Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Duarte, Janaína Lopes do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Henrique, Maria Carolina Morais | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T11:27:18Z | - |
dc.date.available | 2025-06-06T11:27:18Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-21 | - |
dc.identifier.citation | HENRIQUE, Maria Carolina Morais. Política de educação básica no Distrito Federal: articulação nacional e local no período de 2019 a 2023. 2025. 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52315 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo trata sobre os desafios impostos para a Educação Básica brasileira,
especialmente no âmbito do Distrito Federal, durante a implementação do Ensino Remoto
Emergencial diante da pandemia da COVID-19, vivenciada com maiores impactos nos anos de
2020 e 2021. Teve como ponto de partida de análise a formação social brasileira, marcada pela
condição de dependência e heteronomia cultural e seus rebatimentos na educação escolar
nacional, especialmente pública, em um cenário de desvalorização da educação pública de
qualidade mesmo diante de um direito social constitucionalmente garantido. Orientada pela
perspectiva materialista histórico-dialética, a pesquisa teve como objetivos específicos refletir
sobre o direito à educação em um país de capitalismo dependente como o Brasil, destacando
contradições e movimentos de renovação e ruptura quanto às políticas educacionais adotadas
durante o período de pandemia; problematizar sobre a implementação do ERE na Educação
Básica no Brasil e suas especificidades no DF; e analisar as particularidades do DF e sua política
educacional no período de 2019 a 2023. Para alcançar os objetivos a pesquisa de natureza
qualitativa se deu por meio de pesquisa bibliográfica e documental através do levantamento
bibliográfico sobre a política de educação e seu caráter heterônomo e documental a partir de
documentos que subsidiaram a implementação do ERE e dados da educação pública e privada
do DF no período de 2019 a 2023. Após análise foi constatada a existência de um projeto para
a educação brasileira, especialmente pública, que vai além do período de crise sanitária, mas
que encontra neste momento cenário perfeito para avançar. Este projeto, do capital, leva a
Educação Básica brasileira e distrital ao recrudescimento da flexibilização do ensino e
desvalorização da atividade docente justificados pela necessidade de continuidade do ensino e
garantia legal do direito social à educação. No âmbito do DF ficou evidente a importância da
educação pública em termos de abrangência e garantia de acesso, especialmente em períodos
de crise, além da clara retração do setor privado durante a pandemia e plena recuperação após
o período. Ademais, identificou-se o fortalecimento da heteronomia cultural brasileira tendo
em vista a ampla utilização de plataformas, materiais e recomendações de grupos internacionais
na implementação do ERE durante a pandemia. Os ataques à educação pública de qualidade e
os desafios para a universalização do ensino no Brasil encontram nas lutas dos sujeitos coletivos
limites para a consolidação do projeto do capital para a educação brasileira, apresentando
resistências no sentido de construir uma educação para a classe trabalhadora, de qualidade e
comprometida com uma formação humana ampliada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Política de educação básica no Distrito Federal : articulação nacional e local no período de 2019 a 2023 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capitalismo dependente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study addresses the challenges faced by Brazilian Basic Education, especially in the
Federal District, during the implementation of Emergency Remote Education (ERE) in
response to the COVID-19 pandemic, which had the most significant impact in 2020 and 2021.
The analysis began with a focus on Brazilian social formation, marked by conditions of
dependency and cultural heteronomy, and its repercussions on national education, particularly
public education, within a context of devaluation of quality public education despite it being a
constitutionally guaranteed social right. Guided by a historical-materialist perspective, the
research aimed to reflect on the right to education in a dependent capitalist country like Brazil,
highlighting contradictions and movements of renewal and rupture regarding the educational
policies adopted during the pandemic period; to critically examine the implementation of ERE
in Basic Education in Brazil and its specificities in the Federal District; and to analyze the
particularities of the Federal District and its educational policy from 2019 to 2023. To achieve
these objectives, the qualitative research was conducted through bibliographic and documentary
research, drawing on a literature review on education policy and its heteronomous nature, and
analyzing documents that supported the implementation of ERE, as well as data on public and
private education in the Federal District from 2019 to 2023. After analysis, it was found that
there is a broader project for Brazilian education, especially public education, which extends
beyond the public health crisis period, but has found the crisis to be an ideal moment for
furthering its agenda. This project, driven by capital, leads Brazilian and district-level Basic
Education to the intensification of teaching flexibility and devaluation of teaching activity,
justified by the need to continue education and legally guarantee the social right to education.
In the Federal District, the importance of public education became evident in terms of reach
and guarantee of access, especially during periods of crisis, as well as the clear contraction of
the private sector during the pandemic and its full recovery afterward. Furthermore, the
strengthening of Brazilian cultural heteronomy was identified, given the widespread use of
platforms, materials, and recommendations from international groups in implementing ERE
during the pandemic. Attacks on quality public education and the challenges of universalizing
education in Brazil find limits in the collective struggles of social actors, presenting resistance
to the capital-driven project for Brazilian education, while striving to build an education for the
working class that is of high quality and committed to an expanded human formation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|