| Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
| dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | pt_BR |
| dc.contributor.author | Carvalho, Silmara Ayres de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-15T18:20:06Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-15T18:20:06Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-15 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-28 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Silmara Ayres de. A EAPE e a formação continuada de professores na rede pública do Distrito Federal no pós-pandemia: avanços, retrocessos e resistências. 2025. 355 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52728 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade de Brasília, Linha de Pesquisa Profissão Docente Currículo e
Avaliação, tem por objetivo geral compreender a formação continuada nos
processos de reconfiguração da educação no período pós-pandêmico e por objetivos
específicos: caracterizar como a relação capital-educação na qual se insere a
formação de professores; apontar o processo de desenvolvimento da formação
continuada no Brasil, as concepções e as forças em disputa no campo da formação
de professores e analisar a relação dos aspectos da formação continuada de
professores da educação básica do Distrito Federal, nas etapas dos anos iniciais e
anos finais no período pós-pandêmico. A pesquisa está vinculada à produção do
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de
Professores/Pedagogos - GEPFAPe, e constitui-se como um dos projetos que
integram a Pesquisa: Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia
sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente, pesquisa
financiada pela CAPES que visa constituir um Observatório da Educação Básica
como instrumento de controle social das políticas públicas de Educação. Foram
analisadas 89 propostas de cursos de anos iniciais e anos finais elaboradas pela
Unidade-Escola de Formação Continuada de Profissionais da Educação do Distrito
Federal. Da análise emergiram categorias que permitiram compreender o nosso
objeto para além da aparência, evidenciando uma política local em consonância com
os processos de reconfiguração do trabalho, na perspectiva da acumulação
capitalista, por meio de mecanismos de padronização da formação continuada no
movimento de aumento da tecnologização do processo que favorece o aumento do
controle sobre o trabalho docente, retirando a autonomia do formador, impondo-lhe o
ritmo de trabalho por meio da plataformização, além de estabelecer a
individualização como forma de trabalho, já que cada formador realiza a maior parte
de seu trabalho em casa, o que opera em favor da responsabilização destes pelo
resultado. A pesquisa revelou ainda que o espaço de formação continuada no
Distrito Federal se constitui espaço de luta e resistência dos formadores que se
articulam e constroem coletivamente formas para enfrentar o avanço das políticas
que operam contra a educação, portanto, embora governos e empresários avancem
no aprofundamento do desmonte da formação continuada, este segue sendo um
campo em disputa. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A EAPE e a formação continuada de professores na rede pública do Distrito Federal no pós-pandemia : avanços, retrocessos e resistências | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Relação educação-capital | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Pós-pandemia | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research is linked to the Postgraduate Program in Education at the University of
Brasília, Line of Research Teacher Profession, Curriculum, and Evaluation. Its
general objective is to understand Continuing Education in the processes of
education reconfiguration in the post-pandemic period, and its specific objectives are:
to characterize the capital-education relationship in which teacher training is inserted;
to point out the development process of Continuing Education in Brazil, the
conceptions, the forces in dispute in the field of teacher training; and to analyze the
relationship of aspects of Continuing Education for basic education teachers in the
Federal District, in the initial and final years of Elementary School, in the postpandemic period. The research is linked to the production of the Study and Research
Group on Teacher Training and Performance - GEPFAPe, and constitutes one of the
projects that integrate the Research: Observatory of Basic Education: impacts of the
pandemic on the rights to education and the reconfiguration of teaching work,
research funded by CAPES that aims to establish an Observatory of Basic Education
as an instrument of social control of public education policies. A total of 89 course
proposals for teachers of initial and final years were analyzed, developed by the
School Unit for Continuing Education of Education Professionals in the Federal
District. The analysis revealed categories that allowed us to understand our object
beyond appearance, evidencing a local policy in line with the processes of work
reconfiguration, in the perspective of capitalist accumulation, through mechanisms of
standardization of Continuing Education in the movement of increasing
technologization of the process that favors increased control over teaching work,
removing the autonomy of the trainer, imposing on them the work rhythm through
platformization, in addition to establishing individualization as a form of work, since
each trainer performs most of their work at home, which operates in favor of their
accountability for the result. The research also revealed that the space of Continuing
Education in the Federal District constitutes a space of struggle and resistance of
trainers who articulate and collectively build forms to confront the advancement of
policies that operate against education. Therefore, although governments and
entrepreneurs advance in the deepening of the dismantling of Continuing Education,
it remains a disputed field. | pt_BR |
| dc.description.abstract2 | Esta investigación se enmarca en el Programa de Posgrado en Educación de la
Universidad de Brasilia, Línea de Investigación Profesorado, Currículo y Evaluación.
Su objetivo general es comprender la formación continua en los procesos de
reconfiguración de la educación en el período postpandémico, y sus objetivos
específicos son: caracterizar la relación capital-educación en la que se inserta la
formación de profesores; señalar el proceso de desarrollo de la formación continua
en Brasil, las concepciones y las fuerzas en disputa en el campo de la formación de
profesores; y analizar la relación de aspectos de la formación continua para
profesores de educación básica en el Distrito Federal, en los años iniciales y finales
de la educación primaria, en el período postpandémico. La investigación se enmarca
en la producción del Grupo de Estudios y Pesquisas sobre Formación y Actuación de
Profesores/Pedagogos - GEPFAPe, y constituye uno de los proyectos que integran
la Investigación: Observatorio de la Educación Básica: impactos de la pandemia en
el derecho a la educación y la reconfiguración del trabajo docente, investigación
financiada por CAPES que busca establecer un Observatorio de la Educación Básica
como instrumento de control social de las políticas públicas de educación. Se
analizaron 89 propuestas de cursos para professores de años iniciales y finales,
elaboradas por la Unidad-Escuela de Formación Continua de Profesionales de la
Educación en el Distrito Federal. El análisis reveló categorías que permitieron
comprender nuestro objeto más allá de la apariencia, evidenciando una política local
en consonancia con los procesos de reconfiguración del trabajo, en la perspectiva de
la acumulación capitalista, a través de mecanismos de estandarización de la
formación continua en el movimiento de aumento de la tecnologización del proceso
que favorece el aumento del control sobre el trabajo docente, retirando la autonomía
del formador, imponiéndole el ritmo de trabajo a través de la plataforma, además de
establecer la individualización como forma de trabajo, ya que cada formador realiza
la mayor parte de su trabajo en casa, lo que opera a favor de su responsabilización
por el resultado. La investigación también reveló que el espacio de formación
continua en el Distrito Federal se constituye en un espacio de lucha y resistencia de
los formadores que se articulan y construyen colectivamente formas para enfrentar el
avance de las políticas que operan contra la educación. Por lo tanto, aunque los
gobiernos y los empresarios avancen en el profundización del desmonte de la
formación continua, sigue siendo un campo en disputa. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|