| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Devechi, Catia Piccolo Viero | pt_BR | 
| dc.contributor.author | Cintra, Éllen Daiane | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T18:31:17Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-23T18:31:17Z | - | 
| dc.date.issued | 2025-10-23 | - | 
| dc.date.submitted | 2024-09-23 | - | 
| dc.identifier.citation | CINTRA, Éllen Daiane. Insubmissa educacao negra: sentidos e significados das vozes e fazeres de professoras(es) negras(os) no Brasil e nos EUA. 2024. 307 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52882 | - | 
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | Esta pesquisa de doutorado tem por objetivo compreender, de forma relacional, os sentidos e
significados da educação da, para a e feita pela População Negra conforme compreendida por
professoras (es) negras (os) da Educação Básica no Brasil e nos Estados Unidos. Para tanto,
considerou a diversidade de rastros, ou vestígios, como fotografias, literatura autobiográfica ou
de ficção, reportagens e publicações em meios físicos ou online, relatos pessoais, obras
artísticas, expressões corporais, manifestos pela vida de pessoas negras e suas organizações,
músicas e as narrativas autobiográficas de professoras (es) negras (es) coletadas a partir de
entrevistas narrativas semiestruturadas. Como fundamento teórico, este trabalho reconhece a
antinegritude como princípio fundante (Hartman, 1997; Sharpe, 2016; Vargas, 2017, 2020,
2021a, 2021b). Busca, a partir dessa perspectiva, compreender como a morte social (Patterson,
1982), a sobrevida da escravidão (Hartman, 2007), a transformação do corpo negro em carne
negra e a desgenerificação (Spillers, 1987) se manifestam na e a partir da educação. Como parte
de um fazer indisciplinado, propõem-se 7 revoltas metafóricas, como formas de “desdar” as
voltas ou caminhar em sentido contrário às voltas forçadas ao redor da árvore do esquecimento
em direção à porta do não retorno (Brand, 2001). Nesse sentido, buscou-se zerar o jogo (Vargas,
2021b), centrando em análises, propostas teórico-metodológicas e gramáticas que partem de
perspectivas e contranarrativas negras para a compreensão de nossas experiências sociais e
educativas no Mundo Social. Parte-se, então, de breve discussão sobre racismo e antinegritude,
e como a negação ontológica e social da pessoa negra fundamenta a humanidade, como
exemplificado em dados educacionais e casos que ilustram uma pedagogia da crueldade,
sofrimento e cerceamento dentro e fora das escolas. Em seguida, consideram-se os contextos
contemporâneos e as disputas em torno da consolidação da educação das e para as relações
étnico-raciais para que se possa analisar os processos que estruturam e acompanham a
implementação das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08, no Brasil, e os Estudos Étnicos, nos EUA.
Entre outros, compartilham-se iniciativas individuais e/ou coletivamente organizadas por
educadoras(es) negras(os) nos dois países, presentes nos arquivos e fruto de entrevistas
narrativas semiestruturadas, para que se possa conhecer e analisar experiências que podem
fomentar a imaginação radical, o trabalho de estado de alerta e o pensamento negritadamente
crítico-reflexivo, necessários para a humanização de todas as pessoas. Por fim, empreende-se
fazeres analíticos indisciplinados (Sharpe, 2016) e emprega-se a “trançagem” como ferramenta
metodológica-analítica para a interpretação crítica das entrevistas a partir das 7 dimensões: 1)
afeto, 2) presença-memória ancestral, 3) senso de comunidade, 4) identidade, 5) aprendizagem,
6) violências e 7) futuridades, que são trançadas a partir das 3 categorias – escola, estudantes,
docência, evidenciando os sentidos e significados atribuídos às últimas. Como principais
achados, destacam-se uma Tradição Negra Educadora que permanece interconectada, a partir
de seus fazeres, na Améfrica Ladina (Gonzalez, 2018) e busca ressignificar e/ou construir
outros sentidos para a humanidade e humanização em vista da antinegritude, que marca as
experiências sociais das pessoas negras de forma específica. Além disso, o
(auto)reconhecimento no alunado negro enquanto futuridade, inclusive para as próprias(os)
docentes, revela possibilidades de construção de comunidades pedagógicas e parcerias
fundamentais, especialmente com outras(os) professoras(es), especialmente negras(os), como
alento e encantamento. Isso convida pessoas não negras à reflexão e mobilização para o
aprendizado e comprometimento de um trato e abordagem humanizada – não superrepresentada – das mais variadas perspectivas étnico-raciais na escola, cuja responsabilidade
cabe, exclusivamente, a elas e ao Estado. Aponto, por fim, que educação e educação da
