Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52119
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_NatalinoGuilhermeDeSouza_TESE.pdf3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Dinâmica de sentido do trabalho docente nas escolas públicas : uma aproximação da Sociologia Clínica dos profissionais do ensino médio do DF
Autor(es): Souza, Natalino Guilherme de
Orientador(es): Nunes, Christiane Girard Ferreira
Assunto: Políticas públicas educacionais
Trabalho docente
Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)
Escola pública
Data de publicação: 30-Abr-2025
Referência: SOUZA, Natalino Guilherme de. Dinâmica de sentido do trabalho docente nas escolas públicas: uma aproximação da Sociologia Clínica dos profissionais do ensino médio do DF. 2024. 272 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Na contemporaneidade, a instrução é uma atividade social fundamental que abrange e articula aspectos essenciais à vida coletiva. De fato, a centralidade da instrução faz-se notar com maior evidência em uma série de instituições voltadas ao ensino, cujo destaque se encontra sobretudo em instituições escolares. Na escola é onde se inicia e se desenvolve o processo de instrução, a partir de ritmos, movimentos e rotinas mais ou menos estáveis. Como qualquer outra instituição social, a escola padece injuções e condicionamentos do contexto socioeconômico e sociopolítico aos quais ela está vinculada, mormente por políticas públicas desenhadas e implementadas pelos poderes municipal, estadual ou federal. Por outro lado, a escola é igualmente o espaço dentro do qual inúmeros atores, com distintas atribuições, levam a cabo o seu trabalho. Ou seja, a escola se constitui como espaço de experiência em que se estabelece uma gama complexa de relações entre distintos profissionais, a fim de promover o processo de ensino/aprendizagem de crianças e jovens. Dentre esses profissionais, estão os professores. Sobre estes, pesa mais diretamente a tarefa de acompanhar os estudantes em sua formação e desenvolvimento, uma vez que é com os docentes que eles passam a maior parte do tempo escolar. Os estudantes são, portanto, o “objeto de trabalho” dos professores e por possuírem um caráter individual e social específicos, marcam a própria natureza do trabalho dos docentes. Por outro lado, as políticas públicas de educação para os distintos segmentos instauram uma série de normas e procedimentos que incidem diretamente sobre o trabalho dos professores, exigindo um alinhamento desses profissionais a novas lógicas que reestruturam a organização do seu trabalho e da forma de gestão administrativa das escolas. No caso do segmento do ensino médio, essas políticas refletem as contradições entre capital e trabalho que permeiam historicamente a própria sociedade brasileira. Mesmo as diretrizes da política para o Novo Ensino Médio (NEM), com sua proposta de diversificação curricular, não escapa ao dualismo educacional estrutural que separa as dimensões intelectuais e manuais segundo os lugares sociais dos sujeitos, dentro da moldura da enorme desigualdade social do país. A reforma deste segmento que, ainda em processo inacabado de implementação, já sofre alterações significativas, revela sobretudo o seu descompasso com a realidade das escolas públicas de ensino médio existentes. No Distrito Federal, o quadro não é diferente. Esta série de mudanças propostas pela nova política esbarra em condicionantes estruturais da escola e das condições de trabalho dos professores. É dentro dessas novas lógicas contraditórias que pressionam agora a instituição escolar que os profissionais docentes são desafiados a dar sentido à sua ação e se realizarem pessoal e profissionalmente. O que compõe, neste caso, o horizonte de expectativas dos professores do ensino médio das escolas do Distrito Federal? Como enfrentam as contradições e descompassos da escola, em uma sociedade marcada pela aceleração social e pelo risco constante de alienação no trabalho? Quais são os dispositivos de enfrentamento pessoal e coletivos que esses profissionais possuem para enfrentar este estado de coisas? Como tudo isso afeta a dinâmica de sentido do trabalho e da própria construção da historicidade dos sujeitos? Essas são as perguntas que esta pesquisa se propõe a responder.
