| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Dantas, José Alves | pt_BR |
| dc.contributor.author | Sousa, Raíssa Aglé Moura de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T17:32:20Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-28T17:32:20Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-28 | - |
| dc.date.submitted | 2025-04-28 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Raíssa Aglé Moura de. Divulgação não-gaap em bancos brasileiros: associação entre as informações qualitativas e as medidas quantitativas. 2025. 141 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52939 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho teve por objetivo verificar se as informações qualitativas não-GAAP têm relação
com a qualidade das medidas não-GAAP de bancos brasileiros. Fundamentada nas teorias da
divulgação voluntária e da sinalização, esta tese tem como argumento de que há associação
entre a amplitude das informações qualitativas não-GAAP e a qualidade das medidas
quantitativas não-GAAP dos bancos brasileiros. A tese é constituída por três artigos, cuja
amostra é composta por entidades da indústria bancária brasileira. O período de análise
abrangeu os trimestres correspondidos entre os anos de 2010 e 2023. O primeiro artigo se dedica
a identificar os determinantes das informações qualitativas não-GAAP, mensuradas através do
índice qualitativo não-GAAP, e os resultados demonstram que a rentabilidade das entidades, a
volatilidade dos lucros contábeis e a internacionalização dos bancos são fatores explicativos do
aumento das informações qualitativas não-GAAP. O segundo artigo teve por finalidade
verificar a relação entre as informações qualitativas não-GAAP e a persistência das medidas
não-GAAP. Os resultados revelam que a persistência da medida não-GAAP de resultado
recorrente praticada pelos bancos é diretamente influenciada por informações qualitativas nãoGAAP e que em cenários de maior (menor) transparência dessas informações qualitativas, a
persistência do resultado recorrente também é maior (menor). O terceiro artigo visou identificar
se as informações qualitativas não-GAAP estão associadas a maior value relevance da medida
quantitativa não-GAAP de resultado recorrente. As evidências indicam que o resultado
recorrente é value relevance para o mercado de capitais brasileiro e que, em média, não é
influenciado pelas informações qualitativas, mas em condições de baixos níveis de
transparência dessas informações qualitativas, o resultado recorrente deixa de ser value
relevance, enquanto para o restante da amostra essa relevância persiste. A combinação dos três
estudos aponta para a confirmação parcial da tese, indicando que ao passo que as informações
qualitativas não-GAAP melhoram a qualidade das medidas quantitativas não-GAAP, em
termos de persistência, elas afetam o value relevance das medidas quantitativas não-GAAP
apenas circunstancialmente. Dessa forma, a tese demonstra-se importante para ampliar o campo
do conhecimento sobre disclosure voluntário não-GAAP, contribuindo com usuários e órgãos
reguladores. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Divulgação não-gaap em bancos brasileiros : associação entre as informações qualitativas e as medidas quantitativas | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Disclosure | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Informações qualitativas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Qualidade não-GAAP | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Bancos - Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This study aimed to verify whether qualitative non-GAAP information is related to the quality
of non-GAAP measures of Brazilian banks. Based on voluntary disclosure and signaling
theories, this thesis argues that there is an association between the extent of qualitative nonGAAP information and the quality of quantitative non-GAAP measures of Brazilian banks. The
thesis consists of three articles, with a sample composed of entities from the Brazilian banking
industry. The analysis period covered the quarters between the years 2010 and 2023. The first
article focuses on identifying the determinants of qualitative non-GAAP information, measured
through the qualitative non-GAAP index, and the results show that entity profitability, earnings
volatility, and bank internationalization are explanatory factors for the increase in qualitative
non-GAAP information. The second article aimed to verify the relationship between qualitative
non-GAAP information and the persistence of non-GAAP measures. The results reveal that the
persistence of the recurring non-GAAP earnings measure used by banks is directly influenced
by qualitative non-GAAP information and that in scenarios with higher (lower) transparency of
such qualitative information, the persistence of recurring earnings is also higher (lower). The
third article sought to identify whether qualitative non-GAAP information is associated with
greater value relevance of the quantitative non-GAAP measure of recurring earnings. The
evidence indicates that recurring earnings are value-relevant for the Brazilian capital market
and, on average, are not influenced by qualitative information. However, under conditions of
low transparency of qualitative information, recurring earnings cease to be value-relevant,
while for the rest of the sample, this relevance persists. The combination of the three studies
partially confirms the thesis, indicating that while qualitative non-GAAP information improves
the quality of quantitative non-GAAP measures in terms of persistence, it only circumstantially
affects the value relevance of quantitative non-GAAP measures. Thus, this thesis is important
for expanding knowledge in the field of voluntary non-GAAP disclosure, contributing to users
and regulatory bodies. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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