Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52868
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LisaCelestinaLopesAlvesSilva_DISSERT.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ensino de filosofia no ensino médio : arte musical e filosofia - uma possibilidade no século XXI
Autor(es): Silva, Lisa Celestina Lopes Alves
Orientador(es): Gontijo, Pedro Ergnaldo
Assunto: Legião Urbana (grupo musical)
Filosofia - estudo e ensino
Ensino médio
Rock
Data de publicação: 23-out-2025
Referência: SILVA, Lisa Celestina Lopes Alves. Ensino de filosofia no ensino médio: arte musical e filosofia - uma possibilidade no século XXI. 2025. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Seria possível realizar um trabalho pedagógico filosófico que levasse o estudante a ter uma postura crítica, autônoma e ativa? Para responder a essa questão, abordamos uma possibilidade de aprendizagem com base no novo ensino médio, mas de modo a levar em consideração as suas variações regionais, a aplicabilidade em um projeto e também o fato de que as novas gerações já nasceram na era tecnológica. A proposta, certamente, não trata a Filosofia como redentorista, mas procura usá-la como rota de fuga do padrão tradicional proposto pelo ensino atual. Nesse sentido, trata-se de uma reflexão sobre o ato de ensinar para o desenvolvimento de uma postura socialmente ativa, passando pela escola, pelo ensino médio e o pelo documento oficial que direciona a educação brasileira – BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Ademais, envolve a Filosofia a partir das concepções de Deleuze e Guattari, as quais fortalecem a fundamentação sobre a importância de criar conceitos, bem como a percepção de Silvio Gallo, o qual explora a ideia das oficinas filosóficas. Ainda de modo a ampliar o escopo de sustentação desta análise, estabelece-se íntima conexão com a psicologia da educação, na perspectiva de Wallon, no que tange a importância da afetividade no processo de ensinoaprendizagem. Outrossim, seguindo a linha mais ampla de análise, também faz-se uma associação com a arte musical como fenômeno social, estudo apoiado nas reflexões de Schopenhauer e Adorno. Com isso, surgiu a proposta de ensino de Filosofia como sequência didática, a qual evoluiu para uma coletânea, que está voltada para os três anos do ensino médio utilizando-se as letras atemporais da banda brasiliense Legião Urbana.
Abstract: Would it be possible to carry out philosophical pedagogical work that would lead students to adopt a critical, autonomous and active stance? To answer this question, we will address a learning possibility based on the new high school system, but in a way that takes into account its regional variations, its applicability in a project and also the fact that the new generations were born in the technological era. The proposal certainly does not treat Philosophy as redemptive, but seeks to use it as an escape route from the traditional pattern proposed by current education. In this sense, it is a reflection on the act of teaching for the development of a socially active stance, going through school, high school and the official document that guides Brazilian education – BNCC (National Common Curricular Base). Furthermore, it involves Philosophy based on the concepts of Deleuze and Guattari, which strengthen the foundation on the importance of creating concepts, as well as the perception of Silvio Gallo, who explores the idea of philosophical workshops. In order to broaden the scope of this analysis, a close connection is established with educational psychology, from Wallon's perspective, regarding the importance of affectivity in the teaching-learning process. Furthermore, following the broader line of analysis, an association is also made with musical art as a social phenomenon, a study supported by the reflections of Schopenhauer and Adorno. With this, the proposal of teaching Philosophy as a didactic sequence emerged, which evolved into a collection, which is aimed at the three years of high school using the timeless lyrics of the Brasilia band Legião Urbana.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Filosofia (ICH FIL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Mestrado Profissional, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.