Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52562
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_RafaelDosReisAguiar_TESE.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinheiro, Douglas Antônio Rocha-
dc.contributor.authorAguiar, Rafael dos Reis-
dc.date.accessioned2025-10-08T17:10:12Z-
dc.date.available2025-10-08T17:10:12Z-
dc.date.issued2025-10-08-
dc.date.submitted2025-02-28-
dc.identifier.citationAGUIAR, Rafael dos Reis. "Se não fosse orixá eu não estava de pé!” Violência política de gênero, racismo religioso e cuidado nas encruzilhadas democráticas no Brasil: re-Orí-entações prefigurativas a partir de movimentos LGBTQIA+ de Candomblé. 2025. 269 f. Tese (Doutorado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52562-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese investiga a interseção entre racismo religioso, violência política de gênero e a negação da representatividade de pessoas LGBTQIA+ nos espaços de poder, com foco na politização dos terreiros como lócus de resistência ao cristofascismo brasileiro. A partir de uma abordagem afrocêntrica e prefigurativa, propõe a epistemologia oxunista, fundamentada no cuidado como princípio político e na ressignificação das estruturas jurídicas e institucionais por meio das categorias de axé. O estudo parte da análise da violência constitutiva do Estado moderno e sua atualização no cristofascismo, evidenciando como a instrumentalização da religião neopentecostal reforça hierarquias discriminatóriass. Em contraposição, apresenta o cuidado político como estratégia de infiltração e rearticulação do fazer político ocidental, centrado nas categorias fundamentadas nas práticas de terreiros de Candomblé .As reflexões teóricas são enriquecidas por entrevistas com lideranças trans negras de movimentos sociais, cujas trajetórias ilustram formas concretas de resistência à exclusão sistêmica. Ao deslocar o foco da crítica para a construção de alternativas epistêmicas, a pesquisa reivindica uma lógica política enraizada na ancestralidade e na interdependência. Assim, defende a necessidade de um paradigma jurídico e institucional que supere a colonialidade da modernidade ocidental, garantindo a cidadania participativa de corpos dissidentes e a subversão das estruturas que perpetuam sua marginalização.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title"Se não fosse orixá eu não estava de pé!” Violência política de gênero, racismo religioso e cuidado nas encruzilhadas democráticas no Brasil : re-Orí-entações prefigurativas a partir de movimentos LGBTQIA+ de Candomblépt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordViolência políticapt_BR
dc.subject.keywordRacismo religiosopt_BR
dc.subject.keywordLGBTQIA+pt_BR
dc.subject.keywordCandomblépt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoAssis, Mariana Prandini Fraga-
dc.description.abstract1This thesis investigates the intersection of religious racism, political gender violence, and the denial of LGBTQIA+ representativity in spaces of power, focusing on the politicization of terreiros as a locus of resistance against Brazilian christofascism. Adopting an Afrocentric and prefigurative approach, it proposes the Oxunist epistemology, grounded in care as a political principle and in the reconfiguration of legal and institutional structures through axé categories. The study begins with an analysis of the constitutive violence of the modern state and its contemporary manifestations in christofascism, highlighting how the instrumentalization of Neo-Pentecostal religion reinforces exclusionary hierarchies. In contrast, it presents political care as a strategy of infiltration and 2 rearticulation of Western political structures, centered on categories rooted in the practices of Candomblé terreiros. Theoretical reflections are enriched by interviews with Black trans leaders from social movements, whose trajectories illustrate concrete forms of resistance against systemic exclusion. By shifting the focus of critique toward the construction of epistemic alternatives, this research advocates for a political logic rooted in ancestry and interdependence. It thus argues for the necessity of a juridical and institutional paradigm that transcends the coloniality of Western modernity, ensuring the participatory citizenship of dissident bodies.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Direito (FD)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.