| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Bôas, Rafael Litvin Villas | - | 
| dc.contributor.author | Deeter, Julie Anna Wetzel | - | 
| dc.date.accessioned | 2024-07-17T22:19:06Z | - | 
| dc.date.available | 2024-07-17T22:19:06Z | - | 
| dc.date.issued | 2024-07-17 | - | 
| dc.date.submitted | 2023 | - | 
| dc.identifier.citation | DEETER, Julie Anna Wetzel. Cia Burlesca na marcha da História: teatro político, questão territorial e perspectiva feminista em “Bendita Dica”, “O Longe” e “A Legítima História Verdadeira". 2023. 291 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/48994 | - | 
| dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | O percurso do grupo teatral Cia Burlesca do Distrito Federal é matéria de pesquisa 
deste trabalho, com recorte analítico que compreende três obras elaboradas 
coletivamente pelos integrantes do coletivo – “Bendita Dica”, “O Longe” e “A 
Legítima História Verdadeira” – que debatem a questão territorial em perspectiva do 
feminismo popular. O corpus da pesquisa abarca momentos do teatro político no 
Brasil em diálogo com as lutas sociais, partindo da década de 1950 e o movimento 
do teatro de grupo de São Paulo, tendo em vista que os diretores dos espetáculos 
da Cia Burlesca fizeram parte das experiências que surgem na década de 1990 com 
o movimento “Arte contra a barbárie”, de resistência do segmento artístico e teatral 
ao desmonte promovido pelo neoliberalismo. O panorama histórico e sociocultural 
da cidade de Brasília e do Distrito Federal é investigado para contribuir com a 
análise da atuação do grupo, que inicia em 2008. Desta forma, o trabalho da Cia 
Burlesca dá continuidade ao legado histórico do teatro político devido ao seu modo 
de produção, pelos temas que abordam em suas obras e pelos territórios de 
movimentos e organizações sociais que atuam. As fotografias constituem, na 
pesquisa, dimensão narrativa iconográfica que possibilitam sínteses imagéticas dos 
temas em disputa. As obras analisadas denunciam a estrutura fundiária desigual e 
apontam perspectivas de relações mais humanizadas e de organização popular a 
partir de lideranças feministas. O trabalho teatral do coletivo contribui para 
popularizar temas que estruturam a sociedade e se coloca na disputa pelo projeto 
político popular da classe trabalhadora de uma sociedade mais justa, igualitária e 
digna. | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.title | Cia Burlesca na marcha da História : teatro político, questão territorial e perspectiva feminista em “Bendita Dica”, “O Longe” e “A Legítima História Verdadeira” | pt_BR | 
| dc.type | Dissertação | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Teatro Político | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Feminismo | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Luta social | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | The journey of the Cia Burlesca do Distrito Federal theater group is the subject of 
research in this work, with an analytical focus comprising three works collectively 
produced by the members of the collective – “Bendita Dica”, “O Longe” and “A 
Legítima História Verdadeira” – which discuss the territorial issue from the 
perspective of popular feminism. The research corpus encompasses moments of 
political theater in Brazil in dialogue with social struggles, starting from the 1950s and 
the group theater movement in São Paulo, considering that the directors of Cia 
Burlesca shows were part of the experiences that emerged in the 1990s with the 
movement “Arte contra a barbarie”, of resistance of the artistic and theatrical 
segment to the dismantling promoted by neoliberalism. The historical and 
sociocultural panorama of the city of Brasília and the Federal District is investigated 
to contribute to the analysis of the group's performance, which began in 2008. In this 
way, Cia Burlesca's work continues the historical legacy of political theater due to its 
mode of production, the themes they address in their works and the territories of 
social movements and organizations that operate. Photographs constitute, in the 
research, an iconographic narrative dimension that enable image syntheses of the 
themes in dispute. The analyzed works denounce the unequal land structure and 
point out perspectives of more humanized relations and popular organization from 
feminist leaders. The collective's theatrical work contributes to popularizing themes 
that structure society and places itself in the dispute for the popular political project of 
the working class for a more just, egalitarian and dignified society. | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |