como tais elementos contribuem para a exemplificação e crítica de fatos, frequentemente por meio de um tom irônico ou cômico que suaviza a crítica subjacente. Os estudos apontam que sim, as charges ainda desempenham importante papel e não há tendência a declínio dentro dos números observados, por outro lado, os memes de internet se mostraram mais prolíferos dentro das páginas analisadas e com uma atuante participação enquanto formatos narrativos aos fatos. Esta pesquisa se justifica pela relevância crescente dos memes de internet como ferramenta discursiva na esfera digital, apontando seus desdobramentos para os estudos da comunicação, das linguagens visuais e da cultura contemporânea. Ao iluminar as interseções entre humor, crítica e imagem, o estudo oferece subsídios teóricos e metodológicos para o avanço das reflexões acadêmicas sobre os modos de representação e persuasão na sociedade midiatizada. |
| Abstract: | The present research aims to investigate the use of internet memes as satirical images in digital journalism, in order to analyze their growing presence in online media compared to editorial cartoons and caricatures. It is based on the premise that internet memes have become significant expressive artifacts in the construction of critical discourse mediated by humor. The study focused on understanding the evolution of these satirical images and their proliferation within the digital journalistic environment. The methodology is grounded in Content Analysis (Bardin, 1977). Reports from the portals Estadão and G1 were examined, using an advanced search tool, during the periods 2008–2012, 2016, and 2023, aiming to identify the frequency of participation of internet memes and editorial cartoons in journalistic articles, as well as the communicative functions of these visual artifacts. Furthermore, the analysis sought to understand how such elements contribute to the illustration and critique of events, often through an ironic or comedic tone that softens the underlying criticism. The findings indicate that editorial cartoons still play an important role and show no declining trend within the observed figures; on the other hand, internet memes proved more prolific in the pages analyzed and actively participated as narrative formats regarding current events. This research is justified by the growing relevance of internet memes as a discursive tool in the digital sphere, highlighting their implications for communication studies, visual languages, and contemporary culture. By illuminating the intersections between humor, critique, and imagery, the study provides theoretical and methodological foundations for advancing academic reflections on modes of representation and persuasion in a media-saturated society. |
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Design (IdA DIN) |
| Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2025. |
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Design |
| Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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