Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lehmann, Michael Christian | - |
dc.contributor.author | Nogueira, João Pedro da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T15:25:23Z | - |
dc.date.available | 2025-05-20T15:25:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-19 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, João Pedro da Silva. The role of media in Central Bank communication: evidence from a survey-based experiment. 2025. 47 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52279 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é entender como a cobertura da mídia sobre a comunicação do Banco
Central do Brasil (BCB) afeta o processo de formação de expectativas de inflação dos membros
do público em geral. Embora pesquisas anteriores tenham demonstrado que os indivíduos
tendem a desconsiderar comunicações do banco central quando transmitidas pela mídia, os
mecanismos subjacentes a esse fenômeno permanecem pouco claros. Utilizando técnicas
de Processamento de Linguagem Natural, geramos mensagens idênticas que podem ser
atribuídas tanto ao BCB quanto à mídia e implementamos um experimento de pesquisa com
fornecimento de informações, o que nos permite desvendar esses mecanismos. Solicitamos
aos participantes que revelassem suas crenças sobre a economia e, em seguida, fornecemos
quatro tratamentos informativos. Nossos resultados mostram que os consumidores expostos à
cobertura midiática da comunicação do BCB revisam suas expectativas de inflação para cima
em uma média de 1,5% em comparação àqueles que leram diretamente a comunicação do
BCB. Análises adicionais indicam que essas diferenças não são impulsionadas por variações
no conteúdo informacional. Em vez disso, a fonte da informação emerge como o principal
fator que influencia as revisões nas expectativas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | The role of media in Central Bank communication : evidence from a survey-based experiment | pt_BR |
dc.title.alternative | O papel da mídia na comunicação do Banco Central : evidências de um experimento randomizado | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Banco Central do Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inflação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this paper is to understand how media reporting on Brazilian Central Bank
(BCB) communication affects the inflation expectation formation process of members of the
general public. While prior research has established that individuals tend to discount central
bank communications when relayed through the media, the mechanisms underlying this
phenomenon remain unclear. Using Natural Language Processing techniques, we generate
identical messages that can be attributed to either the BCB or the media and implement an
information-provision survey experiment, which allows us to disentangle these mechanisms.
We elicit subjects’ beliefs about the economy and then provide four information treatments.
Our findings show that consumers exposed to media coverage of BCB communication revise
their inflation expectations upwards by an average of 1.5% relative to those who directly read
the BCB communication. Further analysis indicates that these differences are not driven by
variations in informational content. Instead, the source of the information emerges as the
primary factor influencing revisions in expectations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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