Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52770
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PesquisasPercepcoesEgressos.pdf685,03 kBAdobe PDFView/Open
Title: Pesquisas sobre as percepções de egressos acerca do curso de pedagogia : um estado do conhecimento
Other Titles: Research on graduates’ perceptions of the pedagogy program : a state of-the-art review
Investigaciones sobre las percepciones de egresados acerca del curso de pedagogía : un estado del conocimiento
Authors: Braga, Cláudia Soares de Oliveira
Machado, Liliane Campos
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade de Brasília
Assunto:: Professores - formação
Pedagogia
Egressos
Issue Date: 23-Jun-2025
Publisher: Observatorio de La Economía Latinoamericana
Citation: BRAGA, Cláudia Soares de Oliveira; MACHADO, Liliane Campos. Pesquisas sobre as percepções de egressos acerca do curso de pedagogia: um estado do conhecimento. Observatório de la Economía Latinoamericana, Curitiba, v. 23, n. 6, e10406, 2025. DOI: 10.55905/oelv23n6-141. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/10406. Acesso em: 20 out. 2025.
Abstract: Este artigo apresenta uma revisão de literatura do tipo "estado do conhecimento", motivada pela necessidade de compreender como os egressos dos cursos de Pedagogia percebem a formação recebida durante a graduação. A pesquisa parte da seguinte questão: as percepções dos egressos dos cursos de Pedagogia têm sido objeto de investigação nos estudos voltados à implementação e ao aprimoramento do campo da Pedagogia? O objetivo central do estudo é mapear e analisar produções acadêmicas que abordam essa temática, identificando lacunas e tendências nas pesquisas existentes. Para isso, foi realizado um levantamento documental e bibliográfico de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas entre 2006 e 2022 em Faculdades e Departamentos de Educação de universidades brasileiras — período iniciado com a vigência da Resolução CNE/CP n.º 1, de 15/05/2006, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. Também foram analisados textos completos publicados em eventos e periódicos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe), e na base SciELO. Os resultados revelam uma produção significativa sobre a formação inicial de pedagogos; contudo, não foram encontrados, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), estudos que compartilhem o mesmo foco e os mesmos referenciais teóricos e metodológicos desta investigação. Conclui-se que há uma lacuna nas pesquisas quanto às percepções dos egressos como objeto central de análise, o que reforça a relevância deste estudo para a compreensão e o aprimoramento da formação docente em Pedagogia.
Abstract: This article presents a state-of-the-art literature review, motivated by the need to understand how graduates of Pedagogy programs perceive the education they received during their undergraduate studies. The research is guided by the following question: Have the perceptions of Pedagogy graduates been the object of investigation in studies aimed at the implementation and improvement of the Pedagogy field? The main objective is to map and analyze academic productions addressing this topic, identifying gaps and trends in existing research. To this end, a documentary and bibliographic survey was conducted, including master's dissertations and doctoral theses defended between 2006 and 2022 in Schools and Departments of Education at Brazilian universities— corresponding to the period following the enactment of Resolution CNE/CP No. 1 of May 15, 2006, which established the National Curriculum Guidelines for the Pedagogy undergraduate program. Complete papers published in events and journals of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (Anped), in the National Meeting on Teaching Didactics and Practices (Endipe), and academic articles available in the SciELO network were also analyzed. The results reveal a significant volume of academic production on the initial training of pedagogues; however, no studies sharing the same focus, methodological approaches, and analytical frameworks as this research were found in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). It is concluded that there is a gap in research concerning graduates’ perceptions as a central object of analysis, underscoring the relevance of this study for understanding and enhancing teacher education in Pedagogy.
Resumen: Este artículo presenta una revisión de la literatura del tipo “estado del conocimiento”, motivada por la necesidad de comprender cómo los egresados de los cursos de Pedagogía perciben la formación recibida durante la carrera de grado. La investigación parte de la siguiente pregunta: ¿Han sido las percepciones de los egresados de Pedagogía objeto de investigación en los estudios destinados a la implementación y mejora del campo de la Pedagogía? El objetivo principal es mapear y analizar producciones académicas que abordan esta temática, identificando vacíos y tendencias en las investigaciones existentes. Para ello, se realizó un relevamiento documental y bibliográfico de disertaciones de maestría y tesis doctorales defendidas entre 2006 y 2022 en Facultades y Departamentos de Educación de universidades brasileñas, coincidiendo con el período de vigencia de la Resolución CNE/CP Nº 1, del 15/05/2006, que establece las Directrices Curriculares Nacionales para el curso de Pedagogía. También se analizaron textos completos publicados en eventos y revistas de la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Educación (Anped), en el Encuentro Nacional de Didáctica y Prácticas de Enseñanza (Endipe), así como artículos académicos disponibles en la red SciELO. Los resultados muestran una producción académica significativa sobre la formación inicial de pedagogos; sin embargo, no se encontraron en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) estudios que compartan el mismo enfoque, referenciales teóricos y metodológicos de esta investigación. Se concluye que existe una laguna en las investigaciones en lo que respecta a las percepciones de los egresados como objeto central de análisis, lo que refuerza la relevancia de este estudio para la comprensión y el perfeccionamiento de la formación docente en Pedagogía.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/10406. Acesso em: 20 out. 2025.
DOI: https://doi.org/10.55905/oelv23n6-141
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52770/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.