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dc.contributor.authorLayrargues, Philippe Pomier-
dc.contributor.authorSato, Michèle-
dc.date.accessioned2024-11-07T12:12:41Z-
dc.date.available2024-11-07T12:12:41Z-
dc.date.issued2024-11-05-
dc.identifier.citationLAYRARGUES, Philippe Pomier; SATO, Michèle. Se o mundo vai acabar, por que deveríamos reagir?: a agenda da educação ambiental no limiar do colapso ambiental. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. E-book (143 p.). (Série Ensino de Graduação). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/600. Acesso em: 07 nov. 2024.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5846-263-7-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50784-
dc.description.abstractPartimos da premissa de que o próprio vocabulário colapsista em si também é uma evidência de que o tempo presente já se defronta com o limiar inicial do soçobramento das estruturas biosféricas de sustentação da vida no planeta. Data deste século a popularização de novos termos no vocabulário ambientalista: Antropoceno, Sexta Extinção em Massa, Ecocídio, Estado de Emergência Climática, Limiares Planetários, Ponto de Não-Retorno, Eco-Ansiedade, Solastalgia, Desobediência Civil e Princípio da Precaução, por exemplo. Neste sentido, um primeiro propósito da pesquisa foi o de explorar cada um dos novos termos colapsistas, para montar um quadro conceitual que dê conta da complexidade do que seja o Colapso Ambiental. Um segundo propósito foi de buscar caracterizar um perfil do ‘sujeito colapsista’, sob quais formas aparecem não só as narrativas, mas também os personagens e suas práticas sociais que – como os Profetas do Apocalipse – avisavam que a civilização moderna criaria a sua própria ruína ao submeter a natureza a tal exploração. A partir de Pablo Servigne, em diálogo com as ferramentas conceituais de Foucault e a Análise Crítica de Discurso de Fairclough, recorremos ao Princípio Responsabilidade de Jonas na Sociedade de Risco de Beck como um enquadramento conceitual para situar os fundamentos colapsistas e a ação do Ambientalismo Radical, na compreensão da perda de controle da modernidade tardia sob seus próprios (d)efeitos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditora Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSe o mundo vai acabar, por que deveríamos reagir? : a agenda da educação ambiental no limiar do colapso ambientalpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.subject.keywordEcologia políticapt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7684-7334pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.unidadeEditora Universidade de Brasília (EDU)-
Collection(s) :Livros e afins

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