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Título: Características de autorregulação da aprendizagem de alunos do E-learning corporativo da Polícia Federal
Autor(es): Cardoso, Murilo Luiz
Orientador(es): Mauerberg Junior, Arnaldo
Assunto: E-learning
Polícia Federal
Aprendizagem autorregulada
Massive Open Online Course (MOOC)
Data de publicação: 22-Out-2025
Referência: CARDOSO, Murilo Luiz. Características de autorregulação da aprendizagem de alunos do E-learning corporativo da Polícia Federal. 2025. 110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A Polícia Federal brasileira mantém um programa de educação corporativa que conta, em 2024, com mais de 20 mil egressos entre policiais federais, estaduais, penais e servidores públicos das mais variadas carreiras, brasileiros e estrangeiros. Oferece cursos presenciais, híbridos e a distância com o objetivo de formar e especializar profissionais de segurança pública para exercerem, com excelência, suas atribuições, bem como formular e difundir a doutrina policial em defesa da sociedade. Esse programa oferece diversos cursos em E-learning, via internet, em plataformas próprias baseadas em Moodle, possuindo em seu catálogo cursos com acompanhamento docente e no formato autoinstrucional (Massive Online Open Courses - MOOC). Dentre os MOOC, destacam-se os de captação por livre-matrícula, destinados indistintamente a todos os servidores. O objetivo desta pesquisa é avaliar, com a aplicação do Questionário de Autorregulação da Aprendizagem Online (Online Self-Regulated Learning Questionnaire - OSLQ), as características da aprendizagem autorregulada (Self-Regulated Learning – SRL) em curso E-Learning ofertado pela Polícia Federal dentro dos construtos propostos por Barnard et al. (2009), validando o instrumento para o contexto da segurança pública, identificando as principais estratégias de SRL relatadas e verificando se o impacto de tais estratégias interfere no resultado (aprovação ou desligamento). Foram amostrados 335 alunos de MOOC de livre demanda destinado aos servidores usuários da Plataforma ANP.net. O tratamento estatístico dos dados partiu de uma análise descritiva e da aplicação de teste de confiabilidade com o Coeficiente Alfa de Cronbach, para examinar os dados obtidos com a aplicação do instrumento OSLQ validado por Rodrigues et al. (2016). A validação do instrumento foi levada a efeito com aplicação de Análise Fatorial Confirmatória e adoção de ajustes ao modelo original, reduzindo as variáveis, mas mantendo-se os 6 fatores (construtos) de Barnard et al. (2009). Buscou-se verificar as estratégias mais comumente aplicadas entre os alunos com maior índice no OSLQ e aqueles que obtiveram aproveitamento no MOOC, averiguando a percepção de diferença estatisticamente significante entre o resultado dos alunos de maior nota no OSLQ daqueles com menor nota. Foi confirmada que a adoção de estratégias metacognitivas é a mais frequente estratégia de SRL aplicada. Também se confirmou a associação entre a pontuação nos construtos do OSLQ e a aprovação no MOOC.
Abstract: The Brazilian Federal Police maintains a corporate education program which, as of 2024, has more than 20,000 graduates, including federal, state, and prison police officers, as well as public servants from a wide range of careers, both Brazilian and international. The program offers inperson, hybrid, and distance learning courses with the aim of training and specializing public security professionals to perform their duties with excellence, while also formulating and disseminating policing doctrine in defense of society. This program delivers a variety of elearning courses over the internet using proprietary Moodle-based platforms, which include both instructor-led and self-paced formats (Massive Open Online Courses – MOOCs). Among these, open-enrollment MOOCs stand out for being accessible to all public servants regardless of position or rank. The objective of this study is to evaluate the characteristics of self-regulated learning (SRL) in an e-learning course offered by the Federal Police, through the application of the Online Self-Regulated Learning Questionnaire (OSLQ), within the constructs proposed by Barnard et al. (2009). The study aims to validate the instrument in the context of public security, identify the main SRL strategies reported by learners, and assess whether the use of such strategies has an impact on course outcomes (i.e., completion or withdrawal). The sample consisted of 335 students enrolled in open-demand MOOCs targeted at public servants using the ANP.net platform. Statistical analysis included descriptive statistics and reliability testing using Cronbach’s Alpha Coefficient to assess the internal consistency of the OSLQ, as previously validated by Rodrigues et al. (2016). The validation process involved conducting Confirmatory Factor Analysis (CFA) and making adjustments to the original model, reducing the number of variables while preserving the six factors (constructs) proposed by Barnard et al. (2009). The study further investigated the most frequently adopted strategies among students with higher OSLQ scores and those who successfully completed the MOOC, analyzing whether there was a statistically significant difference in outcomes between learners with higher and lower levels of SRL. Findings confirmed that metacognitive strategies are the most frequently used SRL strategies. A positive association was also confirmed between students’ scores on the OSLQ constructs and successful course completion.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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