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2024_CiceroRodriguesDeMeloFilho_TESE.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorLucas, Vander Mendes-
dc.contributor.authorMelo Filho, Cícero Rodrigues de-
dc.date.accessioned2025-05-20T15:10:33Z-
dc.date.available2025-05-20T15:10:33Z-
dc.date.issued2025-05-20-
dc.date.submitted2024-12-13-
dc.identifier.citationMELO FILHO, Cícero Rodrigues de. Ensaios teóricos em infraestrutura de transportes. 2024. 102 f., il. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52277-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese, intitulada "Ensaios Teóricos em Infraestrutura de Transportes", apresenta três artigos sobre infraestrutura de transporte e análise de custo-benefício. O primeiro artigo aborda a distorção dos preços de mercado em avaliações de projetos de infraestrutura, destacando os riscos de decisões erradas e desperdício de recursos públicos. Além disso, revisita a literatura internacional e identifica lacunas na pesquisa nacional, especialmente no Brasil. O segundo artigo investiga os efeitos de choques exógenos de custos na concorrência entre Full Service Carriers (FSC) e Low Cost Carriers (LCC) no setor aéreo brasileiro, utilizando um modelo de oligopólio e dados específicos de demanda e custo. Os resultados mostram que LFCs sofrem maiores perdas de markup e demanda, mas aumentam os preços proporcionalmente mais, criando um ambiente previsível para consumidores. O terceiro artigo analisa os impactos dos choques nos prêmios salariais nas condições de concorrência das companhias aéreas, usando um modelo de duopólio para examinar a interação entre uma grande empresa de rede e uma empresa menor com uma tarifa menor. Conclui que as menores companhias aéreas são mais afetadas por choques de custos trabalhistas, levando a maior concentração de mercado e destacando os desafios das transportadoras menores em manter a competitividade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsaios teóricos em infraestrutura de transportespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura de transportept_BR
dc.subject.keywordAnálise custo-benefíciopt_BR
dc.subject.keywordCompanhias aéreaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSilva, Francisco Gildemir Ferreira da-
dc.description.abstract1This thesis, titled "Theoretical Essays in Transportation Infrastructure," presents three articles on transportation infrastructure and cost-benefit analysis. The first article addresses the distortion of market prices in infrastructure project evaluations, highlighting the risks of incorrect decisions and the waste of public resources. Additionally, it revisits the international literature and identifies gaps in national research, especially in Brazil. The second article investigates the effects of exogenous cost shocks on the competition between Full Service Carriers (FSC) and Low Cost Carriers (LCC) in the Brazilian airline sector, using an oligopoly model and specific demand and cost data. The results show that LFCs suffer greater losses in markup and demand but increase prices proportionally more, creating a predictable environment for consumers. The third article analyzes the impacts of wage premium shocks on the competitive conditions of airlines, using a duopoly model to examine the interaction between a large network carrier and a small low-cost carrier. It concludes that smaller airlines are more affected by labor cost shocks, leading to higher market concentration and highlighting the challenges smaller carriers face in maintaining competitiveness.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
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