Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52977
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GustavoRenerBorgesAraujo_DISSERT.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Desafios e oportunidades do design de informação no ensino de pessoas idosas em ambientes de hipermídia adaptativa
Autor(es): Araújo, Gustavo Rener Borges
Orientador(es): Fragelli, Ricardo Ramos
Assunto: Design de informação
Sistemas de hipermídia adaptativa
Idosos - educação
Universidade aberta à terceira idade
Data de publicação: 29-out-2025
Referência: ARAÚJO, Gustavo Rener Borges. Desafios e oportunidades do Design de Informação no ensino de pessoas idosas em ambientes de hipermídia adaptativa. 2025. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Dada a importância do uso de tecnologias da informação e comunicação por pessoas idosas, bem como o papel fundamental das Universidades Abertas à Terceira Idade, este estudo teve como ponto de partida o questionamento sobre o impacto do design da informação na produção de conteúdo educacional para esse público. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar como os princípios do design da informação são aplicados no desenvolvimento de sistemas educacionais adaptativos para idosos. O foco deste estudo está nas contribuições do design para a eficácia da aprendizagem, buscando identificar limitações e áreas potenciais de melhoria. Para alcançar esse objetivo, este estudo foi dividido em 3 fases, sendo a primeira delas uma revisão sistemática dentro da plataforma Scopus, seguido de uma pesquisa bibliográfica sobre os autores mais citados em design da informação no periódico InfoDesign, visando compreender práticas e desafios na criação de sistemas de hipermídia adaptativa para idosos. Na última etapa, foi enviado um questionário a um programa de fomento à educação de pessoas idosas no Distrito Federal, buscando compreender o cenário de ensino e analisar os materiais utilizados em sala de aula. Como resultado, foi identificado o interesse na capacitação em dispositivos digitais e softwares pela população idosa, assim como fatores extrínsecos à informação impactam negativamente no processamento dos receptores, enquanto fatores intrínsecos dos indivíduos podem desconsiderar a informação contrários a ela.
Abstract: Given the importance of the use of information and communication technologies by elderly people, as well as the fundamental role of Open Universities for the Third Age, this study began with the question of the impact of information design on the production of educational content for this audience. Thus, the objective of this study was to analyze how information design principles are applied in the development of adaptive educational systems for the elderly. The focus of this study is on the contributions of design to learning effectiveness, seeking to identify limitations and potential areas for improvement.To achieve this objective, the study was divided into three phases. The first phase consisted of a systematic review within the Scopus platform, followed by a bibliographic survey of the most cited authors in information design in the InfoDesign journal, aiming to understand practices and challenges in the creation of adaptive hypermedia systems for the elderly.In the final stage, a questionnaire was sent to an educational support program for older adults in the Federal District, aiming to understand the teaching context and analyze the materials used in the classroom. As a result, the elderly population’s interest in training on digital devices and software was identified, as well as how extrinsic factors of information negatively impact receivers’ processing, while individuals' intrinsic factors may lead them to disregard information that contradicts their beliefs.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.