Abstract: In contemporary times, education is a fundamental social activity that encompasses and articulates essential aspects of collective life. In fact, the centrality of instruction is most evident in a series of institutions dedicated to teaching, especially in schools. School is where the process of instruction begins and develops, based on stable rhythms, movements, and routines. Like any other social institution, the school is affected and conditioned by the socio-economic and socio-political context to which it is linked, especially by public policies designed and implemented by the municipal, state, or federal authorities. On the other hand, the school is also the space within which numerous actors, with different roles, carry out their work. In other words, the school is a space of experience in which a complex range of relationships is established between different professionals to promote the teaching/learning process for children and young people. Among these professionals are the teachers. The task of accompanying students in their education and development weighs most heavily on them, since it is with teachers that they spend most of their school time. Students are therefore the "object of work" for teachers and because they have a specific individual and social character, they mark the very nature of teachers' work. On the other hand, public education policies for the different segments establish a series of rules and procedures that have a direct impact on teachers' work, requiring them to align themselves with new logics that restructure the organization of their work, and the way schools are administratively managed. In the case of secondary education, these policies reflect the contradictions between capital and labor that have historically permeated Brazilian society itself. Even the policy guidelines for the New High School (NEM), with its proposal to diversify the curriculum, does not escape the structural educational dualism that separates the intellectual and manual dimensions according to the social positions of the subjects, within the framework of the country's enormous social inequality. The reform of this segment, which is still in the unfinished process of implementation, is already undergoing significant changes, revealing above all its mismatch with the reality of existing public high schools. In the Federal District, the picture is no different. The series of changes proposed by the new policy come up against structural constraints in schools and teachers' working conditions. It is within these new contradictory logics that are now putting pressure on the school institution that teaching professionals are challenged to give meaning to their actions and achieve personal and professional fulfillment. In this case, what makes up the horizon of expectations of secondary school teachers in the Federal District? How do they cope with the contradictions and mismatches at school, in a society marked by social acceleration and the constant risk of alienation at work? What personal and collective coping mechanisms do these professionals have to deal with this situation? How does all this affect the dynamics of the meaning of work and the very construction of the subjects' historicity? These are the questions this research sets out to answer.
Résumé: À l'époque contemporaine, l'éducation est une activité sociale fondamentale qui englobe et articule des aspects essentiels de la vie collective. En fait, la centralité de l'instruction se manifeste surtout dans une série d'institutions orientées vers l'enseignement, au premier rang desquelles se trouvent les institutions scolaires. L'école est le lieu où commence et se développe le processus d'instruction, basé sur des rythmes, des mouvements et des routines plus ou moins stables. Comme toute autre institution sociale, l'école est affectée et conditionnée par le contexte socio-économique et socio-politique auquel elle est liée, notamment par les politiques publiques conçues et mises en œuvre par les autorités municipales, étatiques ou fédérales. D'autre part, l'école est aussi l'espace dans lequel de nombreux acteurs, avec des rôles différents, effectuent leur travail. En d'autres termes, l'école est un espace d'expérience dans lequel une gamme complexe de relations est établie entre différents professionnels afin de promouvoir le processus d'enseignement/apprentissage pour les enfants et les jeunes. Parmi ces professionnels figurent les enseignants. C'est sur eux que pèse le plus lourdement la tâche d'accompagner les élèves dans leur éducation et leur développement, puisque c'est avec eux qu'ils passent la plus grande partie de leur temps scolaire. Les élèves sont donc "l'objet de travail" des enseignants et, parce qu'ils ont un caractère individuel et social spécifique, ils marquent la nature même du travail des enseignants. D'autre part, les politiques publiques d'éducation pour les différents segments établissent une série de normes et de procédures qui ont un impact direct sur le travail des enseignants, les obligeant à s'aligner sur de nouvelles logiques qui restructurent l'organisation de leur travail et la manière dont les écoles sont gérées administrativement. Dans le cas de l'enseignement secondaire, ces politiques reflètent les contradictions entre le capital et le travail qui ont historiquement imprégné la société brésilienne elle-même. Même les lignes directrices de la nouvelle éducation secondaire (NEM), avec sa proposition de diversification du programme, n'échappent pas au dualisme éducatif structurel qui sépare les dimensions intellectuelles et manuelles en fonction de la position sociale des sujets, dans le cadre de l'énorme inégalité sociale du pays. La réforme de ce segment, dont la mise en œuvre n'est pas encore achevée mais qui connaît déjà des changements significatifs, révèle surtout son décalage avec la réalité des écoles secondaires publiques existantes. Dans le District fédéral, la situation n'est pas différente. Cette série de changements proposés par la nouvelle politique se heurte aux contraintes structurelles des établissements scolaires et aux conditions de travail des enseignants. C'est dans ces nouvelles logiques contradictoires qui pèsent aujourd'hui sur l'institution scolaire que les professionnels de l'enseignement sont mis au défi de donner du sens à leur action et de se réaliser personnellement et professionnellement. Dans ce cas, qu'est-ce qui constitue l'horizon d'attente des enseignants du secondaire dans le District fédéral ? Comment fontils face aux contradictions et aux décalages scolaires dans une société marquée par l'accélération sociale et le risque permanent d'aliénation au travail ? Quels sont les mécanismes d'adaptation personnels et collectifs dont disposent ces professionnels pour faire face à cette situation? Comment tout cela affecte-t-il la dynamique du sens du travail et la construction même de l'historicité des sujets? Telles sont les questions auxquelles cette recherche se propose de répondre.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.