| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | pt_BR |
| dc.contributor.author | Medeiros, Hellen Krisley Serpa Carvalhedo | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:26Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-14T21:03:26Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-19 | - |
| dc.identifier.citation | MEDEIROS, Hellen Krisley Serpa Carvalhedo. As produções subjetivas no espaço-tempo da Educação Infantil. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52698 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho consiste na investigação de produções subjetivas de crianças no espaço-tempo
vivenciadas por crianças na Educação Infantil, especialmente em um município goiano que
participa da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF),
localizado a 50 km de distância da capital federal, com influências culturais e sociais específicas
e singulares. Com base na Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural histórica de González
Rey e nos pressupostos da Epistemologia Qualitativa, temos a intenção de refletir sobre os
processos que ocorrem no contexto da Educação Infantil envolvendo o espaço-tempo
vivenciados na rotina diária, bem como as relações que se estabelecem ao longo desse processo
e as dimensões subjetivas dos indivíduos envolvidos na pesquisa. A pesquisa foi realizada em
uma turma de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses, e desenvolvida em constante
diálogo a partir de diversos instrumentos metodológicos que favoreceram a expressão das
crianças pequenas. Neste trabalho, o estado do conhecimento aborda a produção acadêmica
sobre a temática, ao longo do período 2017 a 2022. De modo geral, o estado do conhecimento
evidencia a prevalência de concepções fragmentadas de espaço e tempo. De forma diferenciada,
essa dissertação busca evidenciar a relevância do estudo sobre espaço-tempo tomados a partir
de processos subjetivos gerados nas vivências das crianças nesse ambiente educacional e no
qual se articulam um conjunto de aspectos como: a historicidade, as percepções, as emoções,
os pensamentos, as interações e as relações sociais. A pesquisa revelou impressões relacionadas
às fragilidades estruturais no espaços fisicos percebidos pelas crianças, bem como aspectos
vividos e sentidos subjetivamente por elas em meio ao espaço-tempo na Educação Infantil. Os
processos subjetivos vividos pelas crianças pesquisadas estão relacionados a subjetividade
individual e social manifestadas no contexto educacional institucional. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | As produções subjetivas no espaço-tempo da Educação Infantil | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Espaço e tempo | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Processos subjetivos | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract2 | Este trabajo consiste en la investigación de las producciones subjetivas en el espacio-tiempo
vivenciadas por niños de Educación Infantil, especialmente en un municipio de Goiás que
participa de la Región de Desarrollo Integrado del Distrito Federal y Alrededores (RIDE-DF),
ubicado a 50 km de de la capital federal., con influencias culturales y sociales específicas y
únicas. A partir de la Teoría de la Subjetividad en la perspectiva histórico cultural de González
Rey y de los presupuestos de la Epistemología Cualitativa, nos proponemos reflexionar sobre
los procesos que ocurren en el contexto de la Educación Infantil que involucran el espaciotiempo vivido en la cotidianidad, como, así como las relaciones que se establecen a lo largo de
este proceso y las dimensiones subjetivas de los individuos involucrados en la investigación.
La investigación se llevó a cabo en una clase de niños de 4 a 5 años y 11 meses, y se desarrolló
en diálogo constante utilizando diversos instrumentos metodológicos que favorecieron la
expresión de los pequeños. En este trabajo, el estado del conocimiento aborda la producción
académica sobre el tema, en el período 2017 a 2022. En general, el estado del conocimiento
destaca la prevalencia de concepciones fragmentadas del espacio y del tiempo. De otra manera,
esta tesis busca resaltar la relevancia del estudio sobre el espacio-tiempo a partir de procesos
subjetivos generados en las vivencias de los niños en este entorno educativo y en el que se
articulan un conjunto de aspectos como: la historicidad, las percepciones, las emociones. ,
pensamientos, interacciones y relaciones sociales. La investigación reveló impresiones
relacionadas con debilidades estructurales en los espacios físicos percibidos por los niños, así
como aspectos vividos y sentidos subjetivamente por ellos en medio del espacio-tiempo en la
Educación Infantil. Los procesos subjetivos vividos por los niños estudiados se relacionan con
la subjetividad individual y social presente en el contexto educativo institucional. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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