http://repositorio.unb.br/handle/10482/52965| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| MarceloAzevedoVilhena_DISSERT.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | Análise envoltória de dados aplicada ao diagnóstico do índice de inovação dos programas de pós-graduação da Universidade de Brasília | 
| Outros títulos: | Data envelopment analysis applied to the diagnosis of the innovation index of graduate programs at the University of Brasília | 
| Autor(es): | Vilhena, Marcelo Azevedo | 
| Orientador(es): | Lindinger, Andreia Alves Costa | 
| Assunto: | Inovação Eficiência Pós-graduação Programas de pós-graduação Inovação em serviços públicos | 
| Data de publicação: | 29-out-2025 | 
| Data de defesa: | 18-ago-2025 | 
| Referência: | VILHENA, Marcelo Azevedo. Análise envoltória de dados aplicada ao diagnóstico do índice de inovação dos Programas de Pós-graduação da Universidade de Brasília. 2025. 108 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Diretoria Do Centro De Apoio Ao Desenvolvimento Tecnológico, Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | 
| Resumo: | No cenário econômico e social contemporâneo, em que a inovação desempenha um papel essencial para o avanço da ciência e para o desenvolvimento de soluções frente aos desafios atuais, a Universidade de Brasília (UnB) reconhece a importância crítica de promover uma cultura inovadora como parte de sua missão institucional. Dada a relevância da inovação para o progresso das instituições federais de ensino superior, este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho inovador dos programas de pósgraduação da UnB, utilizando a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA). Em seguida, essa abordagem foi empregada para conduzir uma análise comparativa entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para tal, foram considerados diversos inputs (como o quantitativo de docentes, discentes matriculados, orçamento dedicado à pesquisa, entre outros) proporcionando uma compreensão abrangente sobre a capacidade de cada programa de converter esses recursos em outputs significativos de inovação (como patentes, aplicativos, produtos, entre outros). A análise identificou os programas mais eficientes no que se refere à inovação, e possibilitou a formulação de análises sobre práticas exitosas que poderiam ser replicadas em outros contextos acadêmicos para fomentar a inovação. Os resultados deste estudo mostram o ranqueamento dos programas de pós-graduação da UnB e da UFRJ em termos de eficiência inovadora, segundo o modelo DEA adotado, destacando os programas mais eficientes na conversão de recursos em resultados inovadores. A pesquisa também apresenta uma análise gráfica e comparativa dos inputs e outputs utilizados, permitindo visualizar diferenças de desempenho entre os programas, bem como uma comparação com as respectivas notas atribuídas pela CAPES. Com base nesses achados, foram elaboradas recomendações voltadas à melhoria do desempenho inovador, oferecendo subsídios para a formulação de estratégias institucionais mais eficazes, fortalecendo o ecossistema de pesquisa e desenvolvimento na UnB, e elucidando a dinâmica entre os recursos empregados e os resultados obtidos no processo de inovação por meio da metodologia DEA. | 
| Abstract: | In the current economic and social context, where innovation plays a vital role in advancing science and developing solutions to contemporary challenges, the University of Brasília (UnB) recognizes the critical importance of fostering an innovation-oriented culture as part of its institutional mission. Given the relevance of innovation to the progress of federal higher education institutions, this study aimed to evaluate the innovative performance of UnB’s graduate programs using the Data Envelopment Analysis (DEA) methodology. This approach was then used to conduct a comparative analysis between the University of Brasília (UnB) and the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). To this end, various inputs were considered (such as faculty numbers, enrolled students, research budget, among others), providing a comprehensive understanding of each program's ability to convert these resources into significant innovation outputs (such as patents, applications, products, among others). The analysis identified the most efficient programs in terms of innovation and provided insights into successful practices that could be replicated in other academic contexts. The results of this study reveal the ranking of graduate programs at both UnB and UFRJ in terms of innovation efficiency based on the DEA model, highlighting those most effective in converting resources into innovative outcomes. The research also includes a graphical and comparative analysis of the inputs and outputs used, allowing for the visualization of performance differences across programs, as well as a comparison with the respective CAPES evaluation scores. Based on these findings, recommendations were developed to enhance innovation performance, offering support for the formulation of more effective institutional strategies, thereby strengthening UnB’s research and development ecosystem and shedding light on the dynamics between employed resources and the innovation outcomes achieved through the DEA methodology. | 
| Unidade Acadêmica: | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2025. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | 
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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