Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Silva, Cayo Vinícius Honorato da | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Marcos Vinícius Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T12:23:02Z | - |
dc.date.available | 2025-04-16T12:23:02Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-20 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Marcos Vinícius Silva. Um olhar para as paredes: a cultura das exposições de arte escolar nas itinerâncias entre o Distrito Federal e o Noroeste Mineiro. 2024. 286 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52053 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa esteve inserida no campo da Educação em Artes Visuais, compreendendo
as exposições de arte escolar como objeto de estudo. Em vista de uma perspectiva
exploratória, junto à etnografia e à pesquisa-ação, buscou-se investigar duas realidades de
ensino em períodos dos anos de 2023 e 2024. Desse modo, ao considerar as especificidades
dos anos iniciais do Ensino Fundamental I de uma escola pública do Distrito Federal e
também de uma escola privada do município de Unaí, no Noroeste Mineiro, objetivou-se
perseguir o rastro das exposições escolares, de modo a identificar e investigar suas formas de
organização no interior da cultura da escola. Nessa perspectiva, as exposições de arte escolar
foram estudadas ao observar conceitos que permeiam a Arte Infantil, mobilizando os aspectos
históricos da produção artística da criança em vista da sua relação com o ambiente escolar. No
fluxo desses apontamentos, considerou-se a compreensão dessas práticas e narrativas a partir
do conceito de Pedagogias Culturais, buscando apontar possibilidades e diálogos junto ao
pensamento criativo e crítico freireano. Semelhantemente, enquanto meio pedagógico, a
prática de apresentação dos trabalhos escolares foi tensionada numa relação com as
Exposições Universais do século XIX as quais incidem sobre as ações educativas e nos
métodos do trabalho docente. Assim, ao olhar para o reflexo das mudanças sociais e
industriais na sociedade brasileira, principalmente a partir das primeiras décadas do século
XX, pôde-se compreender o modo como o trabalho artístico desenvolvido por crianças foi
sendo concebido. Sob a luz de uma política de afirmação das artes e, na preocupação em
fortalecer a identidade nacional, verificou-se que a organização dessas exposições foram uma
importante estratégia didática, transitando ora pelas evidências das inovações dos métodos do
ensino no desenho, ora pela livre expressão do pensamento modernista e ora pela mobilização
de uma nova organização para a educação em arte. Ao olhar para a escola do século XXI, a
pergunta de pesquisa se firmou diante dos modos de desenvolvimento e organização dessas
mostras e como elas fortalecem (ou não) a autoria dos/as estudantes e de suas respectivas
comunidades. Os dados produzidos pela pesquisa de campo apontaram para processos
significativos de aprendizagem no âmbito das culturas locais, as quais se relacionaram com o
desenvolvimento das práticas expositivas. Buscou-se, por conseguinte, apontar reflexões para
uma nova leitura das mostras de arte escolar inseridas especificamente nas dependências da
escola, no sentido de considerar o protagonismo da criança na cena social, pedagógica e
artística contemporânea. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um olhar para as paredes : a cultura das exposições de arte escolar nas itinerâncias entre o Distrito Federal e o Noroeste Mineiro | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unaí (MG) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia cultural | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research was part of the field of Visual Arts Education, understanding school art
exhibitions as the object of study. In view of an exploratory perspective, together with
ethnography and action research, we sought to investigate two Brazilian teaching realities in
periods of the years 2023 and 2024. Thus, when considering the specificities of the initial
years of Elementary School I of a public school in Brasília and also of a private school in the
municipality of Unaí, in the Northwest of Minas Gerais, the objective was to follow the trail
of school exhibitions, in order to identify and investigate their forms of organization within
the school culture. From this perspective, school art exhibitions were studied by observing
concepts that permeate Children's Art, mobilizing the historical aspects of children's artistic
production in view of their relationship with the school environment. In the flow of these
notes, the understanding of these practices and narratives was considered from the concept of
Cultural Pedagogies, seeking to point out possibilities and dialogues with Paulo Freire's
creative and critical thinking. Similarly, as a pedagogical tool, the practice of presenting
school work was subject to tension in relation to the Universal Exhibitions of the 19th
century, which influenced educational activities and teaching methods. Thus, by looking at the
reflection of social and industrial changes in Brazilian society, especially from the first
decades of the 20th century onwards, it was possible to understand how the artistic work
developed by children was conceived. In the light of a policy of affirmation of the arts and in
the concern to strengthen national identity, it was found that the organization of these
exhibitions was an important didactic strategy, sometimes moving through evidence of
innovations in teaching methods in drawing, sometimes through the free expression of
modernist thought and sometimes through the mobilization of a new organization for art
education. When looking at the school of the 21st century, the research question was
established in relation to the ways in which these exhibitions were developed and organized
and how they strengthen (or not) the authorship of students and their respective communities.
The data produced by the field research pointed to significant learning processes within the
scope of local cultures, which were related to the development of exhibition practices.
Therefore, we sought to point out reflections for a new reading of school art exhibitions
specifically inserted in the school premises, in the sense of considering the protagonism of
children in the social, pedagogical and contemporary artistic scene. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación se enmarca en el campo de la Educación en Artes Visuales, teniendo como
objeto de estudio las exposiciones de arte escolar. Desde una perspectiva exploratoria, junto
con la etnografía y la investigación-acción, buscamos investigar dos realidades brasileñas de
enseñanza en los años 2023 y 2024. Así, al considerar las especificidades de los años iniciales
de la Enseñanza Fundamental I de una escuela pública de Brasília y también de una escuela
privada del municipio de Unaí, en el Noroeste de Minas Gerais, el objetivo fue seguir el rastro
de las exposiciones escolares, con el fin de identificar e investigar sus formas de organización
dentro de la cultura escolar. Desde esta perspectiva, se estudiaron las exposiciones de arte
escolar observando conceptos que permean el Arte Infantil, movilizando los aspectos
históricos de la producción artística infantil en vista de su relación con el entorno escolar. En
el flujo de estas notas se consideró la comprensión de estas prácticas y narrativas a partir del
concepto de Pedagogías Culturales, buscando señalar posibilidades y diálogos junto al
pensamiento creativo y crítico de Paulo Freire. De igual modo, como medio pedagógico, la
práctica de presentar trabajos escolares se vio forzada a raíz de las Exposiciones Universales
del siglo XIX, lo que afectó las acciones educativas y los métodos de enseñanza. Así, al
observar el reflejo de los cambios sociales e industriales en la sociedad brasileña,
especialmente a partir de las primeras décadas del siglo XX, fue posible comprender cómo se
concebía el trabajo artístico desarrollado por los niños. A la luz de una política de afirmación
de las artes y, en la preocupación por fortalecer la identidad nacional, se encontró que la
organización de estas exposiciones era una estrategia didáctica importante, pasando ora por la
evidencia de innovaciones en los métodos de enseñanza del dibujo, ora por la libre expresión
del pensamiento modernista y ora por la movilización de una nueva organización para la
educación artística. Al mirar la escuela del siglo XXI, la pregunta de investigación se
estableció a la luz de las formas en que se desarrollan y organizan estas exposiciones y cómo
fortalecen (o no) la autoría de los estudiantes y sus respectivas comunidades. Los datos
producidos por la investigación de campo apuntaron a procesos de aprendizaje significativos
dentro de las culturas locales, relacionados con el desarrollo de prácticas expositivas. Por ello,
buscamos señalar reflexiones para una nueva lectura de las exposiciones de arte escolar
insertas específicamente en espacios escolares, a fin de considerar el protagonismo de los
niños en la escena social, pedagógica y artística contemporánea. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|