Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira | - |
dc.contributor.author | Costa, Daniela Lemos Pantoja Coelho de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T16:23:51Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T16:23:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-27 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Daniela Lemos Pantoja Coelho de Oliveira. A fina tessitura da seda: diálogos feministas com adolescentes acautelados(as) em unidades socioeducativas de internação. 2024. 195 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52307 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desenvolver práticas socioeducativas incentivadoras do pensamento crítico feminista, com
adolescentes privadas(os) de liberdade pelo cometimento de ato infracional, implica refletir
criticamente sobre as relações interseccionais de poder e seus efeitos em diferentes aspectos do
convívio social, dentre eles a própria experiência da privação da liberdade. Visando contribuir
para os estudos sobre socioeducação, a presente pesquisa teve como objetivo (re)conhecer - a
partir de reflexões elaboradas em contexto de oficinas pedagógicas com adolescentes que estão
cumprindo medidas privativas de liberdade - estratégias pedagógicas que favoreçam diálogos
sobre o feminismo. As informações que compõem esta tese foram construídas por meio de uma
pesquisa-intervenção em que foram realizadas duas oficinas pedagógicas: (1) Abrindo a mente
pro feminismo, cujos participantes foram a pesquisadora e sete adolescentes do sexo masculino
que estavam cumprindo medida de internação provisória; e (2) Sororidade, cujas participantes
foram a pesquisadora e três adolescentes do sexo feminino que estavam cumprindo medida
socioeducativa de internação. As oficinas pedagógicas ocorreram ao longo de três meses, em
duas unidades socioeducativas de internação no Distrito Federal. Como instrumentos de
registro dos encontros foram utilizados um gravador de áudio e o diário de campo. As
informações da pesquisa foram analisadas qualitativamente, à luz de estudos feministas de
perspectiva interseccional. Sob essa ótica, foi possível observar a relação entre demarcadores
sociais de raça, classe, gênero, sexualidade e a experiência da privação da liberdade na
adolescência. As informações da pesquisa foram sistematizadas em três blocos temáticos:
Significando a Privação da Liberdade; Significando as Relações Íntimas e/ou Afetivas; e
Diálogos Feministas em Contextos Socioeducativos de Internação. As análises indicam que
sistemas de dominação como o patriarcado, o racismo e o cisheterosexismo, entranhados nas
relações sociais cotidianas, atravessam os muros das entidades privativas de liberdade e se fazem presentes nas práticas e relações institucionais cotidianas. Nesse sentido, a educação
crítica feminista precisa conquistar espaços cada vez maiores em contextos socioeducativos de
internação. Diálogo, tensionamentos e reflexão são indispensáveis para promover a
conscientização e a transformação de pensamentos e práticas sexistas e opressoras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A fina tessitura da seda : diálogos feministas com adolescentes acautelados(as) em unidades socioeducativas de internação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oficinas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidade socioeducativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes em privação de liberdade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Developing socio-educational practices that encourage feminist critical thinking with
adolescents deprived of liberty for committing an offense implies critically reflecting on
intersectional power relations and their effects on different aspects of social life, including the
experience of deprivation of liberty itself. To contribute to studies on socio-education, the
present research aimed to (re)cognize pedagogical strategies conducive to dialogues about
feminism, based on reflections developed in the context of pedagogical workshops with
adolescents sentenced to liberty-deprivation measures. The information that makes up this
thesis was constructed using intervention research, in which two pedagogical workshops were
held: (1) Opening the mind to feminism, with the participation of the researcher and seven male
adolescents sentenced to provisional internment measures and (2) Sorority, with the
participation of the researcher and three female adolescents sentenced to socio-educational
internment measures. The pedagogical workshops took place over three months, in two socioeducational detention facilities in the Federal District. An audio recorder and a field diary were
used to record the meetings. The research information was analyzed qualitatively, in the light
of feminist studies from an intersectional perspective, which enabled observing the relationship
between social markers of race, class, gender, sexuality, and the experience of deprivation of
liberty in adolescence. The information was also systematized in three thematic blocks:
Signifying Deprivation of Liberty, Signifying Intimate and/or Affective Relationships, and
Feminist Dialogues in Socio-Educational Contexts of Internment. The analyses indicate that
systems of domination such as patriarchy, racism and cisheterosexism, which are ingrained in
everyday social relations, cross the walls of liberty-depriving entities and are present in
everyday practices and institutional relations. In this sense, feminist critical education needs to
conquer increasingly larger spaces in socio-educational contexts of internment. Dialogue, tensions and reflection are indispensable to promote awareness and the transformation of sexist
and oppressive thoughts and practices. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|