Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Daniel Alves da | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Tayná Gabriela Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T16:31:13Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30T16:31:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-20 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Tayná Gabriela Araújo. A influência do ensino remoto na formação e expectativas de alunos e professores no pós-pandemia: um estudo de caso no PPEE/UnB. 2024. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52139 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo se baseia na adaptação do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19 e a transformação digital nas instituições de ensino superior. Considerando o impacto da pandemia no ensino
e nas abordagens pedagógicas, a pesquisa investiga como as novas tecnologias foram integradas
ao ensino no Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE). Para analisar as percepções de alunos e professores, foi adotada uma abordagem qualitativa com métodos
mistos de coleta e análise de dados. Foi elaborado um questionário, com questões abertas e fechadas, abordando as experiências com o ensino remoto, presencial e híbrido. O questionário foi
enviado por e-mail a uma amostra representativa de alunos do curso, garantindo a diversidade de
opiniões. As questões foram agrupadas em categorias como desafios, benefícios e perspectivas
futuras do ensino híbrido. Os resultados revelaram uma variedade de percepções, destacando
tanto as vantagens quanto as dificuldades de cada modalidade. As conclusões fornecem subsídios
importantes para o desenvolvimento de estratégias educacionais pós-pandemia, considerando as
necessidades dos alunos e os novos modelos de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A influência do ensino remoto na formação e expectativas de alunos e professores no pós-pandemia : um estudo de caso no PPEE/UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino presencial superior - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem - desafios | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study is based on the adaptation of remote learning during the COVID-19 pandemic and the
digital transformation in higher education institutions. Considering the impact of the pandemic
on teaching and pedagogical approaches, the research investigates how new technologies were
integrated into education in the Professional Master’s Program in Electrical Engineering (PPEE).
To analyze the perceptions of students and professors, a qualitative approach with mixed methods
for data collection and analysis was adopted. A questionnaire was developed, with both open and
closed-ended questions, addressing experiences with remote, in-person, and hybrid teaching. The
questionnaire was sent by email to a representative sample of students from the course, ensuring
diversity of opinions. The questions were grouped into categories such as challenges, benefits, and
future perspectives of hybrid teaching. The results revealed a variety of perceptions, highlighting
both the advantages and difficulties of each modality. The conclusions provide valuable insights
for the development of post-pandemic educational strategies, considering the needs of students and the new teaching models. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|