Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Rennó Junior, Lucio Remuzat | - |
dc.contributor.author | Souza, Raphael Ramos Monteiro de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T13:50:55Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28T13:50:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Raphael Ramos Monteiro de. Novo ambiente informacional e campanhas digitais na democracia polarizada: redes, enquadramentos e estratégias. 2024. 210 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52099 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | As implicações do novo ecossistema informacional sobre a comunicação e o
comportamento político-eleitoral, a partir da expansão das mídias sociais, vêm se
consolidando como destaque em uma agenda de pesquisa interdisciplinar nas
democracias contemporâneas. Nessa perspectiva, a tese busca contribuir para a
sistematização e análise de diferentes dimensões relacionadas à utilização de uma
das ferramentas digitais na disputa eleitoral pelos principais candidatos (supplyside), ao longo das campanhas presidenciais brasileiras de 2018 e de 2022 - ciclo
marcado por diversas peculiaridades institucionais, políticas e jurídicas. Para tanto,
o estudo observacional articula a discussão na interseção entre abordagens teóricas
que tratam da emergência de novas mídias, da identidade social, da polarização e
da propaganda no contexto de relações entre política e tecnologia. Especificamente,
de forma longitudinal, investiga que papeis foram cumpridos diretamente pelos
postulantes na plataforma Twitter/X - como meio aberto, identificado e oficial de
divulgação – durante a campanha, à luz das estratégias, dos enquadramentos e das
redes de interação mobilizadas. Em sua dimensão empírica, a pesquisa conjuga
abordagens qualitativa e quantitativa, utilizando técnicas de análise de conteúdo e
de análise de redes sociais, ao lado da condução de testes estatísticos. Avalia, ainda,
os impactos da natureza das postagens como variável independente sobre a reação
dos respectivos eleitores, na forma das categorias e hipóteses formuladas,
considerando a centralidade da lógica da propaganda contenciosa – própria do
confronto maniqueísta intergrupos no ambiente digital – bem como os reflexos da
polarização em suas dimensões afetiva e ideológica. Após salientar as nuances da
dinâmica da denominada quarta era campanhas eleitorais e os resultados
correspondentes ao caso, pondera acerca dos padrões e distinções em cada
espectro, em vista de fatores políticos, como a alternância desafiante-incumbente,
tecnológicos e regulatórios. Ainda que a tese destaque a prevalência de
engajamento em ataques de fundo pessoal-emotivo sobre os de gestão-cognitivo,
reforçam-se aspectos benéficos da propaganda negativa, em termos de ampliação
das oportunidades para accountability e do arco de informações disponíveis para o
eleitor. Do ponto de vista relacional, vertente tida pela literatura como subexplorada
pelos candidatos, a tese avança no mapeamento dos atores e segmentos
mobilizados em mensagens dialógicas, revelando, em geral, variações nas
dinâmicas de interações centradas em perfis de grande influência político-social,
inclusive estrangeiros; porém, remanescendo déficit na aproximação com cidadãos
comuns, com espaço de potencial participativo-colaborativo. Assim como ocorreu
com o desenvolvimento técnico que levou ao advento dos meios de informação de
massa do Século XX, o trabalho anota que se está diante de uma poderosa arena
de comunicação e combate político, para a qual progressivamente o debate
democrático e a disputa por visibilidade e atenção vão se deslocando - por
consequência, abrindo espaço para novas reflexões e pesquisas como a presente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Novo ambiente informacional e campanhas digitais na democracia polarizada : redes, enquadramentos e estratégias | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Campanha eleitoral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento político | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídias sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Polarização política | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The impact of the new informational ecosystem on political communication and
behaviour, particularly through the influence of social media, has become an
interdisciplinary research agenda within contemporary democracies. This study
aims to contribute to this field by understanding and analysing dimensions
concerning the use of digital tools by leading candidates (supply-side) during the
2018 and 2021 Brazilian presidential campaigns. These electoral cycles included
specific institutional, political, and legal features. Through an observational
approach, this research draws from the interplay of theoretical frameworks
addressing the emergence of new media, social identity dynamics, polarization and
propaganda strategies within the politics and technology debate. Specifically, the
longitudinal study examines the functions played directly by such candidates on
Twitter/X - as an open and official broadcast channel - throughout their campaigns.
This analysis scrutinizes the strategies employed, the thematic framing techniques
utilized, and the interaction networks mobilized by candidates. The research
employs a mixed approach of qualitative and quantitative methodologies, integrating
content analysis and social network analysis techniques alongside statistical tests.
It assesses how the type of posts influences voter reactions, considering formulated
hypotheses and categories. Central to this investigation is the pervasive nature of
“contentious propaganda”, which manifests as part of Manichean intergroup conflict
in the digital arena, as well as the dimensions of polarization, affective and
ideological. The study underscores the dynamics of the so-called "Fourth Era" of
electoral campaigning and presents findings specific to the Brazilian context. It
discerns patterns and distinctions across political spectrums, including challengerincumbent dynamics, technological advancements and regulatory frameworks.
Despite the prevalence of emotionally charged personal attacks over managerialcognitive discourse, in terms of engagement, the research highlights the beneficial
aspects of negative campaigning, particularly in enhancing accountability and
broadening the information landscape available to voters. From a relational
perspective, an underexplored area according to previous studies, the thesis
advances understanding by mapping out the actors and segments engaged in
dialogic exchanges. It reveals variations in interaction dynamics, often centred
around profiles of significant political and social influence, including foreign players.
However, it identifies a gap in engagement with ordinary citizens, suggesting a still
untapped potential for participation and collaboration. Drawing parallels to historical
developments in mass media, the research emphasizes the transformative role of
such a contemporary digital arena in shaping political communication and
competition. This evolution prompts critical reflections and calls for further research
to deepen understanding of these dynamics in other democratic contexts. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciência Política (IPOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|