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Título: Desenvolvimento de competências para saúde digital em uropediatria : estudo multi método com estudantes de enfermagem
Outros títulos: Development of skills for digital health in pediatric urology : multimethod study with nursing students
Desarrollo de competencias para la salud digital en uropediatría : estudio multimétodo con estudiantes de enfermería
Autor(es): Paiva, Gabriella Silvestre
Orientador(es): Martins, Gisele
Assunto: Educação em saúde
Estudantes de Enfermagem
Tecnologias digitais
Uropediatria
Data de publicação: 28-Abr-2025
Referência: PAIVA, Gabriella Silvestre. Desenvolvimento de competências para saúde digital em uropediatria: estudo multi método com estudantes de enfermagem. 2024. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Introdução: O avanço da internet e das tecnologias digitais ampliou a demanda por enfermeiros capacitados em saúde digital, especialmente no cuidado pediátrico. O uso de mídias sociais e tecnologias digitais destaca a necessidade de formação específica na área. Objetivos: Mapear evidências sobre abordagens de saúde digital para estudantes de enfermagem no contexto pediátrico e analisar as experiências de aprendizagem de egressos de um projeto de extensão na área de saúde digital, focado na atenção à saúde urológica infantil. Método: Pesquisa multi método, composta de estudo de revisão de escopo mapeando as atuais evidências sobre as abordagens de ensino voltados à saúde digital para estudantes de enfermagem no contexto pediátrico, e estudo de caso com abordagem qualitativa, realizada com extensionistas egressos do Projeto de Prática Avançada de Enfermagem. As buscas da revisão de escopo foram realizadas em abril de 2024, por estratégia PCC. A coleta de dados qualitativa foi subdividida em 2 momentos. Momento 1: Análise documental de questionários eletrônicos preenchidos anteriormente pelos extensionistas do projeto. Momento 2: Entrevista aberta em profundidade com fotoelicitação. Resultados: A revisão de escopo selecionou 16 estudos, destacando telessaúde simulada e cursos online e híbridos como as abordagens mais usadas. O momento 1 do estudo qualitativo envolveu 36 estudantes, os quais demonstraram engajamento significativo e desenvolvimento de habilidades em saúde digital. O momento 2, envolveu a entrevista de 15 extensionistas, evidenciando o impacto positivo do Design Thinking na criação de conteúdos educativos. Discussão: O uso de tecnologias digitais é eficaz no cuidado à saúde pediátrica, incluindo urologia, e no aprendizado remoto. A integração de mídias digitais e Design Thinking é viável e essencial para a formação de enfermeiros preparados para ambientes em transformação. Conclusão: Abordagens como telessaúde simulada, cursos online e realidade virtual são fundamentais para desenvolver competências em saúde pediátrica digital. A combinação de enfermagem de prática avançada e Design Thinking prepara enfermeiros para atuar na saúde digital e urologia pediátrica, promovendo uma abordagem inovadora e centrada no paciente.
Abstract: Introduction: The advancement of the internet and digital technologies has increased the demand for nurses skilled in digital health, particularly in pediatric care. The use of social media and digital technologies highlights the need for specific training in this field. Objectives: To map evidence on digital health approaches for nursing students in the pediatric context and analyze the learning experiences of students from an extension project focused on digital health in pediatric urological care. Methods: A multi-method study comprising a scoping review mapping current evidence on teaching approaches in digital health for nursing students in the pediatric context and a qualitative case study with students of the Advanced Nursing Practice Project. The scoping review searches were conducted in April 2024 using the PCC strategy. Qualitative data collection was divided into two stages: Stage 1: Document analysis of electronic questionnaires previously completed by the project participants. Stage 2: In-depth open interviews using photo-elicitation. Results: The scoping review selected 16 studies, highlighting simulated telehealth and online and hybrid courses as the most used approaches. Qualitative study stage 1 involved 36 students, who showed significant engagement and skill development in digital health. Stage 2 involved interviews with 15 students, demonstrating the positive impact of Design Thinking on the creation of educational content. Discussion: Digital technologies are effective in pediatric health care, including in urology, and in remote learning. The integration of digital media and Design Thinking is viable and essential for preparing nurses for transforming environments. Conclusion: Approaches such as simulated telehealth, online courses, and virtual reality are essential for developing competencies in pediatric digital health. Combining advanced nursing practice with Design Thinking prepares nurses to work in digital health and pediatric urology, promoting an innovative and patient-centered approach.
Resumen: Introducción: El avance de internet y las tecnologías digitales ha aumentado la demanda de enfermeros capacitados en salud digital, especialmente en el cuidado pediátrico. El uso de redes sociales y tecnologías digitales resalta la necesidad de una formación específica en esta área. Objetivos: Mapear evidencias sobre enfoques de salud digital para estudiantes de enfermería en el contexto pediátrico y analizar las experiencias de aprendizaje de egresados de un proyecto de extensión enfocado en salud digital en la atención urológica infantil. Método: Estudio multimétodo compuesto por una revisión de alcance que mapea las evidencias actuales sobre enfoques de enseñanza en salud digital para estudiantes de enfermería en el contexto pediátrico y un estudio de caso cualitativo realizado con egresados del Proyecto de Práctica Avanzada de Enfermería. Las búsquedas de la revisión de alcance se realizaron en abril de 2024 utilizando la estrategia PCC. La recopilación de datos cualitativos se dividió en dos momentos: Momento 1: Análisis documental de cuestionarios electrónicos completados previamente por los participantes del proyecto. Momento 2: Entrevistas abiertas en profundidad con foto-elicitación. Resultados: La revisión de alcance seleccionó 16 estudios, destacando la telemedicina simulada y los cursos on-line e híbridos como las estrategias más utilizadas. El Momento 1 del estudio cualitativo involucró a 36 estudiantes, quienes mostraron un compromiso significativo y el desarrollo de habilidades en salud digital. El Momento 2 consistió en entrevistas a 15 egresados, evidenciando el impacto positivo del Design Thinking en la creación de contenidos educativos. Discusión: Las tecnologías digitales son eficaces en el cuidado pediátrico, incluida la urología, y en el aprendizaje remoto. La integración de medios digitales y Design Thinking es viable y esencial para la formación de enfermeros preparados para entornos en transformación. Conclusión: Enfoques como la telemedicina simulada, los cursos on-line y la realidad virtual son fundamentales para desarrollar competencias en salud digital pediátrica. La combinación de práctica avanzada de enfermería y Design Thinking prepara a los enfermeros para trabajar en salud digital y urología pediátrica, promoviendo un enfoque innovador y centrado en el paciente.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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