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2025_JoaoPedroDaSilvaNogueira_DISSERT.pdf581,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorLehmann, Michael Christian-
dc.contributor.authorNogueira, João Pedro da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-20T15:25:23Z-
dc.date.available2025-05-20T15:25:23Z-
dc.date.issued2025-05-20-
dc.date.submitted2025-02-19-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, João Pedro da Silva. The role of media in Central Bank communication: evidence from a survey-based experiment. 2025. 47 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52279-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é entender como a cobertura da mídia sobre a comunicação do Banco Central do Brasil (BCB) afeta o processo de formação de expectativas de inflação dos membros do público em geral. Embora pesquisas anteriores tenham demonstrado que os indivíduos tendem a desconsiderar comunicações do banco central quando transmitidas pela mídia, os mecanismos subjacentes a esse fenômeno permanecem pouco claros. Utilizando técnicas de Processamento de Linguagem Natural, geramos mensagens idênticas que podem ser atribuídas tanto ao BCB quanto à mídia e implementamos um experimento de pesquisa com fornecimento de informações, o que nos permite desvendar esses mecanismos. Solicitamos aos participantes que revelassem suas crenças sobre a economia e, em seguida, fornecemos quatro tratamentos informativos. Nossos resultados mostram que os consumidores expostos à cobertura midiática da comunicação do BCB revisam suas expectativas de inflação para cima em uma média de 1,5% em comparação àqueles que leram diretamente a comunicação do BCB. Análises adicionais indicam que essas diferenças não são impulsionadas por variações no conteúdo informacional. Em vez disso, a fonte da informação emerge como o principal fator que influencia as revisões nas expectativas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleThe role of media in Central Bank communication : evidence from a survey-based experimentpt_BR
dc.title.alternativeO papel da mídia na comunicação do Banco Central : evidências de um experimento randomizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBanco Central do Brasilpt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordMídiapt_BR
dc.subject.keywordInflaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this paper is to understand how media reporting on Brazilian Central Bank (BCB) communication affects the inflation expectation formation process of members of the general public. While prior research has established that individuals tend to discount central bank communications when relayed through the media, the mechanisms underlying this phenomenon remain unclear. Using Natural Language Processing techniques, we generate identical messages that can be attributed to either the BCB or the media and implement an information-provision survey experiment, which allows us to disentangle these mechanisms. We elicit subjects’ beliefs about the economy and then provide four information treatments. Our findings show that consumers exposed to media coverage of BCB communication revise their inflation expectations upwards by an average of 1.5% relative to those who directly read the BCB communication. Further analysis indicates that these differences are not driven by variations in informational content. Instead, the source of the information emerges as the primary factor influencing revisions in expectations.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
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