| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | pt_BR |
| dc.contributor.author | Macêdo, Lourdes Christina dos Santos de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:31Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-14T21:03:31Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
| dc.date.submitted | 2024-12-16 | - |
| dc.identifier.citation | MACÊDO, Lourdes Christina dos Santos de. O trabalho pedagógico das professoras da sala de apoio à aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2024. 233 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52705 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O trabalho pedagógico das professoras da Sala de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal, tema deste trabalho, aponta as inquietações despertadas
em 2022, quando questionava-se o trabalho pedagógico dessas profissionais no espaço
instituído há pouco mais de uma década por meio de programa de atendimento a estudantes
com Transtornos Funcionais Específicos. A problemática demarca a seguinte questão: Como
se constitui o trabalho pedagógico da/o professora/or na Sala de Apoio à Aprendizagem da
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal? Para responder a tal questionamento,
tem-se, como objetivo geral, desvelar o trabalho pedagógico da/o professora/or da Sala de
Apoio à Aprendizagem do Distrito Federal. Como objetivos específicos, caracterizar, de acordo
com a legislação pertinente, o perfil da/o professora/or da Sala de Apoio à Aprendizagem e sua
relação com o Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem; analisar o trabalho da/o
professora/or da Sala de Apoio à Aprendizagem nas diferentes Coordenações Regionais de
Ensino do Distrito Federal. A metodologia adotada, de abordagem qualitativa, pautou-se no
Materialismo Histórico-Dialético. Foram utilizadas fontes documentais que amparam a
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A pesquisa documental e bibliográfica
deu suporte à investigação, além de depoimentos, questionários e entrevistas com professoras
da Sala de Apoio à Aprendizagem. Como técnica para análise de dados buscou-se uma
aproximação à Análise de Discurso Crítica. Quanto aos resultados têm-se um trabalho marcado
por gênero, raça e classe, alienado, precarizado e intensificado. O trabalho pedagógico
configura-se nas relações entre as professoras e seus estudantes, com indicadores de
planejamento e avaliação como potenciadores para a aprendizagem. As considerações finais
versam sobre a dialética que aponta a necessidade de inclusão dos estudantes e os elementos
que configuram exclusão das professoras, negligenciadas pelo sistema. Assim, apontam-se
proposições para a superação das dificuldades encontradas no e pelo trabalho pedagógico
investigado e para que a Sala de Apoio possa se configurar como uma política pública de melhor
envergadura. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | O trabalho pedagógico das professoras da sala de apoio à aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Trabalho pedagógico | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Sala de apoio à aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The pedagogical work of the teachers in the Learning Support Room of the State Department
of Education of the Federal District, the subject of this work, highlights the concerns raised in
2022 when the pedagogical work of these professionals in the space established just over a
decade ago through a program to assist students with Specific Functional Disorders was
questioned. The problem outlines the following question: How is the pedagogical work of the
teacher in the Learning Support Room of the State Department of Education of the Federal
District constituted? To answer this question, the general objective is to unveil the pedagogical
work of the teacher in the Learning Support Room of the Federal District. The specific
objectives are to characterize, according to the relevant legislation, the profile of the teacher in
the Learning Support Room and their relationship with the Specialized Learning Support
Service; to analyze the work of the teacher in the Learning Support Room in the different
Regional Education Coordinations of the Federal District. The methodology adopted, of a
qualitative approach, was based on Historical-Dialectical Materialism. Documentary sources
that support the State Department of Education of the Federal District were used. Documentary
and bibliographical research supported the investigation, in addition to testimonies,
questionnaires, and interviews with teachers from the Learning Support Room. As a technique
for data analysis, an approach to Critical Discourse Analysis was sought. Regarding the results,
there is work marked by gender, race, and class, alienated, precarious, and intensified. The
pedagogical work is configured in the relationships between the teachers and their students,
with planning and evaluation indicators as enhancers for learning. The final considerations
discuss the dialectic that points to the need for student inclusion and the elements that configure
the exclusion of teachers, neglected by the system. Thus, proposals are made to overcome the
difficulties encountered in and by the investigated pedagogical work and for the Learning
Support Room to be configured as a better public policy. | pt_BR |
| dc.description.abstract2 | El trabajo pedagógico de las profesoras de la Sala de Apoyo al Aprendizaje de la Secretaría de
Estado de Educación del Distrito Federal, tema de este trabajo, señala las inquietudes
despertadas en 2022, cuando se cuestionaba el trabajo pedagógico de estas profesionales en el
espacio instituido hace poco más de una década mediante un programa de atención a estudiantes
con Trastornos Funcionales Específicos. La problemática delimita la siguiente cuestión: ¿Cómo
se constituye el trabajo pedagógico de la profesora en la Sala de Apoyo al Aprendizaje de la
Secretaría de Estado de Educación del Distrito Federal? Para responder a esta pregunta, se tiene
como objetivo general desvelar el trabajo pedagógico de la profesora de la Sala de Apoyo al
Aprendizaje del Distrito Federal. Como objetivos específicos, caracterizar, de acuerdo con la
legislación pertinente, el perfil de la profesora de la Sala de Apoyo al Aprendizaje y su relación
con el Servicio Especializado de Apoyo al Aprendizaje; analizar el trabajo de la profesora de la
Sala de Apoyo al Aprendizaje en las diferentes Coordinaciones Regionales de Enseñanza del
Distrito Federal. La metodología adoptada, de enfoque cualitativo, se basó en el Materialismo
Histórico-Dialéctico. Se utilizaron fuentes documentales que respaldan a la Secretaría de
Estado de Educación del Distrito Federal. La investigación documental y bibliográfica dio
soporte a la investigación, además de testimonios, cuestionarios y entrevistas con profesoras de
la Sala de Apoyo al Aprendizaje. Como técnica para el análisis de datos, se buscó una
aproximación al Análisis Crítico del Discurso. En cuanto a los resultados, se trata de un trabajo
marcado por género, raza y clase, alienado, precarizado e intensificado. El trabajo pedagógico
se configura en las relaciones entre las profesoras y sus estudiantes, con indicadores de
planificación y evaluación como potenciadores del aprendizaje. Las consideraciones finales
tratan sobre la dialéctica que señala la necesidad de inclusión de los estudiantes y los elementos
que configuran la exclusión de las profesoras, desatendidas por el sistema. Así, se plantean
propuestas para superar las dificultades encontradas en y por el trabajo pedagógico investigado
y para que la Sala de Apoyo pueda configurarse como una política pública de mayor
envergadura. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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