Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Joaquim Antonildo Pinho | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Jacylene Cecilia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T14:44:23Z | - |
dc.date.available | 2025-05-28T14:44:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-30 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Jacylene Cecilia Pereira. Percepções dos estudantes de uma escola periurbana sobre resíduos sólidos e orgânicos: uma perspectiva da educação ambiental. 2024. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Planaltina, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52289 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da preocupante temática sobre a destinação mais ambientalmente adequada dos
resíduos sólidos e também sobre o manejo que melhor se aplique aos resíduos
orgânicos, se faz necessário o conhecimento e a busca por alternativas. Neste sentido, a
proposta deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa numa comunidade escolar
localizada numa região rural (periurbana) de Planaltina, GO. O presente trabalho de
pesquisa abordou a Educação Ambiental numa pesquisa qualitativa na escola municipal
Vó Vitória Garofalo. Foi desenvolvida com os estudantes, mas também foram realizadas
entrevistas com moradores locais, sendo a maioria pais ou responsáveis pelos discentes
no sentido de conhecer melhor os componentes que formam a região. As pesquisas se
deram no sentido de conhecer e enriquecer as discussões sobre o tema abordado. A
escola possui características de escola do campo e escola urbana. Sendo que a região,
denominada zona rural é fronteiriça com o centro urbano e com isto, traz elementos de
vivências com este centro urbano. O objetivo foi analisar a relação entre percepção e
prática de estudantes sobre a destinação dos resíduos sólidos e orgânicos na
comunidade escolar. Entendendo que por percepção, compreende a habilidade para
captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. Também de
buscar alternativas que possam ser apresentadas a comunidade quanto a promoção de
novas práticas, a partir dos seus hábitos e conhecimentos que possuem e possibilidades
de manejos, no sentido da promoção de uma educação ambiental emancipadora. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepções dos estudantes de uma escola periurbana sobre resíduos sólidos e orgânicos : uma perspectiva da educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resíduo orgânico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Given the worrying issue regarding the most environmentally appropriate disposal of
solid waste and also the management that best applies to organic waste, knowledge and
the search for alternatives are necessary. In this sense, the purpose of this work was to
develop research in a school community located in a rural (peri-urban) region of
Planaltina, GO. This research work addressed Environmental Education in qualitative
research at the municipal school Vó Vitória Garofalo. It was developed with the students,
but interviews were also carried out with local residents, the majority of whom were
parents or guardians of the students in order to better understand the components that
make up the region. The research was carried out with the aim of understanding and
enriching discussions on the topic addressed. The school has characteristics of a rural
school and an urban school. Since the region, called rural area, borders the urban center
and therefore, brings elements of experiences with this urban center. The objective was
to analyze the relationship between students' perception and practice regarding the
disposal of solid and organic waste in the school community. Understanding that by
perception, it comprises the ability to capture, process and understand the information
that our senses receive. Also to seek alternatives that can be presented to the
community regarding the promotion of new practices, based on their habits and
knowledge they have and management possibilities, in order to promote an emancipatory
environmental education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|