Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Lima, Tiago Jesse Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Conceição, Andreza Conrado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-13T19:24:25Z | - |
dc.date.available | 2025-03-13T19:24:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, Andreza Conrado. O Papel da Ameaça nos Efeitos do Autoritarismo de Direita e da Orientação à Dominância Social no Apoio à Educação Sexual Inclusiva. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51865 | - |
dc.description.abstract | Uma forma efetiva de combater o preconceito sexual é uma educação sexual
inclusiva, que debata questões de diversidade. Porém, este tipo de medida sofre rejeição por
parte da população brasileira e de movimentos políticos de direita. O presente trabalho teve
como objetivo geral investigar os efeitos do autoritarismo de direita e da orientação à
dominância social no apoio à educação sexual inclusiva. Além disso, testou o papel da
percepção de ameaça frente a homossexuais nestes efeitos. Para alcançar esse objetivo, foram
construídos dois artigos. O Artigo 1 (N = 306), considerando a inexistência de uma escala de
percepção de ameaça frente a homossexuais validada no Brasil, objetivou adaptar e obter
evidências de validade e precisão da Escala de Percepção de Ameaça Frente a Homossexuais.
Os resultados indicam que a medida apresenta boas evidências de validade baseada na
estrutura interna, convergente, discriminante, e de critério, além de bons índices de
confiabilidade. No Artigo 2, foram realizados dois estudos para testar empiricamente o
objetivo dessa dissertação. No Estudo 1 (N = 308), o autoritarismo de direita predisse o apoio
à educação sexual inclusiva, com a mediação da percepção de ameaça simbólica e realista,
enquanto apenas a ameaça realista mediou o efeito da orientação à dominância social nesse
apoio. No Estudo 2 (N = 491), foi manipulada a percepção de uma maior inclusão social de
pessoas LGBTQIA+ na sociedade brasileira. Pessoas com maior autoritarismo de direita e
orientação à dominância social se sentiram mais ameaçadas independentemente de a inclusão
estar sendo reforçada ou não, e essa ameaça, por sua vez, predisse um menor apoio à
educação sexual inclusiva. Assim, o trabalho apresenta uma escala que poderá ser utilizada
em estudos futuros investigando o papel da percepção de ameaça no preconceito sexual no
Brasil, e aponta como intervenções buscando promover medidas de inclusão para minorias
sexuais precisam levar em consideração o papel da ameaça e das atitudes ideológicas dos
indivíduos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O papel da ameaça nos efeitos do autoritarismo de direita e da orientação à dominância social no apoio à educação sexual inclusiva | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoritarismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direita (Ciência política) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação sexual inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação à dominância social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Percepção de ameaça | pt_BR |
dc.subject.keyword | Preconceito sexual | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | An effective way to combat sexual prejudice is an inclusive sex education, which
discusses issues of diversity. However, this type of measure is rejected by part of the
Brazilian population and right-wing political movements. The main objective of this work
was to investigate the effects of right-wing authoritarianism and social dominance orientation
on support for inclusive sex education. Furthermore, it tested the role of perceived threat
towards homosexuals in these effects. To achieve this goal, two articles were constructed.
Article 1 (N = 306), considering the lack of a scale of perceived threat towards homosexuals
validated in Brazil, aimed to adapt and obtain evidence of validity and accuracy of the Scale
of Perceived Threat Towards Homosexuals. The results indicate that the measure presents
good evidence of internal structure based, convergent, discriminant, and criterion validity, in
addition to good reliability indices. In Article 2, two studies were carried out to empirically
test the objective of this dissertation. In Study 1 (N = 308), right-wing authoritarianism
predicted support for inclusive sex education, as mediated by perceived symbolic and
realistic threat, while only realistic threat mediated the effect of social dominance orientation
on this support. In Study 2 (N = 491), the perception of greater social inclusion of
LGBTQIA+ people in Brazilian society was manipulated. People with greater right-wing
authoritarianism and social dominance orientation felt more threatened regardless of whether
inclusion was being reinforced or not, and this threat in turn predicted lower support for
inclusive sex education. Thus, the work presents a scale that could be used in future studies
investigating the role of perceived threat in sexual prejudice in Brazil, and points out how
interventions seeking to promote inclusion measures for sexual minorities need to take into
account the role of threat and individuals’ ideological attitudes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|