http://repositorio.unb.br/handle/10482/52300
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_HannahAssanteLampert_DISSERT.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Formação continuada docente em grupos de análise das práticas pedagógicas : uma pesquisa-intervenção em psicanálise |
Autor : | Lampert, Hannah Assante |
Orientador(es):: | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
Assunto:: | Professores - formação continuada Psicanálise e educação Práticas pedagógicas Subjetividade docente Neoliberalismo |
Fecha de publicación : | 29-may-2025 |
Data de defesa:: | 15-oct-2024 |
Citación : | LAMPERT, Hannah Assante. Formação continuada docente em grupos de análise das práticas pedagógicas: uma pesquisa-intervenção em psicanálise. 2024. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024. |
Resumen : | Este trabalho trata de uma pesquisa-intervenção voltada para a formação continuada de professoras em um Centro de Educação Infantil (CEI) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Fundamentada na interseção entre Psicanálise, Educação e Psicologia Escolar, a pesquisa buscou oferecer uma alternativa à formação técnica tradicional, influenciada pela racionalidade neoliberal. Para isso, foi implementado o Grupo de Análise das Práticas Pedagógicas (GAPP), um dispositivo clínico fundamentado na Psicanálise, que possibilitou a escuta e análise das experiências pedagógicas das participantes. A pesquisa problematiza os modelos prescritivos e técnico-instrumentais, questionando a ideologia neoliberal e sua influência na formação de professoras, ao reduzir o papel docente à execução de tarefas padronizadas. Através do GAPP, foram identificadas cinco experiências significativas: (i) a identificação imaginária, (ii) o resgate do saber, (iii) a coletividade, (iv) os insights e a implicação subjetiva, e (v) o desamparo e a impossibilidade. A análise revelou que a formação continuada, sustentada pela Psicanálise, promoveu a transformação subjetiva das professoras, proporcionando uma maior implicação em suas práticas e desafiando as lógicas normativas e de controle. Constatou-se que o GAPP facilita a ressignificação das práticas pedagógicas, e também se configura como uma resistência às pressões neoliberais ao possibilitar rupturas nas determinações normativas e estimular novas formas de laço social. O GAPP mostrou-se um dispositivo potente para a ação política de emancipação. A pesquisa contribui para o campo da Psicanálise e da formação docente por introduzir o conceito de desamparo como catalisador de ação política, propondo uma possibilidade de atuação da psicóloga escolar nesse contexto para pavimentar uma via de desenvolvimento de uma formação docente crítica e transformadora. |
Abstract: | This work is about intervention-research focused on the continuing education of teachers in an Early Child Education Center (CEI) of the Federal District Department of Education (SEEDF). Grounded at the intersection of Psychoanalysis, Education, and School Psychology, the research sought to offer an alternative to traditional technical/instrumental training, influenced by neoliberal rationality. To achieve this, the Group for the Analysis of Pedagogical Practices (GAPP) was implemented, a clinical device based on Psychoanalysis, which enabled the listening and analysis of the participants' pedagogical experiences. The research problematizes prescriptive and technical-instrumental models, questioning the limitations of neoliberal rationality and its influence on teacher training, by reducing the teaching role to the execution of standardized tasks. Through the GAPP, five significant experiences were identified: (i) imaginary identification, (ii) the reclaiming of knowledge, (iii) collectivity, (iv) insights and subjective implication, and (v) helplessness and impossibility. The analysis revealed that continuing education, supported by Psychoanalysis, promoted the subjective transformation of teachers, providing greater implication in their practices and challenging normative and control logics. It was found that the GAPP facilitates the re-signification of pedagogical practices and also acts as a resistance to neoliberal pressures by enabling breaks in normative determinations and stimulating new forms of social bonding. The GAPP has proven to be a powerful device for political action and emancipation. The research contributes to the field of Psychoanalysis and teacher training by introducing the concept of helplessness as a catalyst for political action, proposing a possible role for the school psychologist in this context to pave the way for the development of a critical and transformative teacher education. |
Résumé: | Cette étude visait à mener une recherche-intervention axée sur la formation continue des enseignantes dans un Centre d’Éducation de la Petite Enfance (CEI) du Secrétariat d'État à l'Éducation du District Fédéral (SEEDF). Fondée sur l'intersection entre la Psychanalyse, l'Éducation et la Psychologie Scolaire, la recherche a cherché à offrir une alternative à la formation technique traditionnelle, influencée par la rationalité néolibérale. Pour cela, le Groupe d'Analyse des Pratiques Pédagogiques (GAPP) a été mis en œuvre, un dispositif clinique basé sur la Psychanalyse, qui a permis l'écoute et l'analyse des expériences pédagogiques des participantes. La recherche remet en question les modèles prescriptifs et technico-instrumentaux, en interrogeant les limites de la rationalité néolibérale et son influence sur la formation des enseignantes, en réduisant le rôle enseignant à l'exécution de tâches standardisées. À travers le GAPP, cinq expériences significatives ont été identifiées : (i) l'identification imaginaire, (ii) la récupération du savoir, (iii) la collectivité, (iv) les insights et l'implication subjective, et (v) état de détresse et l'impossibilité. L'analyse a révélé que la formation continue, soutenue par la Psychanalyse, a favorisé la transformation subjective des enseignantes, en offrant une plus grande implication dans leurs pratiques et en défiant les logiques normatives et de contrôle. Il a été constaté que le GAPP facilite la re-signification des pratiques pédagogiques, et se configure également comme une résistance aux pressions néolibérales en permettant des ruptures dans les déterminations normatives et en stimulant de nouvelles formes de lien social. Le GAPP s'est révélé être un dispositif puissant pour l'action politique et l'émancipation. La recherche contribue au domaine de la Psychanalyse et de la formation des enseignants en introduisant le concept de désarroi comme catalyseur de l'action politique, en proposant une possibilité d'intervention de la psychologue scolaire dans ce contexte pour ouvrir la voie au développement d'une formation enseignante critique et transformatrice. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.