Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52946
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ArnaldoFranciscoDeSousaBatista_DISSERT.pdf4,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Inovação e tecnologias assistivas na educação : desenvolvimento e utilização de um aplicativo como ferramenta de inclusão educacional, cultural e digital de estudantes surdos
Autor(es): Batista, Arnaldo Francisco de Sousa
Orientador(es): Lindinger, Andreia Alves Costa
Coorientador(es): Cruz, Tânia Cristina da Silva
Assunto: Pessoas com deficiência auditiva
Língua brasileira de sinais
Educação a distância
Aplicativos móveis
Tecnologia assistiva
Data de publicação: 28-out-2025
Referência: BATISTA, Arnaldo Francisco de Sousa. Inovação e tecnologias assistivas na educação: desenvolvimento e utilização de um aplicativo como ferramenta de inclusão educacional, cultural e digital de estudantes surdos. 2024. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A inclusão social, cultural e digital das pessoas com limitações na audição, deficientes auditivos e surdos, é um grande desafio para a sociedade. O deficiente auditivo possui limitaçoes, de algum grau, em sua audiçao. O Surdo, por sua vez, não se subjetiva como uma pessoa com deficiencia auditiva, ele não se considera deficiente, pois a única diferença é que ele se comunica por uma língua que tem suas próprias estruturas, assim como as dos ouvintes. O presente estudo busca propor uma alternativa para essas pessoas, com a criação de um aplicativo educacional, tendo por base uma análise da temática abordada e de ferramentas tecnológicas existentes atualmente no mercado. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi realizar uma prospecção tecnológica sobre tecnologias educacionais assistivas para estudantes surdos, traçando um panorama sobre essas tecnologias no cenário nacional e internacional, e em seguida propor e desenvolver um aplicativo como uma ferramenta educacional de auxílio para o aprendizado desses estudantes surdos. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa de natureza aplicada, adotando-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. Como metodologia, os bancos de dados Questel Orbit Intelligence® e a base da dados do INPI foram usadas como ferramentas para obter patentes registradas relacionadas ao tema da pesquisa. Observou-se que, nos últimos 10 anos, apenas 4 patentes foram registradas no Brasil, enquanto no cenário internacional, Índia e China se destacam com mais da metade dos pedidos de registros de patentes no mundo. Os dados evidenciam a necessidade de maiores investimentos nessa área, visto que a evolução das tecnologias assistivas no país e no exterior não acompanham a necessidade dessa comunidade, e não é proporcional ao crescente número de pessoas diagnosticadas como surdas no Brasil e no mundo. Por fim, a partir das análises realizadas, o resultado dessa pesquisa foi o desenvolvimento de um aplicativo direcionado à preparação de estudantes surdos para seleções públicas, com conteúdo cultural e educativo.
Abstract: The social, cultural and digital inclusion of people with hearing limitations, hearing impairments and deaf people is a major challenge for society. Hearing impaired people have limitations, to some degree, in their hearing. The Deaf person, in turn, does not subject himself as a person with a hearing impairment, he does not consider himself disabled, as the only difference is that he communicates through a language that has its own structures, as well as those of the hearing people. The present study seeks to propose an alternative for this audience, which deals with the creation and development of an educational mobile app, based on analysis of the theme addressed by technological tools currently existing in the market. In this context, the aim of this work was to realize a technological forecasting on assistive educational technologies for deaf students, presenting an overview of these technologies on the national and international scene, and then propose and develop a mobile app as an educational tool to aid the learning of these deaf students. The study was characterized as applied research, adopting a qualitative and quantitative approach. As a methodology, the data sources Questel Orbit Intelligence® and INPI databases were used as tools to obtain patents related to the research theme. It was observed that, in the past 10 years, only 4 licenses have been registered in Brazil, while in the international scene, India and China are highlighted above all by more than a half of the registration documents of the world. These data show the need for greater investments in this area, given that the evolution of assistive technologies in the country and abroad does not accompany the need of this community, and is not proportional to the growing number of people diagnosed as deaf in Brazil and in the world. Finally, based on the carried out analyses, the result of this research was the development of a mobile app designed for the preparation of deaf student for public selections, with, cultural and educational content.
Unidade Acadêmica: Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.