| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | pt_BR |
| dc.contributor.author | Nascimento, Celina Henriqueta Matos de Heredia | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T18:31:15Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T18:31:15Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-23 | - |
| dc.date.submitted | 2024-12-16 | - |
| dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Celina Henriqueta Matos de Heredia. Formação continuada de professores alfabetizadores: implicações dos Programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Tempo de Aprender nas práticas de leitura e escrita.. 2024. 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52878 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou, com base nas concepções de duas docentes atuantes no 1º ano do
Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, as implicações
dos Programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e Tempo de
Aprender nas práticas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita. Propôs-se a
responder a seguinte questão: Quais as implicações da formação continuada vivida nos
Programas de formação de alfabetização PNAIC e Tempo de Aprender para as práticas
didático-pedagógicas no ensino da leitura e da escrita dos docentes atuantes no Bloco Inicial de
Alfabetização? O estudo ancora-se em dois pilares fundamentais: a formação de professores e
a alfabetização. Para fundamentar a pesquisa, apoiou-se em autores como Chartier (2000; 2007)
para a discussão sobre saberes-fazeres docentes; Tardif (2002) e Saviani (2002; 2009) para
referenciar a história e concepções da formação de professores, entre outros. Com foco na
alfabetização, baseou-se em Mortatti (2004; 2010; 2012; 2021) para abordar a história dos
métodos de alfabetização e em Soares (2008; 2010; 2017; 2021), Leal (2012; 2019) e Morais
(2012; 2019), que discutem alfabetização e letramento, entre outros autores. Trata-se de uma
pesquisa de abordagem qualitativa (André, 2005), considerando sua natureza interpretativa.
Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada com duas
professoras atuantes no 1º ano do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do
Distrito Federal, em 2024. Para a análise dos dados, o estudo utilizou a Análise de Conteúdo
Temática de Bardin (2020) e Franco (2021). Os resultados apontaram que, mesmo com
concepções epistemológicas distintas, as professoras, em uma coerência pragmática, utilizam
pressupostos de ambos os Programas. Como contribuições relevantes do PNAIC, destacaramse os gêneros textuais, a leitura deleite e os modelos de planejamento (sequências e projetos
didáticos). No caso do Tempo de Aprender, as videoaulas foram consideradas importantes para
a orientação de algumas situações didáticas. No que se refere aos eixos do ensino da língua, o
maior investimento foi no eixo da análise linguística e na leitura de textos, considerando a
necessidade da apropriação do sistema de escrita alfabética ao final do primeiro ano. A
metodologia do Tempo de Aprender foi avaliada pelas professoras como mais adequada ao
processo inicial de alfabetização. Com relação às práticas avaliativas, observou-se uma
aproximação com a perspectiva formativa, alinhada aos pressupostos do PNAIC. No eixo da
heterogeneidade, as professoras indicaram diferentes arranjos didáticos e pedagógicos para
atender às hipóteses de escrita dos/as estudantes. Quanto aos recursos e materiais
disponibilizados, as professoras demonstraram ter feito uso dos recursos do Tempo de
Aprender, no entanto, no período da pesquisa, relataram a utilização frequente dos jogos do
PNAIC. Em síntese, os pressupostos de ambos os Programas estavam presentes nas práticas
das professoras, com o objetivo de atender às singularidades de aprendizagem dos/as
estudantes. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Formação continuada de professores alfabetizadores: implicações dos Programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Tempo de Aprender nas práticas de leitura e escrita. | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Professores alfabetizadores | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Alfabetização e letramento | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research investigated the implications of the National Pact for Literacy at the Right Age
(PNAIC) and Time to Learn (Tempo de Aprender) programs for teaching reading and writing,
based on the conceptions of two teachers working in the first year of elementary school at the
Federal District State Department of Education. It set out to answer the following question:
What are the implications of the continuing education experienced in the literacy training
programs PNAIC and Tempo de Aprender for the didactic-pedagogical practices in the teaching
of reading and writing of teachers working in the Initial Literacy Block? The study is based on
two fundamental pillars: teacher training and literacy. To support the research, it relies on
authors such as Chartier (2000; 2007) to discuss teacher know-how; Tardif (2002) and Saviani
(2002,2009) to refer to the history and conceptions of teacher training, among others. With a
focus on literacy, it was based on Mortatti (2004; 2010, 2012; 2021) to address the history of
literacy methods and Soares (2008; 2010; 2017; 2021), Leal (2012,2019), Morais (2012; 2019)
who debate literacy and literacy, as well as other authors. This is a qualitative study (André,
2005), given its interpretative nature. The research instrument used was a semi-structured
interview with two teachers from the Federal District State Department of Education, in 2024,
working in the first year of elementary school. To analyze the data, the study used the Thematic
Content Analysis of Bardin (2020) and Franco (2021). The results of the analysis showed that,
even with different epistemological conceptions, the teachers use the assumptions of the two
programs in a pragmatic coherence. Textual genres, pleasure reading and planning models
(sequences and didactic projects) were identified as relevant contributions from PNAIC. As for
Tempo de Aprender, the video lessons were considered important for guiding some teaching
situations. With regard to the axes of language teaching, the greatest investment was in the axis
of linguistic analysis and reading texts, considering the need for appropriation of the alphabetic
writing system by the end of the first year. The Time to Learn methodology was considered by
the teachers surveyed to be more suitable for the initial literacy process. With regard to
assessment practices, we observed an approximation with the formative perspective, coming
closer to the assumptions defended by PNAIC. In terms of heterogeneity, they pointed to
different didactic and pedagogical arrangements in order to meet the writing hypotheses. As for
the resources and materials made available, the teachers showed that they had used the Tempo
de Aprender resources, but during the research period, they reported frequent use of the PNAIC
games. In summary, the assumptions of both programs were present in the teachers' practice,
with the argument of reaching the singularities of the students' learning. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|