Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52897
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AndrezzaVeridyannaCardoso_DISSERT.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Envelhecimento e memória autobiográfica : uma análise sócio-histórica de pessoas idosas no Distrito Federal
Autor(es): Cardoso, Andrezza Veridyanna
Orientador(es): Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas Soares
Assunto: Envelhecimento
Psicologia cultural
Memória autobiográfica
Idosos
Psicogerontologia
Data de publicação: 23-out-2025
Referência: CARDOSO, Andrezza Veridyanna. Envelhecimento e memória autobiográfica: uma análise sócio-histórica de pessoas idosas no Distrito Federal. 2025. 154 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O envelhecimento populacional, fenômeno proeminente do século XXI, impõe a necessidade de investigações multidimensionais sobre suas implicações socioculturais. Esta dissertação explora as intrínsecas relações entre memória autobiográfica e o contexto sócio-histórico de pessoas idosas residentes no Distrito Federal. O objetivo central da pesquisa foi compreender como as narrativas de vida desses indivíduos se entrelaçam com as transformações sociais, culturais e urbanas, singulares da capital do Brasil. Adotando uma abordagem qualitativa e exploratória, foram realizadas entrevistas narrativas com 20 pessoas idosas com média de idade de 67,45 anos (DP = 6,32), variando entre 61 e 85 anos, todos residentes no Distrito Federal há pelo menos 20 anos. Os participantes eram provenientes de diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal, selecionados para refletir a heterogeneidade socioeconômica e cultural do território. A análise de dados, conduzida com o software IRaMuTeQ, permitiu uma imersão profunda nos significados emergentes das narrativas. Assim, utilizou-se a classificação hierárquica descendente que permitiu identificar classes temáticas, e a análise fatorial das correspondências que possibilitou identificar quais palavras ou expressões estão relacionadas semanticamente, formando campos lexicais ou redes de significados. Essa combinação de técnicas proporcionou uma visão multifacetada dos dados, contribuindo para uma interpretação mais ampla e profunda. O corpus foi constituído de 20 textos, organizados em cinco classes, separados por 1.669 segmentos de texto, com aproveitamento de 1.575 segmentos de texto (94,37%). Os resultados evidenciam a influência de marcos históricos locais, desigualdades socioespaciais entre as Regiões Administrativas, e as trajetórias de trabalho e vida familiar na identidade e no significado do envelhecer no Distrito Federal. Ademais, revelou como a história única de Brasília – enquanto cidade planejada, polo migratório e palco de transformações aceleradas – atua como um potente modulador na construção e reconstrução da memória autobiográfica. Espera-se que esta pesquisa contribua para uma compreensão mais ampla da influência do contexto sócio-histórico na memória autobiográfica na velhice, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas e intervenções mais contextualizadas e eficazes para a população idosa local, preenchendo, assim, uma lacuna nos estudos sobre envelhecimento no Brasil ao destacar as particularidades do Distrito Federal.
Abstract: Population aging, a prominent phenomenon of the 21st century, imposes the need for multidimensional investigations into its sociocultural implications. This dissertation explores the intrinsic relationships between autobiographical memory and the socio-historical context of older adults individuals living in the Distrito Federal. The main objective of the research was to understand how the life narratives of these individuals intertwine with the social, cultural, and urban transformations, unique to the capital of Brazil. Adopting a qualitative and exploratory approach, narrative interviews were conducted with 20 older adults individuals with an average age of 67.45 years (SD = 6.32), ranging from 61 to 85 years, all of whom had been living in the Distrito Federal for at least 20 years. The participants came from different Administrative Regions of the Distrito Federal, selected to reflect the socioeconomic and cultural heterogeneity of the territory. Data analysis, conducted with the IRaMuTeQ software, allowed a deep immersion in the emerging meanings of the narratives. Thus, the descending hierarchical classification was used, which allowed the identification of thematic classes, and the correspondence factor analysis, which made it possible to identify which words or expressions are semantically related, forming lexical fields or networks of meanings. This combination of techniques provided a multifaceted view of the data, contributing to a broader and deeper interpretation. The corpus consisted of 20 texts, organized into five classes, separated by 1,669 text segments, with the use of 1,575 text segments (94.37%). The results highlight the influence of local historical landmarks, socio-spatial inequalities between the Administrative Regions, and the trajectories of work and family life on the identity and meaning of aging in the Distrito Federal. Furthermore, it revealed how the unique history of Brasília—as a planned city, a migratory hub and a stage of accelerated transformations— acts as a powerful modulator in the construction and reconstruction of autobiographical memory. It is expected that this research will contribute to a broader understanding of the influence of the socio-historical context on autobiographical memory in old age, offering support for the development of public policies and more contextualized and effective interventions for the local older adults population, thus filling a gap in studies on aging in Brazil by highlighting the particularities of the Distrito Federal.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.