| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | pt_BR |
| dc.contributor.author | Franco, Maira Vieira Amorim | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:33Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-14T21:03:33Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
| dc.date.submitted | 2024-12-18 | - |
| dc.identifier.citation | FRANCO, Maira Vieira Amorim. Os Centros Estaduais de Formação Continuada de Professores da Educação Básica: analisando fundamentos conceituais e metodológicos. 2024. 286 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52707 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade de Brasília, Linha de Pesquisa Profissão Docente Currículo e Avaliação,
e tem como objetivo analisar as concepções de formação dos Centros Estaduais de
Formação Continuada de Professores no Brasil. O estudo, orientado pelo método do
Materialismo Histórico-Dialético, empregou a técnica da análise documental e, a visita
técnica e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta e geração de
dados. O lócus da pesquisa foram os Centros Estaduais de Formação Continuada de
Professores da Educação Básica, de quatro regiões do Brasil e os participantes, os
gestores e professores formadores que atuam nestes locais. Sustentando
epistemologicamente nossa pesquisa, temos como referencial teórico, para discutirmos
Formação Continuada e Políticas de Formação Araújo, BrzezinskI e Sá (2020) e
Freitas (2014, 2018) e, para tratarmos da Formação Continuada e Práxis, nos
sustentamos nos estudos de Curado Silva (2018, 2019) Saviani (2011, 2018)
Contreras (2002). Os resultados indicam que, embora os centros desempenhem um
papel estratégico na formação docente, tendem a atender interesses reformistas e
neoliberais que gerenciam as políticas educacionais no Brasil, consolidando-se como
espaços de reprodução ideológica e manutenção das relações do modo de produção
capitalista, uma vez que as ações de formação necessitam, institucionalmente,
implementar e reforçar os currículos estaduais que foram atualizados para atender as
premissas do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular que foram,
na sua concepção e elaboração, fortemente influenciados por propostas privatistas.
Este movimento resulta na desvalorização, expropriação e alienação do trabalho
docente, uma vez que empresas adentram a formação docente por intermédio das
próprias Secretarias Estaduais de Educação. A pesquisa ressalta, portanto, a
necessidade de o Estado reassumir a centralidade na gestão pública da política de
educação nacional e da formação docente, dentre elas a formação continuada,
priorizando práticas formativas que valorizem o professor e dialoguem com as
necessidades sociais, econômicas e políticas da educação brasileira. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Os Centros Estaduais de Formação Continuada de Professores da Educação Básica : analisando fundamentos conceituais e metodológicos | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Centros Estaduais de Formação Continuada | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Formação de educadores | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research is linked to the Graduate Program in Education at the University of
Brasília, within the Research Line on Teaching Profession, Curriculum, and
Assessment. It aims to analyze the training conceptions of the State Centers for
Continuing Teacher Education in Brazil. The study, guided by the Historical-Dialectical
Materialism method, employed document analysis, technical visits, and semistructured interviews as data collection and generation instruments. The research
locus comprised State Centers for Continuing Education of Basic Education Teachers
across four regions of Brazil, with participants including managers and teacher
educators working in these centers. The theoretical framework that epistemologically
supports this research draws on authors such as Araújo, Brzezinski, and Sá (2020)
and Freitas (2014, 2018) in the discussion of Continuing Education and Teacher
Training Policies, and Curado Silva (2018, 2019), Saviani (2011, 2018), and Contreras
(2002) in the approach to Continuing Education and Praxis. The findings indicate that
although these centers play a strategic role in teacher training, they tend to serve
reformist and neoliberal interests that shape educational policies in Brazil. As a result,
they become spaces of ideological reproduction and maintenance of the capitalist
mode of production, as training actions are institutionally required to implement and
reinforce state curricula aligned with the premises of the New High School and the
National Common Curricular Base—both of which were strongly influenced by
privatizing proposals during their conception and development. This dynamic results in
the devaluation, expropriation, and alienation of teaching work, as private companies
penetrate teacher education through the State Departments of Education themselves.
The research therefore highlights the need for the State to reclaim centrality in the
public management of national education policy and teacher education, including
continuing education, prioritizing formative practices that value teachers and address
the social, economic, and political needs of Brazilian education. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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