| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | pt_BR |
| dc.contributor.author | Medeiros, Maria Valéria Jacques de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:35Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-14T21:03:35Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
| dc.date.submitted | 2025-05-29 | - |
| dc.identifier.citation | MEDEIROS, Maria Valéria Jacques de. A atuação do Consed na reforma do novo ensino médio no período 2015-2018 : a sociologia da ação pública, a instrumentação e as fábricas de políticas de educação. 2025. 463 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52712 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa se situa no campo da análise das políticas públicas do Governo
Federal para o ensino médio brasileiro e focaliza a Reforma do Ensino Médio e o
Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) na perspectiva da sociologia
da ação pública em educação. O objetivo do estudo é compreender o papel do CONSED
na proposição da política da reforma do ensino médio no período de 2015 a 2018. O
levantamento dos dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental,
pesquisa em bancos de imagens, consultas técnicas ao CONSED, entrevistas com
profissionais do MEC e técnicos de alguns estados. O referencial téorico compreende o
conceito de ator na ação pública, o processo de instrumentação da ação pública e os
instrumentos de ação pública (IAP) e os modelos de fábricas de políticas públicas - a
comunidade de políticas públicas, a des-comunidade e o quebra-cabeça acelerado. O
estudo sistematiza a trajetória do ensino médio nas políticas do Estado brasileiro, desde
seus primórdios até o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, e discute a reforma
do ensino médio como política pública federal quanto à sua formulação, regulação,
implementação e revogação. A pesquisa sobre a atuação do CONSED, desde os
antecedentes da reforma, indicou que, no período de 2015-2016, o Conselho define a
reforma do ensino médio como um de seus eixos estratégicos e no âmbito do seu Grupo
de Trabalho Ensino Médio, sob a liderança do secretário de Educação do Amazonas,
elabora uma proposta de reforma para o ensino médio que foi apresentada ao MEC, ao
CNE e ao Legislativo como posicionamento oficial da entidade e proposta de substitutivo
ao Projeto de Lei n° 6.840/2013 que tramitava no Congresso Nacional. A partir de então,
a proposta de reforma do CONSED é incorporada pelo Governo Federal para envio de
um PL substitutivo ao Congresso. Entretanto, com o impeachment da presidenta Dilma
Rousseff e a posse do presidente Michel Temer, o MEC elabora uma exposição de
motivos quanto à urgência da reforma do ensino médio, nos termos elaborados
originalmente pelo CONSED, acrescenta a política da educação integral, e justificativa
da urgência, resultando na Medida Provisória 746/2016. A análise dos dados concluiu
que o CONSED foi o ator que liderou a proposição da reforma e o autor de sua formulação
e que a produção dessa política percorreu um caminho que evidenciou a emergência de
um modelo de fábrica de políticas públicas de educação no Brasil descrito por Xavier
Pons (2024) como modelo da des-comunidade e indica que a etapa do desenho da política
não ocorreu antes de sua proposição. O trabalho aponta que, enquanto o PNE não for
tratado com a força de Lei que ele é, na formulação de políticas para o ensino médio
correrá sempre o risco de que os atores se aproveitem de contextos favoráreis para
fazerem prevalecer políticas que podem não resultar no alcance das metas. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A atuação do Consed na reforma do novo ensino médio no período 2015-2018 : a sociologia da ação pública, a instrumentação e as fábricas de políticas de educação | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Reforma do Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Sociologia da ação pública | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ação pública | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research is situated within the field of public policy analysis of the Federal
Government for Brazilian secondary education and focuses on the Secondary Education
Reform and the National Council of Secretaries of Education (CONSED) from the
perspective of the sociology of public action in education. The study aims to understand
the role of CONSED in proposing the secondary education reform policy in the period
from 2015 to 2018. Data collection was carried out through bibliographic research,
documentary research, research in image banks, technical consultations with CONSED,
and interviews with professionals from the MEC (Ministry of Education) and technicians
from some states. The theoretical framework encompasses the concept of actor in public
action, the process of instrumentation of public action and the instruments of public action
(IAP), and the models of public policy factories – the public policy community, the discommunity, and the accelerated puzzle. The study systematizes the trajectory of
secondary education in Brazilian State policies, from its beginnings to the National
Education Plan (PNE) 2014-2024, and discusses the secondary education reform as a
federal public policy regarding its formulation, regulation, implementation, and
revocation. The research on CONSED's performance, since the antecedents of the reform,
indicated that in the period 2015-2016, the Council defines the secondary education
reform as one of its strategic axes, and within its Secondary Education Working Group,
under the leadership of the Secretary of Education of Amazonas, it elaborates a reform
proposal for secondary education that was presented to the MEC, the CNE (National
Education Council), and the Legislature as the entity's official position and a proposed
substitute for Bill No. 6,840/2013, which was being processed in the National Congress.
