http://repositorio.unb.br/handle/10482/52404
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LIVRO_ExperimentosCienciaLicenciaturas.pdf | 24,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Experimentos de Ciências para as Licenciaturas em Ciências Naturais e Educação do Campo |
Autor(es): | Rotta, Jeane Cristina Gomes Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza Lima, Márcia Conceição Rocha |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-1778-5398 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal |
Assunto: | Ciência Educação Educação do campo Testes |
Data de publicação: | 2025 |
Editora: | Editora Universidade de Brasília |
Referência: | ROTTA, Jeane Cristina Gomes; RODRIGUES, Priscilla Coppola de Souza; LIMA, Márcia Conceição Rocha. Experimentos de Ciências para as Licenciaturas em Ciências Naturais e Educação do Campo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2025. 85 p. (Série ensino de graduação). |
Resumo: | Apresentação1 A proposta deste livro é atender as disciplinas de cursos de formação de professores de Ciências focadas nas atividades experimentais, pois entendemos que as licenciaturas precisam proporcionar um ambiente que incentive a reflexão sobre o uso pedagógico da experimentação na educação básica. Nessa proposta, trazemos experimentos simples, com uma abordagem contextualizada e que priorizam a realidade das Licenciaturas em Educação do Campo (LEdoC) e Ciências Naturais (LCN) da Faculdade UnB Planaltina. Entretanto, acreditamos que tais experimentos possam ser utilizados também em outras licenciaturas. As atividades aqui propostas podem ser realizadas por futuros docentes de acordo com a realidade de nossas escolas, pois utilizam materiais de fácil acesso para professores e estudantes e podem ser feitas em espaços alternativos ao laboratório convencional, pois não causam riscos àqueles que as realizam e ao meio ambiente. As atividades experimentais propostas aqui tiveram como base a dissertação de mestrado realizada por uma das autoras em 2022. São recomendadas para disciplinas obrigatórias dos cursos da LEdoC e LCN, em especial Composição química do universo, Composição química dos seres vivos, Química da terra e do ambiente, Laboratório de química 1, Natureza e energia e Compostos orgânicos e vida, bem como para disciplinas optativas, como Tópicos em química aplicada e do cotidiano 1, Experimentos de química para o ensino e Recursos didáticos para o ensino de Ciências. Nessa proposta buscou-se proporcionar uma aprendizagem prática e teórica da experimentação didática, visando preparar o licenciando para realizar experimentos no contexto escolar. Também pretende possibilitar aos futuros docentes autonomia para desenvolverem seus próprios experimentos, com base naqueles já disponíveis em livros e em sites na internet, adequando-os à sua realidade educacional. Espera-se que o professor de Ciências na contemporaneidade, independentemente de seu nível de atuação docente, detenha – além de domínio do conteúdo científico – a capacidade de fazer interlocuções entre conceitos, procedimentos e atitudes. Problematizando os impactos e contribuições das Ciências para a saúde, o ambiente, valorização e visibilidade da pluralidade de conhecimentos de grupos historicamente excluídos, entre outros. Nesse contexto, acreditamos que esse livro pode proporcionar ao futuro docente uma perspectiva mais ampla para a experimentação, pois os licenciandos de Ciências Naturais precisam ter uma visão integrada dos conhecimentos das Ciências (Química, Física, Biologia e Geologia) e desenvolver práticas pedagógicas interdisciplinares que proporcionem aos estudantes uma visão menos fragmentada do conteúdo científico. Os licenciandos em Educação do Campo precisam compreender as Ciências da Natureza, incluindo e integrando as áreas específicas do conhecimento – Química, Física, Biologia – em uma abordagem interdisciplinar que possibilite discutir e compreender as realidades das comunidades campesinas. É necessário que futuros professores sejam capazes de relacionar o conteúdo dessas áreas aos conhecimentos sobre a natureza e os fenômenos naturais existentes no cotidiano das comunidades. Para tanto, é preciso inserir a experimentação, levando a integração das Ciências da Natureza com as práticas pedagógicas mais coerentes com a realidade vivenciada no campo. Assim, visamos dar subsídio para que os licenciandos, mesmo com propostas experimentais simples, possam suscitar o interesse dos estudantes da educação básica pelas Ciências e, com questionamentos e reflexões sobre realidade em que vivem, aproximá-los dos conhecimentos científicos. Esperamos que possam romper com práticas que enfoquem uma ciência empirista e indutivista e que possibilitem o entendimento de uma ciência ampla, integrada e envolvida com questões sociais. Portanto, esse livro está dividido em uma parte inicial, que pretende discutir questões teóricas que envolvem a realização das práticas experimentais. No capítulo 1, realizamos um resgate histórico dos principais marcos que influenciaram as metodologias do ensino de Ciências e, consequentemente, as concepções sobre as atividades experimentais. No capítulo 2, trazemos um tema que geralmente causa dúvida: os conceitos de experimentação e experimentos, discutindo se estes são considerados análogos às atividades práticas. O capítulo 3 visou dialogar brevemente sobre como a experimentação tem sido concebida atualmente e como essa percepção envolve práticas investigativas e problematizadoras. O capítulo 4, no mesmo sentido do capítulo anterior, aborda a experimentação contextualizada com base em uma revisão da literatura. No capítulo 5, apresentamos uma orientação para que os professores possam desenvolver seus próprios experimentos contextualizados. A proposta apresentada foca na experimentarão com experimentos de baixo custo e com materiais acessíveis, mas também destaca no capitulo 6 alguns equipamentos e vidrarias presentes em um laboratório convencional de ensino de Ciências, bem como as normas de segurança que existem para evitar acidentes nesses locais, pois consideramos importante que os licenciandos conheçam esses materiais para poder substituí-los por outros mais acessíveis em sua prática pedagógica. O capítulo 7 propõe a realização de experimentos contextualizados, de acordo com perspectiva discutida nos capítulos anteriores. _______________ 1 Nos textos desse ebook, adotamos a escrita da norma culta da língua portuguesa. Porém, gostaríamos de deixar registrado o nosso imenso respeito e reconhecimento às diversas identidades de gênero existentes. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Licença: | (CC BY NC SA) |
Aparece nas coleções: | Livros e afins |
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