| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
| dc.contributor.advisor | Amazonas, Maurício de Carvalho | - |
| dc.contributor.author | Leon, Alessandra Almeida Cardoso Ponce | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-15T14:51:53Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-15T14:51:53Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-15 | - |
| dc.date.submitted | 2025-05-29 | - |
| dc.identifier.citation | LEON, Alessandra Almeida Cardoso Ponce. Educacão ambiental inclusiva de alunos com deficiência visual: o uso de tecnologia lúdica como estratégia de ensino sobre o cerrado tendo como base o Jardim Botânico de Brasília. 2025. 147 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52719 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo a construção de um jogo pedagógico e inclusivo no Sistema
Dosvox sobre o bioma cerrado, presente no Jardim Botânico de Brasília (JBB). A intenção
foi facilitar o acesso dos alunos com deficiência visual e baixa visão à Educação Ambiental.
A pesquisa buscou fazer a conexão entre o jogo pedagógico e inclusivo com a experiência
sensorial real, utilizando o Jardim sensorial do JBB como preâmbulo da trilha. As
sensorialidades das partes, como texturas, aromas e sons das diferentes fitofisionomias do
cerrado, fizeram com que os alunos percebessem o todo ecossistêmico presente na trilha
Krahô. A revisão da literatura destacou a relação entre educação ambiental lúdica, inclusiva,
tecnológica e a vivência em espaços verdes como o JBB. Os objetivos envolveram a
elaboração de um jogo pedagógico inclusivo sobre o bioma cerrado, baseado no Jardim
Botânico de Brasília, para alunos com deficiência visual, utilizando o software Dosvox e a
ferramenta Jogavox. Além disso, foi criado um percurso dirigido e sensorial no JBB para
facilitar o acesso à Educação Ambiental. A metodologia adotada foi uma pesquisa
qualitativa, com aplicação de questionários diagnóstico e de avaliação do produto e das
práticas educativas relacionadas ao tema. O resultado esperado foi facilitar o acesso dos
alunos com deficiência visual à Educação Ambiental. Como produto final, o projeto gerou
um jogo pedagógico e inclusivo por meio do Sistema Dosvox, contribuindo para ampliar o
acesso à Educação Ambiental para esses estudantes. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Educacão ambiental inclusiva de alunos com deficiência visual : o uso de tecnologia lúdica como estratégia de ensino sobre o cerrado tendo como base o Jardim Botânico de Brasília | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Deficientes visuais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação ambiental inclusiva | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Jardim Botânico de Brasília | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Bioma Cerrado | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.contributor.advisorco | Silva, Wesley Pereira da | - |
| dc.description.abstract1 | This work aimed to develop an inclusive and educational game within the Dosvox System
about the Cerrado biome, located at the Brasília Botanical Garden (JBB). The goal was to
facilitate access to Environmental Education for students with visual impairments and low
vision. The research sought to connect the educational and inclusive game with real sensory
experiences by using the sensory garden at JBB as a preamble to the trail. The sensory
aspects of different parts, such as textures, aromas, and sounds of the various
phytophysiognomies of the Cerrado, allowed students to perceive the entire ecosystem
present in the Krahô trail. The literature review highlighted the relationship between playful,
inclusive, and technological environmental education and experiences in green spaces like
JBB. The objectives involved creating an inclusive educational game about the Cerrado
biome, based on the Brasília Botanical Garden, for students with visual impairments, using
the Dosvox software and the Jogavox tool. Additionally, a guided and sensory route was
created at JBB to facilitate access to Environmental Education. The adopted methodology
was qualitative research, involving diagnostic and evaluation questionnaires of the product
and related educational practices. The expected outcome was to make Environmental
Education more accessible to students with visual impairments. As the final product, the
project resulted in an inclusive educational game through the Dosvox System, contributing
to expanding access to Environmental Education for these students. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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