http://repositorio.unb.br/handle/10482/52115
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2025_PaulEdsonVaincoeur_DISSERT.pdf | 4,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Valiação da potência dissipada e autoamortecimento de condutores 838 MCM |
Autor(es): | Vaincoeur, Paul Edson |
Orientador(es): | Ferreira, Jorge Luiz de Almeida |
Assunto: | Amortecedores Cabos condutores Fadiga estrutural |
Data de publicação: | 28-Abr-2025 |
Data de defesa: | 20-Fev-2025 |
Referência: | VAINCOEUR, Paul Edson. Valiação da potência dissipada e autoamortecimento de condutores 838 MCM. 2025. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências de Materiais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | O comportamento dinâmico e a dissipação de energia de cabos condutores de alumínio tipo CAL 1120 | 838 MCM, juntamente com a eficiência de amortecedores tipo Stockbridge sob diferentes condições de carga e fadiga, foram investigados neste estudo. A pesquisa teve como objetivo quantificar a dissipação de energia dos condutores sob frequências de vibração, amplitudes e cargas de tração variadas, além de avaliar a degradação do desempenho dos amortecedores após ciclos de fadiga. Os experimentos foram realizados com excitações harmônicas em frequências entre 15,25 Hz e 35,55 Hz, com cargas de tração variando de 22,5% a 30% da carga de ruptura (UTS). Os testes de fadiga incluíram 10 milhões de ciclos de vibração, e a dissipação de energia foi medida utilizando o método da potência com dados de acelerômetros. Os resultados indicaram que a dissipação de energia aumentou com a frequência, passando de 0,0068 W/m em 15,25 Hz para 0,015 W/m em 35,55 Hz, representando um aumento de 120%. Amplitudes maiores, como 1 mm, resultaram em dissipação aproximadamente 25% superior em comparação a 0,7 mm. Cargas de tração mais altas, como 30% da UTS, reduziram a dissipação de energia em 15% em relação a 22,5%, devido ao aumento da rigidez do cabo. Os amortecedores Stockbridge apresentaram uma redução de eficiência de 12,07% após fadiga, particularmente na faixa de 80 Hz a 100 Hz. No entanto, mostraram maior eficiência na faixa de 81 Hz a 90 Hz, com dissipação até 30% superior em relação a outras frequências. |
Abstract: | The dynamic behavior and energy dissipation of CAL 1120 | 838 MCM aluminum conductors, along with the efficiency of Stockbridge dampers under different load and fatigue conditions, were investigated in this study. The research aimed to quantify the energy dissipation of conductors under varying vibration frequencies, amplitudes, and tensile loads, as well as to evaluate damper performance degradation after fatigue cycles. Experiments were conducted using harmonic excitations at frequencies ranging from 15,25 Hz to 35,55 Hz and tensile loads between 22,5% and 30% of the conductor's ultimate tensile strength (UTS). Fatigue tests involved 10 million vibration cycles, and energy dissipation was measured using the power method with accelerometer data. The results showed that energy dissipation increased with frequency, from 0.0068 W/m at 15,25 Hz to 0,015 W/m at 35,55 Hz, representing a 120% increase. Larger amplitudes, such as 1 mm, resulted in approximately 25% higher dissipation compared to 0,7 mm. Higher tensile loads, such as 30% UTS, reduced energy dissipation by 15% compared to 22,5% UTS due to increased conductor stiffness. After 10 million fatigue cycles, dampers exhibited a 10% reduction in efficiency, particularly in the 80 Hz to 100 Hz range. However, they performed most efficiently in the 81 Hz to 90 Hz range, with energy dissipation up to 30% higher than at other frequencies. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências de Materiais, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências de Materiais |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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