Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Evangelista Junior, Francisco | - |
dc.contributor.author | Santos, Erick Douglas de Luna | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T13:37:55Z | - |
dc.date.available | 2025-05-20T13:37:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Erick Douglas de Luna. Prediction of stresses in rigid airport pavements considering slab’s temperature differential using finite element and machine learning techniques. 2024. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52269 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de aprendizado de máquina
(ML/RF) para predição das tensões máximas de tração em placas de concreto de pavimentos
aeroportuários levando em consideração os carregamentos das aeronaves e o perfil de
temperatura linear e não linear na espessura da placa. A partir dos dados de tensões obtidos
pela modelagem de elementos finitos, utilizando o software ILLISLAB, com trens tipo da
aeronave A380 e B747 e diversos diferenciais térmicos na espessura da placa de concreto, foi
construído um conjunto de dados utilizado no treinamento e validação do algoritmo. O
ML/RF utilizado foi o Random Forest, por meio da biblioteca Scikit-learn do Python, que
forneceu predições acuradas para diferentes espessuras, pressões dos pneus, eficiências de
transferência de carga entre placas, módulos de reação do subleito, raios de rigidez relativa e
posições de passagem longitudinal da aeronave na placa sob diversos diferenciais de
temperatura entre o topo e o fundo da placa de concreto. A Média dos Erros Quadrados obtida
pelo modelo de Random Forest foi igual a 3.60e-4 MPa², um erro absoluto máximo menor do
que 0.25 MPa e a maioria dos erros absolutos próximos de 0 MPa, todos os resultados para a
base de dados de treinamento, mostrando a confiabilidade do modelo proposto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Prediction of stresses in rigid airport pavements considering slab’s temperature differential using finite element and machine learning techniques | pt_BR |
dc.title.alternative | Previsão de tensões em pavimentos rígidos aeroportuários considerando o diferencial de temperatura da placa utilizando elementos finitos e técnicas de machine learning | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentos de concreto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentos - aeroporto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Temperatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizado de máquina | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to develop a machine learning model (ML/RF) to predict maximum
tensile stresses in concrete slabs on airport pavements, considering aircraft loads and the
linear and nonlinear temperature profile between top and bottom of the concrete slab. From
the tensile stress data obtained by finite element simulations, using software ILLISLAB, with
A380 and B747 aircraft landing gears and several positive and negative temperature
differentials, a dataset was assembled and divided to train and validate the proposed machine
learning model. The ML/RF used was Random Forest, through the Scikit-learn Python
Library, which provided accurate predictions for different plate thicknesses, tire pressures,
load transfer efficiencies between plates, moduli of subgrade reaction, radii of relative
stiffness and longitudinal passage positions of the aircraft on the slab path under temperature
differential of the concrete slab. The Mean Squared Error obtained by the Random Forest
model was equal to 3.60e-4 MPa², a maximum absolute error smaller than 0.25 MPa and the
majority of the absolute error nearby 0 MPa, all of theses results to the test dataset, showing
the reliability of the proposed model. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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