From then on, CONSED's reform proposal is incorporated by the Federal Government
for the submission of a substitute Bill to Congress. However, with the impeachment of
President Dilma Roussef and the inauguration of President Michel Temer, the MEC
prepares an explanatory memorandum regarding the urgency of the secondary education
reform, in the terms originally elaborated by CONSED, adds the full-time education
policy and justification for the urgency, resulting in Provisional Measure 746/2016. The
data analysis concluded that CONSED was the actor that led the proposal of the reform
and the author of its formulation, and that the production of this policy followed a path
that evidenced the emergence of a model of education public policy factory in Brazil
described by Xavier Pons (2024) as the dis-community model, and indicates that the
policy design stage did not occur before its proposition. The paper points out that as long
as the PNE is not treated with the force of law that it is, the formulation of policies for
secondary education will always run the risk that actors will take advantage of favorable
contexts to enforce policies that may not result in the achievement of the goals. | pt_BR |
| dc.description.abstract3 | La présente recherche se situe dans le champ de l'analyse des politiques publiques du
gouvernement fédéral pour l'enseignement secondaire brésilien et se focalise sur la
Réforme de l'Enseignement Secondaire et le Conseil National des Secrétaires d'Éducation
(CONSED) dans la perspective de la sociologie de l'action publique en éducation.
L'objectif de l'étude est de comprendre le rôle du CONSED dans la proposition de la
politique de réforme de l'enseignement secondaire durant la période 2015-2018. La
collecte des données s'est effectuée par le biais de recherches bibliographiques, de
recherches documentaires, de recherches dans des banques d'images, de consultations
techniques auprès du CONSED et d'entretiens avec des professionnels du MEC et des
techniciens de certains États. Le référentiel théorique comprend le concept d'acteur dans
l'action publique, le processus d'instrumentation de l'action publique et les instruments
d'action publique (IAP), ainsi que les modèles de fabriques de politiques publiques – la
communauté de politiques publiques, la dé-communauté et le puzzle accéléré. L'étude
systématise la trajectoire de l'enseignement secondaire dans les politiques de l'État
brésilien, depuis ses débuts jusqu'au Plan National d'Éducation (PNE) 2014-2024, et
examine la réforme de l'enseignement secondaire en tant que politique publique fédérale
en ce qui concerne sa formulation, sa régulation, sa mise en œuvre et sa révocation. La
recherche sur l'action du CONSED, depuis les antécédents de la réforme, a indiqué que
durant la période 2015-2016, le Conseil définit la réforme de l'enseignement secondaire
comme l'un de ses axes stratégiques et, au sein de son Groupe de Travail sur
l'Enseignement Secondaire, sous la direction du Secrétaire d'Éducation de l'Amazonas,
élabore une proposition de réforme pour l'enseignement secondaire qui a été présentée au
MEC, au CNE et au Législatif comme positionnement officiel de l'entité et proposition
de substitut au Projet de Loi n° 6.840/2013 qui était en cours d'examen au Congrès
National. À partir de là, la proposition de réforme du CONSED est intégrée par le
Gouvernement Fédéral pour l'envoi d'un PL substitutif au Congrès. Cependant, avec la
destitution de la Présidente Dilma Roussef et l'investiture du Président Michel Temer, le
MEC élabore un exposé des motifs concernant l'urgence de la réforme de l'enseignement
secondaire, selon les termes élaborés initialement par le CONSED, ajoute la politique de
l'éducation intégrale et une justification de l'urgence, aboutissant à la Mesure Provisoire
746/2016. L'analyse des données a conclu que le CONSED a été l'acteur qui a mené la
proposition de la réforme et l'auteur de sa formulation, et que la production de cette
politique a suivi un chemin qui a mis en évidence l'émergence d'un modèle de fabrique
de politiques publiques d'éducation au Brésil décrit par Xavier Pons (2024) comme le
modèle de la dé-communauté, et indique que l'étape de la conception de la politique n'a
pas eu lieu avant sa proposition. Le travail souligne que tant que le PNE ne sera pas traité
avec la force de loi qu'il représente, la formulation de politiques pour l'enseignement
secondaire courra toujours le risque que les acteurs profitent de contextes favorables pour
faire prévaloir des politiques qui pourraient ne pas aboutir à l'atteinte des objectifs. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|