população negra não carregam os mesmos sentidos e significados. | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.title | Insubmissa educacao negra : sentidos e significados das vozes e fazeres de professoras(es) negras(os) no Brasil e nos EUA | pt_BR | 
| dc.type | Tese | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Antinegritude | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Etnicidade | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Professores | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Negros | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Relações étnico-raciais | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | This doctoral research aims to understand, in a relational way, the meanings and significance
of education of, for, and by the Black population as understood by Black teachers in basic
education in Brazil and the United States. It considered various traces or vestiges, such as
photographs, oral narratives, autobiographical or fictional literature, news reports and coverage
in physical or online media, personal accounts, visual arts, bodily expressions, manifestos for
the lives of Black people and their organizations, music, and autobiographical oral narratives
of Black teachers collected through semi-structured narrative interviews. As a theoretical
foundation, this work recognizes anti-Blackness as a founding principle (Hartman, 1997;
Sharpe, 2016; Vargas, 2017, 2020, 2021a, 2021b). From this perspective, it seeks to understand
how social death (Patterson, 1982), the afterlife of slavery (Hartman, 2007), the transformation
of the Black body into Black flesh, and the loss of gender (Spillers, 1987) manifest in and
through education. As part of an undisciplined approach, 7 metaphorical revolts are proposed
as ways to "un-turn" the turns or walk in the opposite direction of the forced turns around the
tree of forgetting towards the door of no return (Brand, 2001). In this sense, it sought to reset
the game (Vargas, 2021b), focusing on analyses, theoretical-methodological proposals, and
grammars that start from Black perspectives and counter-narratives to understand our social
and educational experiences in the Social World. It begins with a brief discussion of racism and
anti-Blackness and how the ontological and social denial of the Black person grounds humanity,
as exemplified in educational data and cases that illustrate a pedagogy of cruelty, suffering, and
restriction inside and outside schools. Then, it considers contemporary contexts and disputes
surrounding the consolidation of education of and for ethnic-racial relations to analyze the
processes that structure and accompany the implementation of Bills No. 10.639/03 and
11.645/08 in Brazil, and Ethnic Studies in the USA. Among others, individual and/or
collectively organized initiatives by Black educators in both countries are shared, present in the
archives and resulting from semi-structured interviews, so that experiences that can foster
radical imagination, alertness work, and Blackly critical-reflexive thinking, necessary for the
humanization of all people, can be known and analyzed. Finally, it undertakes undisciplined
analytical practices (Sharpe, 2016) and employs “braiding” (trançagem) as a methodologicalanalytical tool for the critical interpretation of interviews based on 7 dimensions: 1) affect, 2)
ancestral presence-memory, 3) sense of community, 4) identity, 5) learning, 6) violence, and 7)
futurities, which are braided from the 3 categories - school, students, teaching, evidencing the
meanings and significance attributed to the latter. As main findings, a Black Educating
Tradition that remains interconnected through its practices in Améfrica Ladina (Gonzalez,
2018) stands out and seeks to resignify and/or construct other meanings for humanity and
humanization in view of anti-Blackness, which specifically marks the social experiences of
Black people. Furthermore, the (self)recognition in Black students as futurity, including for the
teachers themselves, reveals possibilities for building pedagogical communities and
fundamental partnerships, especially with other teachers, particularly Black ones, as
encouragement and enchantment. This invites non-Black people to reflect and mobilize for
learning and commitment to a humanized - not over-represented - treatment and approach of
the most varied ethnic-racial perspectives in school, whose responsibility lies exclusively with
them and the State. Finally, I point out that education and education of the Black population do
not carry the same meanings and significance. | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR | 
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |