Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Galato, Dayani | - |
dc.contributor.advisor | Somoza, Fernando Fernandez-Llimos | - |
dc.contributor.author | Magedanz, Lucas | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T15:32:10Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19T15:32:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-10 | - |
dc.identifier.citation | MAGEDANZ, Lucas. Indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators) para a avaliação de serviços clínicos providos por farmacêuticos em ambiente hospitalar. 2024. 165 f., il. Tese (Doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52267 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Os serviços clínicos prestados por farmacêuticos têm como principal
objetivo promover o uso seguro, efetivo e racional de medicamentos, contribuindo
para a melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Apesar de sua
importância e expansão nas últimas décadas, ainda não há uma lista validada de
indicadores-chave de desempenho (KPIs) que contemple resultados clínicos,
econômicos e humanísticos capazes de avaliar de forma abrangente o impacto
desses serviços no ambiente hospitalar. Objetivo: Definir uma lista consensuada de
KPIs para o acompanhamento de resultados clínicos, econômicos e humanísticos
dos serviços clínicos providos por farmacêuticos no ambiente hospitalar. Método:
Este estudo utilizou uma abordagem em duas fases. Na primeira, foi realizada uma
revisão sistemática da literatura para identificar KPIs propostos para a avaliação de
serviços clínicos providos por farmacêuticos em ambiente hospitalar. Esta revisão
serviu de base para a elaboração de uma proposta de KPIs que foi utilizada como
ponto de partida da segunda fase, em que foi empregado um estudo de consenso
pela técnica Delphi, envolvendo profissionais de saúde e representantes de
associações de pacientes, para consensuar um conjunto fundamental (core set) de
KPIs. Resultados: A revisão sistemática identificou 225 KPIs, dos quais 19 (8,4%)
eram indicadores de estrutura, 193 (85,8%) eram indicadores de processo, e apenas
13 (5,7%) estavam relacionados a resultados, evidenciando-se uma lacuna de
desenvolvimento de métricas baseadas em resultado. Com base neste ensaio,
elaborou-se uma proposta de 12 KPIs de resultado, sendo sete clínicos, três
econômicos e um humanístico. No inquérito Delphi, desenvolvido em três rodadas,
participaram 49 especialistas recrutados internacionalmente e representando todos
os continentes. Ao longo das rodadas os especialistas avaliaram os KPIs propostos
quanto à relevância, e os KPIs foram aprimorados a partir das sugestões dos
especialistas. Novos KPIs poderiam ser sugeridos. O consenso final foi composto
por cinco KPIs: três clínicos (“Taxa de eventos adversos a medicamentos”, “Taxa de
eventos de quase-falha relacionados a medicamentos”, e “Taxa de cumprimento de
objetivo farmacoterapêutico”), um econômico (“Diferença média de custo em
farmacoterapia otimizada”) e um humanístico (“Resultados de inquéritos de
satisfação de pacientes”). Conclusão: O estudo verificou a baixa prevalência de
indicadores de resultado entre os KPIs descritos na literatura que abordava a avaliação de desempenho de serviços clínicos providos por farmacêuticos no
ambiente hospitalar. Neste sentido, o presente estudo definiu um consenso de KPIs
composto por indicadores de resultados clínicos, econômicos e humanísticos. Este
core set de KPIs visa apoiar a gestão e a melhoria contínua dos serviços clínicos
prestados por farmacêuticos clínicos em hospitais, evidenciando seus impactos tanto
na saúde dos pacientes quanto no desempenho dos serviços de saúde. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators) para a avaliação de serviços clínicos providos por farmacêuticos em ambiente hospitalar | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambiente hospitalar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indicadores de desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Farmacêuticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviços clínicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Farmacologia clínica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: The main objective of clinical services provided by pharmacists is to
promote the safe, effective, and rational use of medicines, contributing to improving
people's health and quality of life. Despite their importance and expansion in recent
decades, there is still no validated list of key performance indicators (KPIs) that
include clinical, economic, and humanistic results capable of comprehensively
assessing the impact of these services in the hospital environment. Objective: To
define an agreed list of KPIs for monitoring the clinical, economic, and humanistic
outcomes of clinical services provided by pharmacists in the hospital environment.
Method: This study used a two-stage approach. First, a systematic literature review
was carried out to identify KPIs proposed for the evaluation of clinical services
provided by pharmacists in a hospital environment. This review served as the basis
for drawing up a proposal for KPIs, which was used as the starting point for the
second phase, in which a consensus study using the Delphi technique was
employed. This survey involved healthcare professionals and representatives of
patient associations to establish consensus on a core set of KPIs. Results: The
systematic review identified 225 KPIs, of which 19 (8.4%) were structure indicators,
193 (85.8%) were process indicators, and only 13 (5.7%) were related to outcomes,
highlighting a gap in the development of outcome-based metrics. Based on this trial,
a proposal was drawn up for 12 outcome KPIs, seven of which were clinical, three
economic, and one humanistic. The Delphi survey, carried out in three rounds,
involved 49 internationally recruited stakeholders from all continents. Throughout the
rounds, the stakeholders evaluated the proposed KPIs regarding relevance, and the
KPIs were improved based on the stakeholders’ suggestions. New KPIs could also
be suggested. The final consensus consisted of five KPIs: three clinical (“Adverse
drug event rate”, “Medication-related near miss event rate”, and “Medication goal
achievement rate”), one economical (“Average optimized treatment cost difference”),
and one humanistic (“Patient satisfaction survey results”). Conclusion: The study
found a low prevalence of outcome indicators among the KPIs described in the
literature addressing the performance evaluation of clinical services provided by
pharmacists in the hospital environment. This study defined a consensus of KPIs
composed of clinical, economic, and humanistic outcome indicators. This core set of KPIs aims to support the management and continuous improvement of clinical
services provided by clinical pharmacists in hospitals, highlighting their impact on
both patient care and the performance of health services. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) – Campus UnB Ceilândia | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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