Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52437
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_AvançosDesafiosImplementação.pdf423,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Tereza Reis da-
dc.contributor.authorAlmeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de-
dc.contributor.authorLima, Lurian José Reis da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-15T15:13:09Z-
dc.date.available2025-09-15T15:13:09Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Tereza Reis da; ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de; LIMA, Lurian José Reis da Silva. Avanços e desafios na implementação da educação antirracista no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 41, e48326, 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469848326. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/jV6xWNMRSSw6NGDkv3SQF8H/?lang=pt. Acesso em: 02 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52437-
dc.description.abstractConsiderando o contexto de celebração dos 20 anos da Lei 10.639/2003 e dos 15 anos da Lei 11.645/2008, o presente artigo oferece uma análise sobre os avanços e os desafios que perpassam a implementação da Educação Antirracista no Brasil. Na primeira seção, buscamos posicionar o racismo como um fenômeno complexo, de caráter estrutural e multidimensional, cuja abordagem no contexto escolar exige professoras/es municiadas/os com aportes teóricos e metodológicos específicos e letramento racial. Na segunda seção, examinamos publicações recentes que mapearam as principais dificuldades para a implementação da educação antirracista nas escolas e que sinalizam uma importante lacuna relativa à questão racial no campo da formação docente. Na terceira seção, focalizando a perspectiva de futuras/os professoras/es, analisamos a percepção de estudantes da graduação da Universidade de Brasília acerca da disciplina Educação das Relações Étnico-Raciais como componente curricular na formação inicial de professoras/es. O exame triangulado dessas três dimensões analíticas aponta para uma relação de mútuo reforço entre as lacunas na formação inicial de professoras/es e as dificuldades para o ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação básica. A ausência e/ou oferta irregular e não obrigatória de componentes curriculares voltados para a capacitação de futuras/os professoras/es aparece como um entrave para abordagens qualificadas sobre a diversidade cultural brasileira, visando à refundação, sob bases antirracistas, de nossas relações étnicoraciais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvanços e desafios na implementação da educação antirracista no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeAdvances and challenges in the implementation of anti racist education in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeAvances y desafíos en la implementación de educación antiracista en Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação antirracistapt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.rights.license(CC BY) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0102-469848326pt_BR
dc.description.abstract1Considering the current context of the 20th anniversary of the Law 10,639/2003 and 15th of the Law 11,645/2008, this article offers an analysis of the advances and challenges that permeate the implementation of Antiracist Education in Brazil. In the first section, we discuss racism as complex phenomenon, structural and multidimensional, whose approach in the school context requires teachers equipped with specific theoretical and methodological tools and racial literacy. In the second section, we examine recent publications that map the main difficulties in implementing anti-racist education in schools and that point to an important gap regarding racial issues in teacher education. In the third section, focusing on the perspective of future teachers, we analyze the perception of undergraduate students at the University of Brasília regarding the subject Education of Ethnic-Racial Relations as a curricular component in the initial education of teachers. The triangulated examination of these three analytical dimensions points to a mutually reinforcing relationship between the gaps in the initial training of teachers and the difficulties in teaching African, Afro-Brazilian and indigenous histories and cultures in basic education. The absence and/or irregular or non-mandatory provision of curricular components aimed at training future teachers appears as an obstacle to implementing antiracist approaches to Brazilian cultural diversity in our education systems.pt_BR
dc.description.abstract2Considerando el contexto de celebración de los 20 años de la Ley 10.639/2003 y los 15 años de la Ley 11.645/2008, este artículo ofrece un análisis de los avances y desafíos que permean la implementación de la Educación Antirracista en Brasil. En el primer apartado, buscamos posicionar el racismo como un fenómeno complejo, de carácter estructural y multidimensional, cuyo abordaje en el contexto escolar requiere docentes dotados de aportes teóricos y metodológicos específicos y de alfabetización racial. En la segunda sección, examinamos publicaciones recientes que mapean las principales dificultades para implementar la educación antirracista en las escuelas y que señalan una brecha importante en materia de cuestiones raciales en el campo de la formación docente. En la tercera sección, centrándonos en la perspectiva de los futuros docentes, analizamos la percepción de los estudiantes de pregrado de la Universidad de Brasilia sobre la asignatura Educación en Relaciones Étnico-Raciales como componente curricular en la formación inicial de docentes. El examen triangulado de estas tres dimensiones analíticas apunta a una relación que se refuerza mutuamente entre las brechas en la formación inicial de los docentes y las dificultades para enseñar historias y culturas africanas, afrobrasileñas e indígenas en la educación básica. La ausencia y/o la provisión irregular y no obligatoria de componentes curriculares destinados a la formación de futuros docentes aparece como un obstáculo para abordajes cualificados de la diversidad cultural brasileña, encaminados a refundar, sobre bases antirracistas, nuestras relaciones étnico-racistas.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8204-0732pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5953-9869pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4149-680Xpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52437/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.