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Título: Lentes que falam : as experiências das crianças da Vila Telebrasília na escola a partir da fotografia participativa
Autor(es): Santos, Ayanne Christine Vieira dos
Orientador(es): Fernandes, Maria Lídia Bueno
Assunto: Infância
Fotografia participativa
Escolas
Vila Telebrasília
Experiências vivenciais
Data de publicação: 23-Out-2025
Referência: SANTOS, Ayanne Christine Vieira dos. Lentes que falam: As experiências das crianças da Vila Telebrasília na escola a partir da fotografia participativa. 2025. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente estudo investiga a infância, suas espacialidades e experiências na escola, com base nas experiências de crianças da Vila Telebrasília, no Distrito Federal, a partir das fotografias realizadas por crianças de 9 a 11 anos da Escola Classe 316 Sul. Buscamos compreender como as crianças vivenciam e se relacionam com o ambiente escolar e seus pares e se a escola tem sido um lugar em que elas têm seus direitos infantis são garantidos. A pesquisa fundamenta-se teoricamente no campo da Geografia da Infância e em estudos multidisciplinares sobre a infância e com uso de metodologia da Fotografia Participativa que possibilita que as crianças registrem suas perspectivas e vivências por meio de fotografias e valorizam sua cultura de pares e suas vozes. Por fim, obtivemos que a escola, para essas crianças, tem sido um local de garantia de direitos e de experiências significativas para sua formação subjetiva e coletivas.
Abstract: The present study investigates childhood, its spatialities, and experiences within the school environment, based on the experiences of children from Vila Telebrasília, in the Federal District, through photographs taken by children aged 9 to 11 from Escola Classe 316 Sul. We seek to understand how children experience and relate to the school environment and their peers, and whether the school has been a place where their childhood rights are upheld. The research is theoretically grounded in the field of the Geography of Childhood and in multidisciplinary studies on childhood. It adopts the methodology of Participatory Photography, which allows children to record their perspectives and experiences through photographs, valuing their peer culture and their voices. Finally, the findings show that, for these children, the school has been a space where their rights are ensured and where meaningful experiences contribute to their subjective and collective development.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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