Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52717
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_EsdrasSantosDeOliveira_DISSERT.pdf5,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSantos, Wytler Cordeiro dos-
dc.contributor.authorOliveira, Esdras Santos de-
dc.date.accessioned2025-10-15T14:09:49Z-
dc.date.available2025-10-15T14:09:49Z-
dc.date.issued2025-10-15-
dc.date.submitted2025-07-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Esdras Santos de. Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de eletromagnetismo com o apoio de materiais do cotidiano no ensino médio. 2025. 192 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52717-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação foi desenvolvida com o intuito de apresentar, de uma maneira diferenciada, tópicos de eletromagnetismo aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, por meio de materiais e fenômenos familiares que aparecem frequentemente no cotidiano desses estudantes. Para a realização deste trabalho, foi escolhida a aplicação de uma Sequência Didática inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, utilizando o modelo de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), proposto por Moreira (2013). Nesta investigação serão utilizados dispositivos geradores e receptores para aproximar os alunos de conceitos como corrente elétrica, circuito, campo magnético, indução eletromagnética, anteriormente trabalhados de forma tradicional durante as aulas em uma escola pública do Estado de Goiás. Neste trabalho foram utilizados vídeos, simuladores e questionários para complementar experimentos práticos apresentados como demonstração.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de eletromagnetismo com o apoio de materiais do cotidiano no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeProposal for the construction of a didactic sequence addressing electromagnetism topics using everyday materials in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEletromagnetismopt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This present dissertation was developed with the aim of presenting, in a differentiated way, topics in electromagnetism to 3rd-year high school students, using familiar materials and phenomena that frequently appear in their daily lives. To carry out this work, a Didactic Sequence was applied, inspired by David Ausubel's theory of Meaningful Learning, using the model of Potentially Significant Teaching Units (UEPS), proposed by Moreira (2013). In this investigation, generator and receiver devices were used to bring students closer to concepts such as electric current, circuits, magnetic fields, and electromagnetic induction, which had previously been addressed in a traditional manner during classes in a public school in the state of Goiás. Videos, simulators, and questionnaires were also used to complement practical experiments presented as demonstrations.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52717/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.