Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Douglas Antônio Rocha | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Rafael dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T17:10:12Z | - |
dc.date.available | 2025-10-08T17:10:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-28 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Rafael dos Reis. "Se não fosse orixá eu não estava de pé!” Violência política de gênero, racismo religioso e cuidado nas encruzilhadas democráticas no Brasil: re-Orí-entações prefigurativas a partir de movimentos LGBTQIA+ de Candomblé. 2025. 269 f. Tese (Doutorado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52562 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese investiga a interseção entre racismo religioso, violência política de gênero e a
negação da representatividade de pessoas LGBTQIA+ nos espaços de poder, com foco
na politização dos terreiros como lócus de resistência ao cristofascismo brasileiro. A partir
de uma abordagem afrocêntrica e prefigurativa, propõe a epistemologia oxunista,
fundamentada no cuidado como princípio político e na ressignificação das estruturas
jurídicas e institucionais por meio das categorias de axé. O estudo parte da análise da
violência constitutiva do Estado moderno e sua atualização no cristofascismo,
evidenciando como a instrumentalização da religião neopentecostal reforça hierarquias
discriminatóriass. Em contraposição, apresenta o cuidado político como estratégia de
infiltração e rearticulação do fazer político ocidental, centrado nas categorias
fundamentadas nas práticas de terreiros de Candomblé .As reflexões teóricas são
enriquecidas por entrevistas com lideranças trans negras de movimentos sociais, cujas
trajetórias ilustram formas concretas de resistência à exclusão sistêmica. Ao deslocar o
foco da crítica para a construção de alternativas epistêmicas, a pesquisa reivindica uma
lógica política enraizada na ancestralidade e na interdependência. Assim, defende a
necessidade de um paradigma jurídico e institucional que supere a colonialidade da
modernidade ocidental, garantindo a cidadania participativa de corpos dissidentes e a
subversão das estruturas que perpetuam sua marginalização. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | "Se não fosse orixá eu não estava de pé!” Violência política de gênero, racismo religioso e cuidado nas encruzilhadas democráticas no Brasil : re-Orí-entações prefigurativas a partir de movimentos LGBTQIA+ de Candomblé | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo religioso | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.subject.keyword | Candomblé | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Assis, Mariana Prandini Fraga | - |
dc.description.abstract1 | This thesis investigates the intersection of religious racism, political gender violence, and
the denial of LGBTQIA+ representativity in spaces of power, focusing on the
politicization of terreiros as a locus of resistance against Brazilian christofascism.
Adopting an Afrocentric and prefigurative approach, it proposes the Oxunist
epistemology, grounded in care as a political principle and in the reconfiguration of legal
and institutional structures through axé categories. The study begins with an analysis of
the constitutive violence of the modern state and its contemporary manifestations in
christofascism, highlighting how the instrumentalization of Neo-Pentecostal religion
reinforces exclusionary hierarchies. In contrast, it presents political care as a strategy of
infiltration and 2 rearticulation of Western political structures, centered on categories
rooted in the practices of Candomblé terreiros. Theoretical reflections are enriched by
interviews with Black trans leaders from social movements, whose trajectories illustrate
concrete forms of resistance against systemic exclusion. By shifting the focus of critique
toward the construction of epistemic alternatives, this research advocates for a political
logic rooted in ancestry and interdependence. It thus argues for the necessity of a juridical
and institutional paradigm that transcends the coloniality of Western modernity, ensuring
the participatory citizenship of dissident bodies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|