http://repositorio.unb.br/handle/10482/52949| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| ErikaAparecidaDeMouraESouza_DISSERT.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | Acesso à cultura e direitos autorais nas redes sociais : a proteção do conteúdo autoral em tempos de sociedade digital | 
| Autor(es): | Souza, Érika Aparecida de Moura e | 
| Orientador(es): | Carmo, Talita Souza | 
| Coorientador(es): | Cruz, Tânia Cristina da Silva | 
| Assunto: | Acesso à cultura Sociedade Direitos autorais Ciberespaço Responsabilidade civil | 
| Data de publicação: | 28-out-2025 | 
| Data de defesa: | 18-ago-2025 | 
| Referência: | SOUZA, Érika Aparecida de Moura e. Acesso à cultura e direitos autorais nas redes sociais: a proteção do conteúdo autoral em tempos de sociedade digital. 2025. 179 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | 
| Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo analisar se, em tempos de sociedade digital e redes sociais, os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional brasileiro e que visam à atualização da Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 1998) apresentam propostas adequadas para a solução das tensões crescentes entre o direito fundamental de acesso à cultura e a garantia de exclusividade de direitos conferida aos autores sobre suas obras, assegurados pela Constituição Federal. Por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza bibliográfica e documental, buscou-se compreender o que é sociedade da informação, sociedade digital e redes sociais, seus aspectos conceituais e históricos; compreender o que é a cultura em seus diversos aspectos conceituais e o seu regime jurídico de tutela, avaliando os impactos decorrentes do desenvolvimento tecnológico; investigou-se os fundamentos teóricos e jurídicos da responsabilização civil como mecanismo de efetivação da tutela de direitos e sua aplicabilidade a plataformas de redes sociais, examinando a Lei de Direitos Autorais, o Marco Civil da Internet e decisões judiciais no que se refere ao tema da responsabilidade civil e à tutela dos direitos autorais no ambiente digital; compreender os modelos de responsabilidade civil aplicados às plataformas ou provedores de redes sociais adotados nos Estados Unidos, por meio da Seção 512 do Digital Millennium Copyright Act (DMCA), e na União Europeia, por meio da Diretiva [EU] 2019/790 do Parlamento Europeu; analisar os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, identificando as propostas referentes à responsabilização das plataformas de redes sociais; Avaliar se as propostas de atualização e modernização da legislação brasileira harmonizam-se com os modelos regulatórios internacionais analisados, verificando se tais propostas oferecem soluções normativas adequadas para mitigar para a tensão crescente entre o direito fundamental acesso à cultura e a garantia de exclusividade de direitos conferida aos autores sobre suas obras; e examinar as contribuições teóricas de Ronald Dworkin e Robert Alexy para a solução de conflitos entre princípios e para a promoção do equilíbrio entre o direito fundamental de acesso à cultura e a garantia de exclusividade de direitos conferida aos autores sobre suas obras. Ao final concluiu-se que tanto os movimentos regulatórios internacionais quanto os projetos de lei em tramitação no Brasil não visam à supressão dos direitos autorais o direito autoral, mas à sua modernização, de modo a permitir a coexistência com o direito de acesso à cultura no contexto moderno de redes sociais. Observa-se a priorização da equivalência e da harmonização entre ambos os direitos, afastando-se de soluções extremadas ou ineficazes, em consonância com a segunda hipótese formulada nesta pesquisa. | 
| Abstract: | This study aimed to analyze whether, in the era of digital society and social media, the bills currently under consideration in the Brazilian National Congress that aim to update the Copyright Law (Law 9.610 of 1998) present adequate proposals for resolving the growing tensions between the fundamental right of access to culture and the guarantee of exclusive rights granted to authors over their works, as guaranteed by the Federal Constitution. Through qualitative and exploratory research, of a bibliographic and documentary nature, we sought to understand the information society, digital society, and social media, their conceptual and historical aspects; to understand the various conceptual aspects of culture and its legal framework, assessing the impacts resulting from technological development; The study investigated the theoretical and legal foundations of civil liability as a mechanism for enforcing rights protection and its applicability to social media platforms. This study examined the Copyright Law, the Brazilian Internet Civil Rights Framework, and court decisions regarding civil liability and copyright protection in the digital environment. It also understood the civil liability models applied to social media platforms and providers adopted in the United States, through Section 512 of the Digital Millennium Copyright Act (DMCA), and in the European Union, through Directive [EU] 2019/790 of the European Parliament. It also analyzed the bills currently under consideration in the National Congress, identifying proposals regarding the liability of social media platforms. It also assessed whether the proposals for updating and modernizing Brazilian legislation are consistent with the international regulatory models analyzed, verifying whether such proposals offer adequate normative solutions to mitigate the growing tension between the fundamental right to access to culture and the guarantee of exclusive rights granted to authors over their works. and examine the theoretical contributions of Ronald Dworkin and Robert Alexy to resolving conflicts between principles and promoting a balance between the fundamental right of access to culture and the guarantee of exclusive rights granted to authors over their works. Ultimately, it was concluded that both international regulatory movements and bills under consideration in Brazil do not aim to suppress copyright, but rather to modernize it, allowing it to coexist with the right of access to culture in the modern context of social networks. The prioritization of equivalence and harmonization between both rights is observed, moving away from extreme or ineffective solutions, in line with the second hypothesis formulated in this research. | 
| Unidade Acadêmica: | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2025. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | 
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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