| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Oliveira, Alessandro Roberto de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Pereira, Michelly Ribeiro dos Santos | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:37Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-14T21:03:37Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-28 | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Michelly Ribeiro dos Santos. Identidade, território e educação ambiental no Quilombo Mesquita. 2025. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52714 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa baseia-se inicialmente na experiência de trabalho como Orientadora
Educacional na Escola Municipal Aleixo Pereira Braga, na Comunidade Quilombola
Mesquita, localizada no município de Cidade Ocidental-GO, no entorno Sul do Distrito
Federal. O objetivo deste trabalho é compreender a relação entre identidade e território do
quilombo a partir da Educação Ambiental. Para isso, a pesquisa combina levantamento
bibliográfico, documental e pesquisa participante para refazer um breve relato histórico sobre
a Comunidade Mesquita desde a doação de terras até o último resultado do Censo
Demográfico do IBGE de 2022. A partir da vivência no contexto atual da comunidade,
abordamos a relação com o meio ambiente e o papel da educação ambiental nesse contexto,
assim como suas tradições culturais, como festas, danças, comidas que durante décadas são
cultivados por famílias. Finalizamos esta pesquisa falando sobre a luta e resistência da
comunidade em comprovar a titularidade de suas terras. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Identidade, território e educação ambiental no Quilombo Mesquita | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Território | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Tradições culturais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Quilombo Mesquita (GO) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Quilombos | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research is initially based on my experience working as an the Escola Municipal Aleixo
Pereira Braga, located in the Comunidade Quilombola Mesquita, in the municipality of
Cidade Ocidental-GO, in the southern surroundings of the Distrito Federal. During my tenure
at the institution from 2018 to 2021, I developed an interest in learning more about the local
history and culture. The aim of this work is to understand the relationship between identity
and territory within the quilombo from the perspective of Environmental Education. To
achieve this, the research combines bibliographic, documentary, and participatory research
methods to provide a brief historical account of the Comunidade Mesquita, from the donation
of lands to the latest results from the 2022 IBGE Demographic Census. Based on my
experience in the current community context, I address the relationship with the environment
and the role of environmental education in this context. Addressing their cultural traditions,
such as festivals, dances, foods that have been cultivated by families for decades. I conclude
this research by talking about the community's struggle and resistance in proving ownership
of their land. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|