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2024_MatheusRolimFlorentinoDePaiva_DISSERT.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os sentidos de uma nova formação : análise do empreendedorismo nos currículos paulista e paraense para o Novo Ensino Médio
Autor(es): Paiva, Matheus Rolim Florentino de
Orientador(es): Tavolaro, Sergio Barreira de Faria
Assunto: Novo Ensino Médio
Empreendedorismo
Neoliberalismo - Brasil
São Paulo (Estado)
Pará (Estado)
Data de publicação: 30-Abr-2025
Referência: PAIVA, Matheus Rolim Florentino de. Os sentidos de uma nova formação: análise do empreendedorismo nos currículos paulista e paraense para o Novo Ensino Médio. 2024. 149 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho busca investigar a caracterização da temática empreendedora no início da vigência de sua obrigatoriedade, que vem à tona com a instituição de fato do novo Ensino Médio, a partir de 2022. De forma comparativa, são analisados os primeiros currículos produzidos por dois estados selecionados de modo a compor uma amostra potencialmente composta por convergências e divergências entre os seus elementos. Assim, foram selecionados os currículos disponibilizados para São Paulo e pelo Pará para o ano de 2022 e voltados a contemplar, pela primeira vez, a reforma da última etapa da educação básica. Por meio de uma análise documental, buscou-se evidenciar continuidades e descontinuidades no que tange à contemplação da temática empreendedora pelos estados. A investigação dos materiais revelou um núcleo comum de compreensão do empreendedorismo, definido pela preocupação com o mundo do trabalho e, sobretudo, com a dimensão subjetiva dos jovens, com foco no desenvolvimento de competências de autorregulação comportamental e emocional dos educandos bem como de habilidades de planejamento individual. Por outro lado, foram observadas também algumas diferenças significativas na amostra, indicando combinações pedagógicas, filosóficas e argumentativas distintas no que tange à sustentação da temática empreendedora como objeto da formação dos jovens. O currículo do estado de São Paulo, assim, demonstra vincular o empreendedorismo a inserção dos estudantes em um mundo do trabalho novo, marcado pela presença da tecnologia e principalmente pela flexibilização dos vínculos e funções no trabalho. Por sua vez, o documento paraense se centra mais na conquista de objetivos e projetos de natureza diversa, sendo estes voltados a mitigação de problemáticas coletivas e, sobretudo, projetos pessoais. Tais dados indicam a pertinência da consideração do empreendedor como modelo atrelado ao avanço do neoliberalismo, atrelado, ainda, a ampliação de uma ética da autenticidade.
Abstract: The aim of this study is to investigate the characterization of the entrepreneurial theme at the beginning of its compulsory nature, which comes to the fore with the de facto institution of the Novo Ensino Médio, starting in 2022. In a comparative way, the first curricula produced by two selected states are analyzed in order to compose a sample potentially composed of convergences and divergences between their elements. Thus, the curricula made available by São Paulo and Pará for 2022 aimed to contemplate, for the first time, the reform of the last stage of basic education were selected. Through a documentary analysis, we sought to highlight continuities and discontinuities with regard to the inclusion of the entrepreneurial theme by the states. The investigation of the materials revealed a common core understanding of entrepreneurship, defined by concern for the world of work and, above all, the subjective dimension of young people, with a focus on developing students' behavioral and emotional self-regulation skills, as well as individual planning skills. On the other hand, some significant differences were also observed in the sample, indicating different pedagogical, philosophical and argumentative combinations in terms of supporting the entrepreneurial theme as an object of training for young people. The curriculum for the state of São Paulo thus links entrepreneurship to the inclusion of students in a new world of work, marked by the presence of technology and, above all, by the flexibilization of employment relationships and roles. In turn, the Pará document focuses more on the achievement of objectives and projects of a different nature, which are aimed at mitigating collective problems and, above all, personal projects. This data indicates the relevance of considering the entrepreneur as a model linked to the advance of neoliberalism, also linked to the expansion of an ethic of authenticity.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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