Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52967
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PalomaCristinaRodriguesPediani_DISSERT.pdf669,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A não configuração de violação autoral pela adaptação de obras em linguagem simples para uso didático de pessoas com deficiência intelectual
Autor(es): Pediani, Paloma Cristina Rodrigues
Orientador(es): Nascimento, Paulo Gustavo Barboni Dantas
Assunto: Linguagem simples
Direitos autorais
Limitações
Acessibilidade
Data de publicação: 29-Out-2025
Referência: PEDIANI, Paloma Cristina Rodrigues. A não configuração de violação autoral pela adaptação de obras em linguagem simples para uso didático de pessoas com deficiência intelectual. 2024. 60 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Diretoria Do Centro De Apoio Ao Desenvolvimento Tecnológico, Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Primeiramente, foi conceituado o direito autoral, desde quando esse direito está inserido no ordenamento jurídico brasileiro e em quais suportes jurídicos está resguardado, abordando a respeito do direito moral e patrimonial do criador de obras. Posteriormente foram analisadas as hipóteses de limitações aos diretos autorais, ou seja, as situações em que se pode utilizar uma obra protegida sem que se configure violação autoral. Foi estudada a “regra dos três passos”, que demonstrou a necessidade em se estabelecer o equilíbrio entre os direitos dos autores e o interesse público, ou seja, os interesses relacionados à educação, pesquisa e acesso à informação. Foi apresentada a Linguagem Simples e a sua finalidade social, bem como dados estatísticos acerca do percentual de pessoas com deficiência intelectual presentes na nossa sociedade. Após toda análise foi debatida a possibilidade de inserir no artigo 46, da Lei 9.610 de 1998, popularmente conhecida com a Lei de Direitos Autorais, a transcrição de obras literárias em Linguagem Simples para pessoas com deficiência intelectual como hipótese de limitação aos direitos autorais, devido ao seu uso para fim de interesse público, visando alcançar o equilíbrio entre os direitos dos autores e o interesse social.
Abstract: Firstly, the concept of copyright will be defined, tracing its introduction into the Brazilian legal system and identifying the legal frameworks that protect it, while addressing both the moral and economic rights of the creator. Subsequently, the hypotheses of copyright limitations will be presented, that is, situations where the use of a protected work does not constitute copyright infringement. The "three-step test" will be analyzed, which highlights the need to strike a balance between authors' rights and public interest, particularly in relation to education, research, and access to information. Simple Language will be introduced, along with its social purpose, as well as statistical data on the percentage of individuals with intellectual disabilities within our society. Following this analysis, the possibility of amending Article 46 of Law 9,610 of 1998, popularly known as the Copyright Law, will be discussed, proposing the transcription of literary works into simple language for people with intellectual disabilities as a potential copyright limitation, given its public interest use. The aim is to achieve a balance between authors' rights and social interest.
Unidade Acadêmica: Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.