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2025_AlessandraAlmeidaCardosoPonceLeon_DISSERT.pdf14,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAmazonas, Maurício de Carvalho-
dc.contributor.authorLeon, Alessandra Almeida Cardoso Ponce-
dc.date.accessioned2025-10-15T14:51:53Z-
dc.date.available2025-10-15T14:51:53Z-
dc.date.issued2025-10-15-
dc.date.submitted2025-05-29-
dc.identifier.citationLEON, Alessandra Almeida Cardoso Ponce. Educacão ambiental inclusiva de alunos com deficiência visual: o uso de tecnologia lúdica como estratégia de ensino sobre o cerrado tendo como base o Jardim Botânico de Brasília. 2025. 147 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52719-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo a construção de um jogo pedagógico e inclusivo no Sistema Dosvox sobre o bioma cerrado, presente no Jardim Botânico de Brasília (JBB). A intenção foi facilitar o acesso dos alunos com deficiência visual e baixa visão à Educação Ambiental. A pesquisa buscou fazer a conexão entre o jogo pedagógico e inclusivo com a experiência sensorial real, utilizando o Jardim sensorial do JBB como preâmbulo da trilha. As sensorialidades das partes, como texturas, aromas e sons das diferentes fitofisionomias do cerrado, fizeram com que os alunos percebessem o todo ecossistêmico presente na trilha Krahô. A revisão da literatura destacou a relação entre educação ambiental lúdica, inclusiva, tecnológica e a vivência em espaços verdes como o JBB. Os objetivos envolveram a elaboração de um jogo pedagógico inclusivo sobre o bioma cerrado, baseado no Jardim Botânico de Brasília, para alunos com deficiência visual, utilizando o software Dosvox e a ferramenta Jogavox. Além disso, foi criado um percurso dirigido e sensorial no JBB para facilitar o acesso à Educação Ambiental. A metodologia adotada foi uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários diagnóstico e de avaliação do produto e das práticas educativas relacionadas ao tema. O resultado esperado foi facilitar o acesso dos alunos com deficiência visual à Educação Ambiental. Como produto final, o projeto gerou um jogo pedagógico e inclusivo por meio do Sistema Dosvox, contribuindo para ampliar o acesso à Educação Ambiental para esses estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducacão ambiental inclusiva de alunos com deficiência visual : o uso de tecnologia lúdica como estratégia de ensino sobre o cerrado tendo como base o Jardim Botânico de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDeficientes visuaispt_BR
dc.subject.keywordEducação ambiental inclusivapt_BR
dc.subject.keywordJardim Botânico de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordBioma Cerradopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSilva, Wesley Pereira da-
dc.description.abstract1This work aimed to develop an inclusive and educational game within the Dosvox System about the Cerrado biome, located at the Brasília Botanical Garden (JBB). The goal was to facilitate access to Environmental Education for students with visual impairments and low vision. The research sought to connect the educational and inclusive game with real sensory experiences by using the sensory garden at JBB as a preamble to the trail. The sensory aspects of different parts, such as textures, aromas, and sounds of the various phytophysiognomies of the Cerrado, allowed students to perceive the entire ecosystem present in the Krahô trail. The literature review highlighted the relationship between playful, inclusive, and technological environmental education and experiences in green spaces like JBB. The objectives involved creating an inclusive educational game about the Cerrado biome, based on the Brasília Botanical Garden, for students with visual impairments, using the Dosvox software and the Jogavox tool. Additionally, a guided and sensory route was created at JBB to facilitate access to Environmental Education. The adopted methodology was qualitative research, involving diagnostic and evaluation questionnaires of the product and related educational practices. The expected outcome was to make Environmental Education more accessible to students with visual impairments. As the final product, the project resulted in an inclusive educational game through the Dosvox System, contributing to expanding access to Environmental Education for these students.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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