| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
| dc.contributor.advisor | Santos, Wytler Cordeiro dos | - |
| dc.contributor.author | Oliveira, Esdras Santos de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-15T14:09:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-15T14:09:49Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-15 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-16 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Esdras Santos de. Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de eletromagnetismo com o apoio de materiais do cotidiano no ensino médio. 2025. 192 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52717 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A presente dissertação foi desenvolvida com o intuito de apresentar, de uma maneira
diferenciada, tópicos de eletromagnetismo aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, por
meio de materiais e fenômenos familiares que aparecem frequentemente no cotidiano
desses estudantes. Para a realização deste trabalho, foi escolhida a aplicação de uma
Sequência Didática inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa de David
Ausubel, utilizando o modelo de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas
(UEPS), proposto por Moreira (2013). Nesta investigação serão utilizados dispositivos
geradores e receptores para aproximar os alunos de conceitos como corrente elétrica,
circuito, campo magnético, indução eletromagnética, anteriormente trabalhados de
forma tradicional durante as aulas em uma escola pública do Estado de Goiás. Neste
trabalho foram utilizados vídeos, simuladores e questionários para complementar
experimentos práticos apresentados como demonstração. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de eletromagnetismo com o apoio de materiais do cotidiano no ensino médio | pt_BR |
| dc.title.alternative | Proposal for the construction of a didactic sequence addressing electromagnetism topics using everyday materials in high school | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Eletromagnetismo | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This present dissertation was developed with the aim of presenting, in a differentiated
way, topics in electromagnetism to 3rd-year high school students, using familiar
materials and phenomena that frequently appear in their daily lives. To carry out this
work, a Didactic Sequence was applied, inspired by David Ausubel's theory of
Meaningful Learning, using the model of Potentially Significant Teaching Units (UEPS),
proposed by Moreira (2013). In this investigation, generator and receiver devices were
used to bring students closer to concepts such as electric current, circuits, magnetic
fields, and electromagnetic induction, which had previously been addressed in a
traditional manner during classes in a public school in the state of Goiás. Videos,
simulators, and questionnaires were also used to complement practical experiments
presented as demonstrations. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|