Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52139
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_TaynaGabrielaAraujoNunes_DISSERT.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Daniel Alves da-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Tayná Gabriela Araújo-
dc.date.accessioned2025-04-30T16:31:13Z-
dc.date.available2025-04-30T16:31:13Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.date.submitted2024-12-20-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Tayná Gabriela Araújo. A influência do ensino remoto na formação e expectativas de alunos e professores no pós-pandemia: um estudo de caso no PPEE/UnB. 2024. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52139-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO estudo se baseia na adaptação do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19 e a transformação digital nas instituições de ensino superior. Considerando o impacto da pandemia no ensino e nas abordagens pedagógicas, a pesquisa investiga como as novas tecnologias foram integradas ao ensino no Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE). Para analisar as percepções de alunos e professores, foi adotada uma abordagem qualitativa com métodos mistos de coleta e análise de dados. Foi elaborado um questionário, com questões abertas e fechadas, abordando as experiências com o ensino remoto, presencial e híbrido. O questionário foi enviado por e-mail a uma amostra representativa de alunos do curso, garantindo a diversidade de opiniões. As questões foram agrupadas em categorias como desafios, benefícios e perspectivas futuras do ensino híbrido. Os resultados revelaram uma variedade de percepções, destacando tanto as vantagens quanto as dificuldades de cada modalidade. As conclusões fornecem subsídios importantes para o desenvolvimento de estratégias educacionais pós-pandemia, considerando as necessidades dos alunos e os novos modelos de ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA influência do ensino remoto na formação e expectativas de alunos e professores no pós-pandemia : um estudo de caso no PPEE/UnBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subject.keywordEnsino híbridopt_BR
dc.subject.keywordEnsino presencial superior - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagem - desafiospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The study is based on the adaptation of remote learning during the COVID-19 pandemic and the digital transformation in higher education institutions. Considering the impact of the pandemic on teaching and pedagogical approaches, the research investigates how new technologies were integrated into education in the Professional Master’s Program in Electrical Engineering (PPEE). To analyze the perceptions of students and professors, a qualitative approach with mixed methods for data collection and analysis was adopted. A questionnaire was developed, with both open and closed-ended questions, addressing experiences with remote, in-person, and hybrid teaching. The questionnaire was sent by email to a representative sample of students from the course, ensuring diversity of opinions. The questions were grouped into categories such as challenges, benefits, and future perspectives of hybrid teaching. The results revealed a variety of perceptions, highlighting both the advantages and difficulties of each modality. The conclusions provide valuable insights for the development of post-pandemic educational strategies, considering the needs of students and the new teaching models.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.