| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Pinto, Marizângela Apararecida de Bortolo | - |
| dc.contributor.author | Sousa, Rejane Barbosa de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T16:07:34Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-21T16:07:34Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-27 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Rejane Barbosa de. Festival de dança e música: uma prática pedagógica para o ensino de geografia na educação de jovens e adultos de Planaltina-DF. 2025. 163 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52808 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Nos últimos anos, especialmente após a pandemia de Covid-19, a Educação de Jovens e
Adultos (EJA) tem enfrentado desafios relacionados à motivação e permanência dos
estudantes. Quando se trata da aprendizagem em Geografia esse contexto se torna ainda
mais complexo, demandando dos docentes um olhar mais aguçado para as necessidades
de aprendizagem e a motivação dos alunos. Neste sentido, o objetivo principal é analisar
as contribuições do festival de dança e música como uma prática pedagógica inovadora
para o ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos em Planaltina-DF,
considerando as percepções de estudantes, professores e coordenadores intermediários
envolvidos na experiência. A abordagem utiliza dança e música para trabalhar conceitos
e categorias geográficas, como território, espaço e lugar, promovendo a compreensão das
culturas e regiões brasileiras. Fundamentado em referenciais teóricos de Milton Santos,
Libâneo, Cavalcanti, Freire, entre outros, o projeto busca integrar os planos de ensino da
Geografia às vivências dos estudantes, valorizando suas experiências de vida e
promovendo sentimentos de pertencimento e identidade cultural. A pesquisa se pautou
pelo método de pesquisa participante, com a realização de grupos focais, com o objetivo
de analisar a aprendizagem sobre a sociedade e identidade cultural e seus territórios, a
partir das expressões da dança e da música, além de sentimentos de pertencimento no
ambiente de interação com a proposta. As práticas produzidas pelos estudantes de acordo
com temas geradores, são importantes, pois trata-se de um olhar sobre o meio em que
vivem, sobre as diferentes culturas e regiões, sobre a linguagem que a dança quer
expressar, no que diz respeito a identidade territorial e também sobre suas próprias
experiências de vida. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa e participativa, com
grupos focais realizados em duas unidades escolares, dentre dez participantes, para
analisar as percepções de estudantes, professores e coordenadores intermediários sobre o
impacto do festival no processo de aprendizagem. A utilização de temas geradores
permite que os estudantes interpretem suas realidades, conectando o conhecimento
geográfico ao cotidiano e à identidade territorial. Dessa forma, o estudo contribui para o
desenvolvimento de metodologias ativas, que incentivam a permanência escolar e
enriquecem o ensino na EJA. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Festival de dança e música : uma prática pedagógica para o ensino de geografia na educação de jovens e adultos de Planaltina-DF | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Identidade cultural | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Festivais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Dança | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Música | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | In recent years, especially after the Covid-19 pandemic period, it has become increasingly
difficult to maintain the motivation and attendance of Youth and Adult Education (EJA)
students. Faced with this problem, this project presents a pedagogical practice based on
the use of dance and music, aiming at the development of geographic concepts and
categories arranged in teaching plans, and in the theoretical references of classic authors
of Geography and Pedagogy, such as: Milton Santos, Libâneo, Cavalcante, Di Pierro,
Saviani, Freire and others. In this way, creating new meanings and appropriations by
students. The research covers actions aimed at implementing a teaching methodology that
makes the Dance and Music Festival an instrument for recognizing the culture of different
Brazilian regions. The National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN) of 1996
ratifies that EJA is aimed at all those who did not have access to school at the appropriate
age. However, a major concern with the development of EJA learning concerns the
methodological strategies that must reach all students, in different age groups and at
different levels of knowledge. In this way, qualitative research will be carried out, with the
execution of focus groups, in two school units, among the ten that will participate in the
project, with the objective of verifying the perceptions of students, teachers and
intermediate coordinators about the experience of the music festival and dance. The
research will be based on the participatory research method, with focus groups carried
out, with the aim of analyzing learning about society and cultural identity and its
territories, based on the expressions of dance and music, as well as feelings of belonging
in the interaction environment with the proposal. The practices produced by students
according to generating themes are important, as they are a look at the environment in
which they live, at different cultures and regions, at the language that dance wants to
express, with regard to identity. territorial and also about their own life experiences. This
work aims to explore geographic concepts and categories, such as territory, space and
place. Thus, the study integrates a reflection derived from experiences of using dance and
music for active methodologies in Geography teaching led and guided by the author. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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